Tricóptero, divertido mas trabalhoso de regular!

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Com essa história do acesso do fórum eu nem tive chances de falar com você Novelli.

Terminei o meu no sábado e já tá voando, a regulagem mais chata foi encontrar um conjunto de hélices que se adequasse direito. Tentei 10x5E, 9x6E, 10x4,7SF mas o que ficou bom foi a 9x4,7SF, mas acho que ficaria melhor se eu usasse uma 9x3,8SF.
Não tive problemas com o torque, o sistema de tilt do motor traseiro compensa bem esse fator, mesmo com as folgas que ainda não eliminei (as vezes ele fica tremendo e preciso dar um "totó" do stick para parar a vibração.

Ele é bem divertido mas a estabilidade não está o que eu esperava, isto é, dá para voar bem, mas não despreocupado.
Comparo a dificuldade do meu tricopter igual a um heli 6ch, não de um 450, tá mais para um 500. Precisa de atenção constante e de cuidado ao voar abaixo de meio metro de altura, devido a turbulência gerada.

Mas quero frisar que todos esses testes foram feitos na quadra do meu prédio, com um vento BEM forte que dificilmente eu arriscaria levantar o meu 700 lá, então ressalto que os gyros realmente compensam bastante esse fator, entretanto tive um problema depois de uns 5 a 10min de hover.

Como tava ventando e eu precisava ficar cabrando para manter o tricopter aonde eu queria, depois de um tempo comecei a ter que dar mais comando para mante-lo no lugar. Era como se ele tivesse "memorizado" um novo centro para o profundor, aí eu precisava pousar e reiniciar os gyros, aí tudo voltava ao normal.

Tentei instalar o flymentor para ver se funcionaria como nos videos do youtube mas não conseguir pois meus 2 computadores usam windows 7. Vou formatar o netbook e tentar novamente depois.

Alex, dê uma lida nesse site www.kkmulticopter.com , tem o projeto de um cara que fez um estabilizador que serve para todos esses tipos de geringonça, do Osprey até o hexcopter (e sua variável, o Y6copter), dizem que o bagulho faz milagre e realmente deixa o multicopter bem estável.
Já corroi a minha plaquinha de fenolite e comprei tudo que precisava, agora tenho que furar a placa, desmontar o gyros, soldar tudo e testar.

A propósito, meu tricopter ficou pesadão, 1.1kg, com 38cm de raio, e está com a seguinte eletrônica:
- 3x A22-20L
- 3x Towerpro 25A
- 1x Servo Turnigy TGY-2216MG
- BEC de 3A (coloquei pois falavam que a inicialização Gyro vs. ESC não dava certo, mas no meu não faria falta)
- 1x lipo flightmax 3S 3000 20C
- 3x hélices TGY 9x4,7SF

O que eu faria diferente:
- Motores menores, do porte do emax 2822, mas procurando KVs abaixo de 1000;
- ESCs com uma resolução um pouco melhor, os TPs parecem que brigam um pouco, dizem que até o supersimple é bonzinho.
- Frame mais leve. Usei compensado de 3.5mm, acho que fenolite seria bem melhor (o problema seria as lenhas). As hastes são de marfim, mas tem praticamente o mesmo peso da de carbono da HK.


Abrcs!
Avatar do usuário
Hilton
membro
Mensagens: 315
Registrado em: Ter Mai 29, 2007 11:33 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Hilton »

Depois de pesquisar, procurar, achei um tópico com planta legal no RCGroups. Utilizei como base para dar início ao projeto.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1258649

Pensei que ia dar pra montar com os gyros que tinha aqui. Mas depois de uns testes, vi que não vai funcionar. :cry:

Vou ter que comprar a eletrônica:
Falta gyros iguais.
ESCs iguais. Vamos ver se do jeito que ta funciona. 2 iguais 1 diferente.

A estrutura ta praticamente pronta.

Gastei até agora:
Corpo: R$0,70
Braços: R$3,50
Parafusos: R$0,50

Motores, escs, servo, já tinha... não sei qt foi... tavam aqui de reserva.

Vai algumas fotos.
[img:15b89fff45]http://i192.photobucket.com/albums/z66/nhanhabr/Heli/DSCN5192800x600.jpg[/img:15b89fff45]
[img:15b89fff45]http://i192.photobucket.com/albums/z66/nhanhabr/Heli/DSCN5193800x600.jpg[/img:15b89fff45]
[img:15b89fff45]http://i192.photobucket.com/albums/z66/nhanhabr/Heli/DSCN5196800x600.jpg[/img:15b89fff45]
T+
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Putz Hilton, olha esse montante sistema de cauda...
Gastei um tempão fazendo o meu com rolamentos, eixo, suporte do servo, ball links, etc e vc faz um desse simples e funcional... as vezes me sinto um inútil, ehheheheh.

Abrcs!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Igor, tudo bem ?

Voce está usando os giros dos escs no mode rate ou trava cauda? o unico motivo pra ele memorizar um novo centro seria isso.

o procedimento pra melhorar a precisao dos meus mag8 é ligar os gyros (precisei de um bec pros gyros e rx) , depois os escs com o stick acelerado 100% e quando voce perceber que deveria ter vindo o bip que indica que o esc armou, baixar ele a 0% isso faz o esc aprender o curso dos 3 canais por igual.

Estou comprando as placas do mikrokopter mas vai demorar pra terminar, como tenho 9 motores iguais, acho que vou tentar o KKmultikopter tb.
Avatar do usuário
JP2D
membro
Mensagens: 721
Registrado em: Qui Dez 27, 2007 5:10 pm
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Mensagem por JP2D »

acompanhando
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Todos estão em rate mode, só o de cauda que tá em trava-cauda.

Tentei fazer isso para ele aprender os limites do canal, mas ele entra logo em modo de programação.

Estou fazendo a placa do kkmulticopter agora, acho que no fds eu devo ter algo para testar.

Abrcs!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

igor vc tá fazendo a versao dupla face ?
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

[quote:86c0a7f1e1="-=|Novelli|=-"]igor vc tá fazendo a versao dupla face ?[/quote:86c0a7f1e1]
sim e não, ehhehehe.

Tô fazendo uma versão da dupla face numa placa de fenolite de 1 face que tinha aqui, vou ter que fazer alguns fios voadores para substituir um lado.
Ia fazer tudo na placa padrão, mas assim pelo mesmo poupa um pouco de trabalho.

Depois eu faço uma dupla face, por sinal, vende lá na multicomercial isso?

Abrcs!
A bagunça gerada é proporcional ao espaço disponível para a mesma.
[Trex 700N2E; Trex 600E ("compactado"), KKminiQuad; KKTri, DX7]
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

Gente, magnífico, minha frustração no hobby era não poder construir nada, era só comprar e voar, agora estou “salvo” :lol: , fazer é bem mais divertido do que comprar pronto!
Bem, estou pesquisando bastante em sites gringos aqui, vou fazer um também, enquanto isso, acompanhando o tópico para ver a evolução!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

[quote:5e3c5b34ba="Igor Souza"][quote:5e3c5b34ba="-=|Novelli|=-"]igor vc tá fazendo a versao dupla face ?[/quote:5e3c5b34ba]
sim e não, ehhehehe.

Tô fazendo uma versão da dupla face numa placa de fenolite de 1 face que tinha aqui, vou ter que fazer alguns fios voadores para substituir um lado.
Ia fazer tudo na placa padrão, mas assim pelo mesmo poupa um pouco de trabalho.

Depois eu faço uma dupla face, por sinal, vende lá na multicomercial isso?

Abrcs![/quote:5e3c5b34ba]

vc teve a mesma ideia que eu entao rsrsrs. eu costumo comprar componetes com um cara q peguei contato pelo mercadolivre a alguns anos, ele deve ter, mas na multcomercial ou naquelas bibocas da santa te sim...

tio Marcoooo dá a dica pra gente daquelas placas de fibra de vidro super finas?


hj crashei o meu frame, tava abusando um pouco voando na minha sala rsrsr vou fazer outro frame pra ele
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Responder