Ajuda sobre construção (peso e cg)

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Pessoal,
Desculpa me meter na conversa de voces, mas diminuir a distancia entre a asa e o conjunto de cauda deixa sim, o modelo arisco.
Porem, nao tem nada a ver com as forças p/ mover os comandos ou p/ mudar a direção do aviao e sim com a estabilidade dele p/ voar reto, principalmente em baixas velocidades.

Voces ja viram uns glows onde a deriva é bem longe do CG, como o Oxalys, por exemplo. Aquilo é p/ dar estabilidade.


Gaia,
faça como o Gustavo disse: esqueça os arames de solda. Eles são um dos maiores, se não o seu principal problema com o CG. Um minimo de peso, colocado na traseira do aviao, é multiplicado pela sua distancia ao CG, na conta dos momentos. EX.: 5g de peso 15cm atras do CG tem o mesmo efeito que 37,5g colocadas 2cm à frente do CG. Entao, qq economia de peso na cauda tem muito mais efeito, pois ela é mais comprida.

Tente manter o peso em torno de no maximo uns 500g p/ uns 20dm2 de asa (1m X 20cm) p/ seu aviao voar manso e nao precisar muito de motor. Outra: Fuja das helices SF p/ o 2822. Se vc medir o consumo delas p/ uma mesma aplicação vai ver que é bem mais alto e vai te dar menos velocidade. Muitas vezes ela é mais importante que o empuxo. Eu tenho aqui um aero de 1327g com 700g de empuxo e 62g/dm2 de carga alar que nao tem dificuldade nenhuma p/ voar porque sobra pitch speed. Mas isso ja é outra historia. A helice de melhor performance p/ o 2822 é a GWS 8X6HD. SF nele so se for 7X6, como uso no easy-flite AMB (quase 40 minutos de voo com uma 2200mAh)

Meus primeiros aeros eu fiz com isopor de papelaria, bem leve e facil de colar. Depois que fui pegando os macetes e o jeito, parti p/ outros materiais como o depron. Meu melhor aviao ate hj era assim e pesava RTF, 345g.

O Aero boero do meu avatar foi todo feito com cola de contato, exceto as longarinas da asa, presas com cola quente. Pesa 600g RTF, com rodas Du-Bro de 2,5 polegadas e bateria 3S de 2200mAh 25C.
Nas linkagens longas dele, uso vareta de fibra de vidro de 1mm e arame de pesca, tb de 1mm.

Abs e boa sorte.
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Sukyake
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Mensagem por Sukyake »

Coloque esses ailerons para baixo ou neutros.

[img:d9864258cc]http://a.imageshack.us/img651/4344/canon157.jpg[/img:d9864258cc]
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
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Leonardo M.T.
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Re: Ajuda sobre construção (peso e cg)

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:8eb14dc3c3="Gaia"]Olá a todos, antes de mais nada, já li vário tópicos e muita informação, na teoria me pareceu tudo claro, mas na prática....depois de 4 aeromodelos construidos, continuo com os mesmos problemas, gostaria de algumas dicas pois já estou desanimando.Dos 4 aeros que montei falta apenas o vulcan para tentar colocar eletrônica e tentar voar, mas não tentarei antes de conseguir fazer algum outro modelo treinador voar de verdade. Meu primeiro foi um Scout, onde segui a planta aqui do fórum, o segundo foi um modelo que adaptei do rc groups (muita coraem tentar adaptar algo sem ne conseguir o básico, mas a idéia era aprender e tentar fazer algo com outro tipo de construção visando diminuir o peso final) e o terceiro foi um slow stick. Resumindo, todos meus aeros ficaram com peso final bem acima do relatado pelos tópicos, o scout ficou com 640 gramas o extra mesmo peso e o slow stick que eu pensei que conseguiria fazer mais leve....ficu com 740 gramas sem trem de pouso, onde parei a construção simplesmente porque não consigo ajustar o cg. Todos meus modelos foram feitos com um motor emax 2822 com bateria 3S de 1300mah e esc tower pro 25A. Como o Scou foi o primeiro, andei abusando da cola quente, mas no extra eu só usei para fixar a asa na fuselagem e no slow stic tive que usar nas nervuras e reforco de asa. Mesmo com modelos "gordinhos", o que me intriga mais é o CG, pois mesmo seguindo as plantas, todos modelos ficaram com o CG atrasado no terço final da asa, isso com todo peso da eletrônica praticamente no bico do areo. A única forma de ajustar o CG seria adicionando mais peso no bico, mas como os modelos já estão no limite do peso para minha eletrônica isso inviabiliza .Obrigado.[/quote:8eb14dc3c3]


Gaia, é um conselho, e minha opinião ok. Já tens uma boa eletrônica, compre um kit de modelo para iniciante, ugly stick, ou qualquer outro asa alta e monte conforme as instruções do fabricante, aprenda as soluções de construção e [b:8eb14dc3c3]aprenda a voar nele[/b:8eb14dc3c3].
Construir aeromodelos do zero, de uma planta, ou de sua própria imaginação requer algum conhecimento, algumas soluções técnicas.
Da maneira que está fazendo, provavelmente irá desistir logo do hobby, sem nunca ter entrado nele.
[b:8eb14dc3c3]Após montar kits, voar e trimar de maneira correta[/b:8eb14dc3c3] volte a construir a partir de plantas e terá ótimos resultados.
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Boa.
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Gaia
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Plantas

Mensagem por Gaia »

[quote:06c6ba6bce="jefersonalessandro"]Bem vindo ao hobby ,acho que o melhor modo de cometer menos erros e fazer um modelo partir de uma planta plotada,seguindo na risca todos o detalhes da planta,não tem erro,senão tiver chapa de depron,usa bandeja de frios recortada e coladas,aceite como uma critica construtiva ,mas do modo que você fez os seus modelos qualquer um desiste.Vá com calma e paciência que você chega la.

Abraço Jéferson[/quote:06c6ba6bce]
jeferson, obrigado pela dica. Nunca fiz um aero da minha cabeça no que concerne a medidas, todos foram feitos de plantas, inclusive o extra. As adaptações que fiz foram de materiais nos quais construí cada aero. O Scout por exemplo foi da plantinha básica (tópico disponibilizo plantas) todo usando P0 de papelaria. O extra foi cortado com uma planta impressa em A4 e o SS tem as medidas exatas do tópico também. Eu tento adaptar os materiais que uso, com o que está disponível pra mim, que morando no interior fica meio difícil de achar tudo certinho, e mesmo pedindo via net, já to quase quebrando de tanto pagar frete.....rsrsrs. Mas valeu sim, não me arrependo de minhas construções, pois são minha escola, e estou muito feliz com a boa vontade de todos que estão tentando me ajudar de alguma forma aqui no evoo. Vou seguir as dicas de vocês sim, e a princípio já está claro para mim que um dos principais problemas são os arames de linkagem......com certeza já deu pra entender muita coisa de errado que fiz, assim que tiver um tempinho vou retomar as construções com os devidos ajustes.Valeu.
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Gaia
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Mensagem por Gaia »

[quote:3790ff5085="Gustavo Murad"]Gaia,

Vamos fazer o seguinte:

ESQUECE OS ARAMES DE SOLDA!!!

Pronto esqueceu ?

Agora vamos pensar em outras possibilidades, linha de pesca multifilamento (linkagem pull-pull), linha 10 de pipa e outras linhas....

Arama de "encastoar" (vendido em casas de pesca para fazer encastores) com conduíte , fibra de vidro (se for de 2mm não fica mole, vai por mim).


Só nisso já vai facilitar muito acertar o CG, esses arames são pesados sim mesmo com conduíte as outras opções são mais leves.
E pior, mesmo que as opções que eu te dei sejam mais pesadas o peso fica mais distribuído e não concentrado na cauda e por isso o CG com certeza vai ficar bem mais fácil de acertar.

Outra coisa, siga as construções mais a risca, não faça adaptações sem um profundo conhecimento da causa.
Se o aeromodelo foi criado par ser daquele jeito, tem um motivo!

Eu já fiz um Scout que com a eletrônica pesava menos de 250g com eletrônica!!
Basta você usar as opções mais leves disponíveis e só reforçar nos lugares que devem ser reforçados!

Minha sugestão é começar com um motoplanador, como o Ghost! Mesmo o peso ficando acima do desejado a chance dele voar é grande pois a área da asa é grande e a necessidade de motor é pequena.

Outra planta para Depron que não tem erro é essa: http://www.rcgroups.com/forums/showatt.php?attachmentid=766296&d=1142495231

Esse é um UglyStick com planta especial para Depron todo de encaixar, não tem que inventar nada nessa planta, imprime em folha A4, junta, cola no Depron, recorta e encaixa tudo colando com COLA DE ISOPOR (não use cola quente).

Se fizer desse jeito você consegue um aeromodelo com menos de 400g, perfeito para aprender a voar e ótimo para sua eletrônica![/quote:3790ff5085]

Gustavo Murad, já aboli os arames de solda, não vou usar mais (só talvez em algum trem de pouso).Tenho varetas de fibra de vidro de 1.4mm, 2mm e 2.2mm, vou acreditar em você e mandar bala então com os de 2mm. Vou tentar aprender a fazer algo no pul-pul, porque algo relacionado que li superficialmente achei meio complicado de entender via net sem nunca ter visto ao vivo....! Vou cortar esse modelo Ugly e aprender nele, logo que retomar minhas construções. Antes, eu apenas quero tentar melhorar o que der no meu SS, porque gastei uma boa fita nele e não gostaria de perder tudo.
Não sei se é minha cola de isopor, mas sinceramente não tenho paciência para fazer todo um aero usando cola de isopor......demora demais para secar e não sinto firmeza nas colagem nem mesmo depois de seca...(uso cola de isopor Mercur), no SS seria impossível colar as nervuras no depron da asa com cola de isopor, na curvatura do perfil(bordo de ataque) nem epoxi deu bom resultado, só a cola quente que segurou a barra mesmo.Procurei alguma cola de contato por aqui, mas todas que achei atacaram o isopor.Vou tentar com a cola branca mesmo, que apesar de demorar a secar, tem uma pega melhor que minha de isopor.Se tiver alguma sugestão de cola fácil de encontrar, estou na escuta. Obrigado.
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Gaia
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Mensagem por Gaia »

[quote:f83eec53fe="fabiofleal"]Pessoal,
Desculpa me meter na conversa de voces, mas diminuir a distancia entre a asa e o conjunto de cauda deixa sim, o modelo arisco.
Porem, nao tem nada a ver com as forças p/ mover os comandos ou p/ mudar a direção do aviao e sim com a estabilidade dele p/ voar reto, principalmente em baixas velocidades.

Voces ja viram uns glows onde a deriva é bem longe do CG, como o Oxalys, por exemplo. Aquilo é p/ dar estabilidade.


Gaia,
faça como o Gustavo disse: esqueça os arames de solda. Eles são um dos maiores, se não o seu principal problema com o CG. Um minimo de peso, colocado na traseira do aviao, é multiplicado pela sua distancia ao CG, na conta dos momentos. EX.: 5g de peso 15cm atras do CG tem o mesmo efeito que 37,5g colocadas 2cm à frente do CG. Entao, qq economia de peso na cauda tem muito mais efeito, pois ela é mais comprida.

Tente manter o peso em torno de no maximo uns 500g p/ uns 20dm2 de asa (1m X 20cm) p/ seu aviao voar manso e nao precisar muito de motor. Outra: Fuja das helices SF p/ o 2822. Se vc medir o consumo delas p/ uma mesma aplicação vai ver que é bem mais alto e vai te dar menos velocidade. Muitas vezes ela é mais importante que o empuxo. Eu tenho aqui um aero de 1327g com 700g de empuxo e 62g/dm2 de carga alar que nao tem dificuldade nenhuma p/ voar porque sobra pitch speed. Mas isso ja é outra historia. A helice de melhor performance p/ o 2822 é a GWS 8X6HD. SF nele so se for 7X6, como uso no easy-flite AMB (quase 40 minutos de voo com uma 2200mAh)

Meus primeiros aeros eu fiz com isopor de papelaria, bem leve e facil de colar. Depois que fui pegando os macetes e o jeito, parti p/ outros materiais como o depron. Meu melhor aviao ate hj era assim e pesava RTF, 345g.

O Aero boero do meu avatar foi todo feito com cola de contato, exceto as longarinas da asa, presas com cola quente. Pesa 600g RTF, com rodas Du-Bro de 2,5 polegadas e bateria 3S de 2200mAh 25C.
Nas linkagens longas dele, uso vareta de fibra de vidro de 1mm e arame de pesca, tb de 1mm.

Abs e boa sorte.[/quote:f83eec53fe]
fabiofleal, seja bem vindo ao assunto, com certeza sua opinião é bem vinda e vêm enriquecer esse tópico. Pode deixar que ja mudei meus conceitos sobre linkagem e peso na cauda, sua explicação sobre o ajuste de peso na cauda matou a questão......servos e linkagens vão tudo para mais perto do CG. Agora sobre helices, preciso entender um pouco melhor, pois em todo lugar que li, o pessoal recomenda hélice EP 9x5 porque têm maior empuxo alguns que li nesses últimos dias até 10x4....eu comprei algumas EP 8x4 e algumas EP 9x5 mas nunca tinha lido uma recomendação dessa que você citou. Realmente o pessoal sempre recomenda usar essas que comprei baseado no empuxo (em segundo plano fica o consumo) mas confesso que um aero que me desse uns 20 minutos de vôo com minha 1300mah seria tudo de bom (logicamente que com o emax 2822). Com minhas construções pesadas, a 8x4 não daria conta(eu acho), por isso sempre tentei voar com com a 9x5. Carga alar no SS não é problema né, só preciso baixar o peso e ajustar o CG. Qual cola de contato você usa?Você usa algum tipo de conduite nestas suas linkagens longas?Abraço.
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Mensagem por Gaia »

[quote="Sukyake"]Coloque esses ailerons para baixo ou neutros.


Sukyake, eles ficam neutros quando ligo a bateria, quando desligo ficam nesta posição.Deveriam manter a posição quando desligados ou é normal alguma variação depois que se desliga tudo?
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marques
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Mensagem por marques »

[quote="Gaia"][quote:04af5771aa="Sukyake"]Coloque esses ailerons para baixo ou neutros.


Sukyake, eles ficam neutros quando ligo a bateria, quando desligo ficam nesta posição.Deveriam manter a posição quando desligados ou é normal alguma variação depois que se desliga tudo?[/quote:04af5771aa]
Normal, o meu também faz isso.
Frequencia:72.150
Canal:18
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Gaia
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Re: Ajuda sobre construção (peso e cg)

Mensagem por Gaia »

[quote="Leonardo M.]Gaia, é um conselho, e minha opinião ok. Já tens uma boa eletrônica, compre um kit de modelo para iniciante, ugly stick, ou qualquer outro asa alta e monte conforme as instruções do fabricante, aprenda as soluções de construção e [b:814121ce89]aprenda a voar nele[/b:814121ce89].
Construir aeromodelos do zero, de uma planta, ou de sua própria imaginação requer algum conhecimento, algumas soluções técnicas.
Da maneira que está fazendo, provavelmente irá desistir logo do hobby, sem nunca ter entrado nele.
[b:814121ce89]Após montar kits, voar e trimar de maneira correta[/b:814121ce89] volte a construir a partir de plantas e terá ótimos resultados.[/quote]

LeonardoM., quando tudo tava dando errado até tava pensando nesta possibilidade de comprar um kit, mas com a ajuda de todos estou animado a tentar acertar minhas construções, optei inicialmente por tentar eu mesmo fazer simplesmente porque me é muito prazeroso cortar e construir tudo, mas se continuar não tendo sucesso devo comprar pronto. Obrigado.
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