Tricóptero, divertido mas trabalhoso de regular!

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Tricóptero, divertido mas trabalhoso de regular!

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Esta é a minha nova dor de cabeç..... ops diversão! :mrgreen:

Só hj foram 2 crashes pra regular os exponenciais e ainda precisa de ajustes, mas está ficando bom!

consegui um voo (um pouco instável, mas voou) de 5 minutos.

estou corrigindo algumas tendencias mas está ficando bem legal!
Anexos
DSC05622.JPG
DSC05622.JPG (94.81 KiB) Exibido 3700 vezes
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
barranco
membro
Mensagens: 733
Registrado em: Ter Abr 20, 2004 6:12 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por barranco »

Vou acompanhar este tricopetro!
quem sabe para fpv fique bom.
abs.
Lanzo Bomber - Fotografando e filmando
Thermal Rider - FPVando
Gaui - Fotografando
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Legal, tô a fim de montar um (na verdade as coisas tão num carrinho na HK mas ainda não fechei a compra).

Em comparação com um heli, qual a comparação de estabilidade?
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Barranco! tudo bom ? Esse vai ser justamente para FPV/AP

Alex, ainda nao posso comparar com um heli, pois existem melhorias a serem feitas, por exemplo;

1 - Como nao estou usando helice contra-rotativa, o torque está atrapalhando um pouco

2 - Vou colocar helices maiores, provavelmente uma tripá (o par da frente terá uma normal e uma de passo invertido.) as 8x4 voam bem mas um disco maior permitirá um melhor aproveitamento do motor, alem de melhorar nas respostas do gyro. Devo experimentar com uma tripá 8x4 ou uma normal 9x5 que estao à caminho. Existe uma correção que eu posso fazer enquanto nao chegam as hélices boas, que é "virar" o motor uns 2 ou 3 graus pra esquerda no eixo de rolagem para amenizar o efeito do torque. como esse frame é protótipo, devo fazer isso na semana ou no sabado que vem.

3 - Acertar os exponenciais, hj ele está voando com -30% de exponencial (futaba) mas como o ajuste de ganho que eu fiz hoje a tarde ja permitem que eu voe com menos. assim os comandos ficam mais "responsivos"

4 - montar o suporte da camera, preciso achar um local e montá-lo. o cg está pensado para um suporte e camera pesando até 120g


O voo segundo relatos e o que deu pra sentir é mais parecido com um helicoptero de passo fixo, como aqueles de brinquedo, mas ele bem regulado fica muito estável de rolagem e de arfagem.

O meu ainda nao está tao estável e nao se compara ao voo de um 450 bem regulado, mas é questão de evoluir na técnica e na construção, pois tenho visto otimos voos com esses danados!

aos poucos vou contando o que descubro aqui!

abs!
Avatar do usuário
barranco
membro
Mensagens: 733
Registrado em: Ter Abr 20, 2004 6:12 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por barranco »

una ajuda para seu projeto.
http://www.rcexplorer.se/projects/tricopter/tricopter.html
Lanzo Bomber - Fotografando e filmando
Thermal Rider - FPVando
Gaui - Fotografando
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Opa já conhecia esse site, tá nos meus favoritos desde quando o david anunciou os primeiros testes ;)


Mas obrigado pelo interesse!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

videozinho do teste de ganho dos gyros dos escs:

[yt]i1OWQiEjEZc[/yt]
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por Mauri »

Show de bola o protótipo Novelli! Ta chegando lá hein!!

Imagino como deve estar sendo difícil de ajustar o bicho, se pra vc que já tem uma certa experiência com ajustes de hélis esta tendo dificuldade, imagina pra quem não tem nenhuma, como é o meu caso, acho que vou te perturbar um bocado com perguntas quando começar a ajustar o meu rsrsrs..

Qual tx Futaba esta usando nele?

Abrs.
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Mauri, Tudo bem ?

Apesar de voar helis, os ajustes sao beem diferentes, tem bastante detalhe que é novidade, mas a gente chega lá.

Estou usando um 9C com módulo spektrum.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tô começando a ficar preocupado com a idéia de fazer um bichinho destes... Eu definitivamente não sou bom com helis.

Agora já estou pensando em aguardar meus sensores MEMS e fazer um quadri com giro MEMS de 3 eixos, em vez de tentar com os giros HK...
Responder