Novo projeto: Republic P-47 D Thunderbolt - env. 27 pol.

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Flaperon ia exigir dois servos nos ailerons, só tem um e não pretendo modificar para dois servos...

Vídeos só quando tiver feito um vôo decente... além do motor e bateria maiores, agora ele está com as hastes do trem reforçadas, os ailerons estão mais "livres" e com mais curso e a hélice vai ter 7" de diâmetro, que fica mais compatível com o perfil da fuselagem.

A questão não é o empuxo estático, umas 200 g já daria para voar; com 300 g vai dar para fazer algumas acrobacias. A questão é o pitch speed, o modelo precisa voar a 53 km/h com esse peso; com 254 g era possível voar com o 2211-1700, GWS 6x5 e 2S, só não fiquei muito convencido de que o motor iria vencer o arrasto e gerar a velocidade necessária (46 km/h) com muita facilidade, além do que a hélice é RD; porisso preferi trocar o motor.

Tem mais uma variável que é a resistência interna da bateria, a bateria de 350 mAh 20C tem uma resistência alta, aquece e a tensão útil fica reduzida ao drenar os 7 A, com isso há uma perda de potência. Estou aguardando chegar umas Turnigy Nanotech de 475 mAh com 25/50C que creio terem menor resistência; enquanto isso estou me baseando em Rhino 610 mAh 20C, que também têm resistência menor, mas pesam bem mais.

Por último, tem 20g de chumbo no nariz que ainda não encontrei um jeito de remover sem machucar o modelo... quem sabe ainda consigo reduzir um pouco o peso sem ter que modificar mais nada.

Abraços!
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

Ricardo, para não fugir da essência tenho evitado postar elogios ou o "estou seguindo a montagem" mas no presente tópico não resisti. Apesar de ter que fazer um esforço enorme para conseguir entender pelo menos uns 30% de tuas aulas... está muuuito bom!
Stick & Tissue Forever!
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

[quote:cac5f6a5f2="FranciscoNeto"]Ricardo, para não fugir da essência tenho evitado postar elogios ou o "estou seguindo a montagem" mas no presente tópico não resisti. Apesar de ter que fazer um esforço enorme para conseguir entender pelo menos uns 30% de tuas aulas... está muuuito bom![/quote:cac5f6a5f2]

...eheheheh...por isso que quando estou conversando com o Ricardão em relação à alguma teoria, me concentro como se fosse aulas de Cálculo III na época da faculdade....eheheheh....
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:13fc563445="-NiHoN-"]
...eheheheh...por isso que quando estou conversando com o Ricardão em relação à alguma teoria, me concentro como se fosse aulas de Cálculo III na época da faculdade....eheheheh....[/quote:13fc563445]

E eu que não enveredei pelas exatas começo me concentrando e prendendo a respiração como se estivesse praticando tiro ao alvo e ao final a tendência é estar boiando como náufrago no meio do oceano pacífico à espera de socorro.
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

A moldagem da cabine deu certo!

O Álvaro me cedeu umas folhas de PVC com 0,4 mm de espessura, que para ele era sucata e o resultado foi completamente diferente do que tinha conseguido com o meu PVC.

A moldagem ficou mais fácil e a cabine ficou transparente.

Ao menos o segundo modelo vai ficar com a cabine mais decente.
Anexos
À esquerda a moldagem com o PVC do Álvaro, à direita a anterior. Dentro das duas tem uma pedra para chicote.
À esquerda a moldagem com o PVC do Álvaro, à direita a anterior. Dentro das duas tem uma pedra para chicote.
Cabine 21.jpg (34.07 KiB) Exibido 16832 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Tentei remover os pesos do nariz e não consegui - o epoxi resolveu que não queria colaborar. Parti para machucar um pouco o modelo e remover de maneira mais drástica; ainda bem que balsa aceita um certo desaforo, ficou marcado mas não prejudicou muito o aspecto final.

Troquei também o ESC por um Turnigy Plush 12 A e chegaram as baterias Turnigy Nanotech. O peso com as Turnigy ficou em 258 g e com as Rhino 610 mAh com 263 g - vai dar para usar as duas e a velocidade volta para os 46-47 km/h.

Amanhã só não voa se chover...
Anexos
Conserto entelado, faltando só dopar.
Conserto entelado, faltando só dopar.
RemPeso 04.jpg (31.83 KiB) Exibido 16667 vezes
Lixado concordando com a superfície existente.
Lixado concordando com a superfície existente.
RemPeso 03.jpg (28.49 KiB) Exibido 16667 vezes
Fechando o furo com chapas, seguindo o contorno existente.
Fechando o furo com chapas, seguindo o contorno existente.
RemPeso 02.jpg (26.27 KiB) Exibido 16667 vezes
Furo feito para remover o chumbo.
Furo feito para remover o chumbo.
RemPeso 01.jpg (34.58 KiB) Exibido 16667 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Terminei o segundo modelo. Só não vai ser possível voar em formação neste sábado, porque ainda precisa reenrolar o motor.
Anexos
Frota 01.jpg
Frota 01.jpg (39.63 KiB) Exibido 16664 vezes
O primeiro é o com hélice laranja.
O primeiro é o com hélice laranja.
Frota 03.jpg (39.06 KiB) Exibido 16664 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

Quase nao se ve diferença nas cabines.

Agora uma duvida: se a fuselagem fosse feita como as asas ( esqueleto entelado ) ao inves de chapeado em balsa, isso mudaria muito o peso final do modelo?

Quanto voce estima que ele perderia ao retirar essa blindagem?

Ah, peguei uma turnigy de 500mA 20-30C para suprir o AX 1806 N cujo consumo eh de 3-7A ( indicado pelo site ).

Nao sei se sera suficiente, pois calculei uma pequena sobra ( 3A a 8A ) para ela.

Tem exatos 50g ja com os conectores JST e de balanceamento. ( No site indica 51g )

No caso ele so usaria esses 7,2A para dar os tais 337g que o site indica ( helice 5x3 ).

Coloquei os dados fornecidos pela hobbyking no Rcalc, entao a 18570 rpm seriam fornecidos 297g, pitch-speed de 23,5m/s e a potencia de saida 68,6W

Ai ficam os meus testes:
- se a asa que montei foi bem feita e vai aguentar isso tudo ( 84,9 km/h caso os calculos estejam corretos ) hehehe
- se a bateria vai inchar antes do tempo

Como foi o teste com a nova bateria nanotech?
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

A fuselagem varetada usa menos madeira e muito menos cola, dá para conseguir a estrutura da fuselagem com metade do peso; tirando o chapeamento da asa também dá para reduzir algum peso. A estrutura só com varetas nesse tamanho de modelo, também fica muito pouco resistente e com certeza o primeiro modelo já teria sido sucateado pelos tombos que já levou; se fosse repetir, as cavernas antes e depois da asa e a parede de fogo iriam ser de compensado.

Varetado, esse modelo ia ficar próximo das 150 g, porém não aconselho ir para o outro extremo e fazer todo varetado como um modelo de VL; talvez um meio termo e com balsa, motor, ESC e bateria mais leves dê para ficar abaixo das 180g com resistência mecânica aceitável.

Essa informação do site para o seu motor AX 1806C 2100kv Brushless Micro Motor - 18570 rpm com hélice 5x3 é para bateria 3S; estou usando 2S e me parece que a sua de 500 mAh também é 2S...

Na minha opinião, 85 km/h é muita coisa; não pela resistência mecânica, mas pela dificuldade de pilotar. Para uma taxa de planeio de 8:1, daria uma velocidade vertical de cerca de 3 m/s, 10 s para descer de uma altura de 30 m, bobeou é lenha daquelas que não sobra nada...

Se for 3S, a sua bateria pode aquecer um pouco, mas não creio que irá inchar; se for 2S é até muita bateria para esse motor e não vai aquecer nada.

As Nanotech são de 460 mAh e 25C, suportam 11,5 A contínuos; testei com tudo montado no modelo e o modelo amarrado no chão a todo motor em temperatura ambiente um pouco acima de 30º C; cortou o motor com 3 min, a bateria ficou morna e esfriou em cerca de 5 min, o ESC de 12 A também ficou levemente morno; achei essa Nanotech bem melhor que a anterior.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

É mais ou menos isso que eu considero ficar no meio termo...

Conclusão:

O Krekek tinha perguntado quanto seria o peso do P-47 se a fuselagem fosse varetada, no estilo dos modelos do VL. Essa resposta eu não tinha, nem tenho, mas havia respondido que achava melhor ficar em um meio termo entre a varetada e a chapeada e como tinha que consertar a fuselagem lenhada do meu Howard GH-1, resolvi mostrar a que me referia como "meio termo".

O modelo original, feito conforme a planta do Earl Stahl para VL, tinha a fuselagem totalmente varetada - já tinha constatado que era pouco resistente e já tinha lenhado e passado por uma reforma, fazendo a cabine em "compensado" de duas lâminas de balsa.

Na última lenha ele bateu no chão invertido e à primeira vista parecia ter quebrado muito pouco, só a fuselagem; tirando parcialmente a entelagem e verificando melhor, vi que tinha ficado muito danificado e estava pendurado na parede a uns 6 meses, esperando ânimo e idéias para a reforma; nesse tempo, caiu com o vento e danificou também uma das pontas de asa. Na decisão final ia sucatear ou usar asa e empenagem e fazer uma fuselagem nova - a pergunta do Krekek, o vento e a chuva me animaram a trabalhar no modelo.

Antes da lenha, o modelo completo pesava 125 g. Nesta reforma foi substituído o ESC Super Simple de 10A pelo Turnigy Plush de 6A e utilizado o resto da eletrônica anterior e a mesma bateria; na estrutura, as laterais foram feitas com balsa leve de 1/16" (105 kg/m³), foram mantidas as cavernas não estruturais, os estais da asa não foram feitos e a distribuição de peso tornou desnecessário um lastro de 2,5 g no nariz; asa e cowl que eram colados são agora removíveis - do que mudou na eletrônica ou deixou de existir no modelo, exceto a fuselagem nova, houve uma redução de peso próxima de 5 g e o modelo reformado continua pesando 125 g.

Também fiquei surpreendido... concluí que os reforços que são necessários para instalação da eletrônica e para evitar problemas que a gente já sabe que ocorrem, feitos na raça, acabam deixando o modelo mais pesado do que a gente imaginaria e a estrutura varetada pode acabar ficando mais pesada que o necessário, mesmo com uma resistência mecânica deficiente.

Abraços!
Anexos
foto05.JPG
foto05.JPG (32.97 KiB) Exibido 16164 vezes
foto03.jpg
foto03.jpg (32.93 KiB) Exibido 16164 vezes
foto02.jpg
foto02.jpg (32.31 KiB) Exibido 16164 vezes
foto01.jpg
foto01.jpg (38.91 KiB) Exibido 16164 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Responder