Meu 1° planador...por favor ajuda

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Lightning
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Mai 12, 2004 5:41 pm
Localização: Brusque- Santa Catarina

Meu 1° planador...por favor ajuda

Mensagem por Lightning »

Olá

Estou construindo um planador de 2m seguindo o modelo daquele site tanto mencionado aqui no forum. Disse que estou seguindo pq não estou fazendo extamente igual ao do site.
Bem...como eu não tinha exatamente os mesmos materiais mencionados (o bloco de isopor, rádio e servos) tive que usar materiais alternativos :lol: .

A fuselagem eu construi utilizando folhas de isopor comum (aquelas que tem em papelarias), eu as cortei no perfil e depois as colei usando cola de isopor; pelo fato de eu ja estar montando a fuselagem em partes (3 folhas no caso) entre elas eu fiz sulcos por onde um canudinho conduz os arames do servos até as partes móveis, ficando dessa escondidos por dentro da fuselagem.

A asa foi feita tb usando o isopor comum. Cortei ela usando um cortador de isopor, porém pelo fato de que a folha de isopor mais grossa que eu achei tinha 20mm a asa acabou ficando mais fina, fugindo um pouco do perfil Clark Y. Depois passei fita adesiva deixando o mais esticado possível.

Aí é que vem o problema: fui cai na besteira de colocar a asa no planador para fazer um teste de campo. O planador pegou um vento de lado e caiu quase quebrando a asa. Mas porém quando cheguei perto vi que haviam surgido "rugas" sobre a asa. Essas "rugas" irão atrapalhar muito o voo :?:

Tirei umas fotos mas é praticamente impossível numa câmera4.1 enxerga-las. Mesmo assim coloquei algumas fotos pra vcs me orientarem se eu estou no caminho certo :wink:

Pequeno detalhe: eu estou usando rádio de carrinho. Eu sei que existem muitos que não são a favor do uso deles, mas enquanto eu não aranjo nehnum rádio de aeromodelo, vai esse so pra quebra o galho mesmo.
Lightning
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Mai 12, 2004 5:41 pm
Localização: Brusque- Santa Catarina

Mensagem por Lightning »

Parte de trás
Anexos
Imagem 18 Resized.jpg
Imagem 18 Resized.jpg (34.99 KiB) Exibido 6124 vezes
Lightning
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Mai 12, 2004 5:41 pm
Localização: Brusque- Santa Catarina

Mensagem por Lightning »

Asas....elas estão trocadas
As cores são mera coincidencia, eu não sou gremista
O corte é para colocar as longarinas
Anexos
Imagem ASA3 Resized.jpg
Imagem ASA3 Resized.jpg (34.67 KiB) Exibido 6123 vezes
Lightning
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Mai 12, 2004 5:41 pm
Localização: Brusque- Santa Catarina

Mensagem por Lightning »

servo...o mesmo do carrinho só com motor alterado
Anexos
Imagem SERVO2 Resized.jpg
Imagem SERVO2 Resized.jpg (33.28 KiB) Exibido 6122 vezes
Lightning
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Mai 12, 2004 5:41 pm
Localização: Brusque- Santa Catarina

Mensagem por Lightning »

fuselagem
Anexos
Imagem FUSELAGEM Resized.jpg
Imagem FUSELAGEM Resized.jpg (31.49 KiB) Exibido 6122 vezes
Lightning
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Mai 12, 2004 5:41 pm
Localização: Brusque- Santa Catarina

Mensagem por Lightning »

mais uma......
Anexos
Imagem NOOSE Resized2.JPG
Imagem NOOSE Resized2.JPG (31.1 KiB) Exibido 6122 vezes
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

è isso ai! a idéia é essa mesmo, criar sempre e utilizar o material disponível.

só tenha em mente que:

- O peso é a principal chave pro planador voar bem, por isso escolha bem qual material usar pra não ficar com um chumbo voador no final.

- Esse isopor é mole (defeito) mais é + flexivel e + leve que os P2 ou P3(qualidade) ;

- O perfil mais fino só vai te dar mais velocidade e menos sustentação;

- As rugas na fita vc tira com soprador de ar quente (heatgun) passando "de leve", pra esticar a fita e cuidado pra não abrir um furo no isopor;

- Acho uma boa utilizar nesse planador a fita filamentosa nos lugares de maior esforço, como bordos de ataques ( todos) e bastante no nariz do modelo, para proteje-lo das batidas e pousos;



Bons voos,
Abs,
EY
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

uma boa dica ..



passe bastante fita no modelo .... 2 camadas ..


depois passe em cima do vapor do fogo .. a ums 30cm da boca do fogão ...


isso esticara a fita e deixara o modelo mais firme ... deixo por alguns segundo e tire .. vai vazendo isso até esticar bem ......


ok ...t+
Avatar do usuário
FabioLM
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Sex Ago 19, 2005 10:13 am
Localização: Santo André

Mensagem por FabioLM »

Rapaiz, meu primeiro planadorzão foi idêntico a esse aí (e eu estou no segundo :D )

Era de isopor de papelaria, ClarkY, asa com longarina de cedro

Como você faz para juntar as seções das asas, não seria melhor fazer uma asa rígida? Fica bem mais resistente

Este controle funciona bem, é proporcional? Aquilo ali parece um servo, num é?

Olha, quanto ao perfil, este clarkY não é bom para planador não, ele é muito grosso, dá bastante sustentação, mas muito arrasto, então ele não penetra bem, e voa lento, o que não é muito bom para um planador pois sofre com qualquer ventinho.

Se ficou um pouco mais fino é até melhor.

DEpois eu refiz este planador com as mesmas medidas, mas agora é em P3 e o perfil é um MH42, sinceramente melhorou absurdos, voa mais rápido, tem maior taxa de planeio e encara muito melhor os ventos.

Faz assim, pegue o jeito com esta asa, daí quando você já souber pousar, refaça ela rígida e com um perfil S4083 ou o meu MH42, você vai notar a diferença!!!

E faça o que o johnny falou, entele bem a asa porque dá uma bela dua reforçada

Quando eu meti o meu 1o planador no chão a asa ficou como uma sanfona, mas não quebrou, mas sem querer te desanimar, ela nunca foi mais a mesma, daí eu refiz ela, mas use esta aí por enquanto.....

Dê notícias heim! como você está voando ? eu lanço ele no master-blaster-plus-advanced hi-start de 120m heauhauuahuae fui aumentando e perdi a noção, até cansa esticar ele......
Frequência: 72.330
Zagolina | P-51 PSS | JW para o DS 8)
Lightning
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Mai 12, 2004 5:41 pm
Localização: Brusque- Santa Catarina

Mensagem por Lightning »

olha eu ainda não to voando com ele pq falta coloca a empenagem...mas como to de férias basta algumas horas e uma tarde de vento que eu posso faze o voo inaugural (se ele voa mesmo.... :roll: )

quanto ao rádio, como disse é de carrinho (não pe de ferrari), logo acho que é impossível ser proporcional. Ele tem alcance de uns 60m fato que eu tenho que reparar pois acho que não é alcance suficiente para um planador. Logo, estou aberto a sugestões caso alguém saiba o que posso fazer para aumentar o alcance

os servos são do carrinho mesmo. Aquele que vc ve na foto era aquele usado para virar as rodas....só alterei os motores, colocando menores, para que os servos fossem mais lentos

quanto a seção da asa não entendi o q vc quer dizer mas se esta se referindo a união das partes, vou fazer como esta descrito no site

vlw, obrigado pela atenção
Responder