Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Floyd, em ambos os casos para automatizar o processo eu usaria um PIC12F629 que tem um consumo baixíssimo e trabalha em 4MHz, já analisei os sinais dele no osciloscópio e são bem limpos.

O rádio 2,4GHz trabalha em frequência é 600 vezes maior que o clock dele e o milhares de vezes maior que o sinal, então não deve afetar mais do que um bom servo faria.

O molequelá trabalha em frequência bem baixa, acrescenta variáveis aleatórias ao processo, mas também é uma boa idáia.
Avatar do usuário
vanderlei.doge
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Dom Ago 31, 2008 10:21 pm
Localização: Schroeder - Santa Catarina

Mensagem por vanderlei.doge »

O meu chegou, acabei de abrir, a unica coisa que gostaria de saber é se da pra deixar os comandos um pouco mais "duros"(não se o termo correto), pois achei o stick do aileron um pouco "molenga". Quanto ao resto, está perfeito, adorei a qualidade do material.

Abraços
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Vanderlei,

Primeiro teste o rádio por precaução.

Se estiver tudo bem para deixar os comandos mais duros você só precisa abrir os 6 parafusos que fixam a tampa traseira, e depois apertar os parafusos que empurram as molas de centralização. em cada stick.
Avatar do usuário
vanderlei.doge
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Dom Ago 31, 2008 10:21 pm
Localização: Schroeder - Santa Catarina

Mensagem por vanderlei.doge »

[quote:2acef51090="alexcmag"]Vanderlei,

Primeiro teste o rádio por precaução.

Se estiver tudo bem para deixar os comandos mais duros você só precisa abrir os 6 parafusos que fixam a tampa traseira, e depois apertar os parafusos que empurram as molas de centralização. em cada stick.[/quote:2acef51090]

Opa alex, testei ele e fiquei satisfeito com ele, todas as funções estão dando certo até agora, amanha quero fazer um pequeno teste de alcance, vi no youtube que chegaram a 470 metros, porem nao me recordo se foi com o modulo que vem com ele.

Tenho uma duvida quanto ao End Point, é melhor deixar em 100% ou 120%? (duvida boba para a maioria, porém eu infelizmente nao tive oportunidade de saber a diferença)

abraços
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Com 120% você consegue mais curso de servos, mas perde uma outra função interessante que é o subtrim. Eu prefiro 100%.
Avatar do usuário
jefersonalessandro
membro
Mensagens: 936
Registrado em: Dom Out 12, 2008 12:35 pm
Localização: Itauna _mg

Mensagem por jefersonalessandro »

[quote:bb148112fe="vanderlei.doge"]ahh que bom =)

Tomara que consigamos mesmo aprovar este rádio. Se souberem de alguma modificaçao que melhore o desempenho do radio, podem informar aqui? (tal como eletronica)

abraços[/quote:bb148112fe]

Boa noite,o meu deve chegar semana que vem :D

vanderlei.doge o pessoal já estão fazendo mudanças no software

http://radioclone.org/ se tiver coragem de fazer a mudança vá em frente,veja este video,14 channel :shock:

[yt]yjtM8yJb3ho[/yt]

Abraço Jéferson
"Aeromodelismo não é só jogar o aviazinho para cima "
Avatar do usuário
vanderlei.doge
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Dom Ago 31, 2008 10:21 pm
Localização: Schroeder - Santa Catarina

Mensagem por vanderlei.doge »

como faço pra atualizar ou trocar o firmware? que tipo de cabo é necessario? desculpe pelas perguntas meio "desnecessarias", porém é a primeira vez que tenho um radio destes.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Para trocar o firmware é preciso:
- Gravador de AVR;
- Software compatível com o gravador, o site sugere o AVRdure;
- Firmware novo do radioclone.org;
- Soldar conector na placa.

Esta é uma alteração que precisa de um pouco mais de conhecimento de eletrônica, não recomendo fazer se não tiver conhecimento de eletrônica.
halley
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por halley »

14 canais pega até ppv e combat


o que fazer com 14 canais?
Avatar do usuário
Franco
membro
Mensagens: 233
Registrado em: Sex Jul 20, 2007 4:30 pm
Localização: Centurion - África do Sul

Mensagem por Franco »

[quote:25ab3ba519="alexcmag"]Floyd, em ambos os casos para automatizar o processo eu usaria um PIC12F629 que tem um consumo baixíssimo e trabalha em 4MHz, já analisei os sinais dele no osciloscópio e são bem limpos.

O rádio 2,4GHz trabalha em frequência é 600 vezes maior que o clock dele e o milhares de vezes maior que o sinal, então não deve afetar mais do que um bom servo faria.

O molequelá trabalha em frequência bem baixa, acrescenta variáveis aleatórias ao processo, mas também é uma boa idáia.[/quote:25ab3ba519]

Eu sempre uso esse pic nos projetos para aeromodelo. Pequeno e confiável. Quando preciso mais IOs uso o 16F648. Neste segundo a estabilizaçao do oscilador interno é muito melhor mesmo. No primeiro geralmente acabo tendo que usar cristal externo.
Responder