Otimo cortador de isopor!!!!!!!!!e simples de fazer.

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

longe de dúvida é o melhor sistema...Um trafo de 12+12 para uns 3 ampères fica excelente usando fio de cerca elétrica (inox 0,25mm) ou mesmo aquele cabinho de aço encapado para pesca...
Abraços!
Claudio
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Alex, nao levei em conta que o cortador do seu Ivo pode dar um baita choque ne?se eu encostar no fio .ai ta danado nao gosto de choque.mas o topico valeu muito pelas outras contribuiçoes simples e eficientes.

Eu tenho uma fonte de pc modificada(coisa simples :http://paginas.terra.com.br/lazer/cram/fonte.htm)que me da uns 20 amperes e 12 volts, sera que se eu ligar ela numa corda de violao ou fio de cerca vai cortar o p3???

Grato

Rick
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

20A * 12V dá 240W, é potência suficiente, mas a tensão é mais baixa, por exemplo, do que eu uso no meu arco grande.

Para cortador vertical é até demais, mas você pode dimensionar o fio para dar a temperatura desejada.

Para o arco de corte grande é pouca tensão, mas você pode usar um fio mais grosso. Eu uso NiCr25AWG, comprei em loja de material para aquecimento e seladoras (usadas em restaurantes e pequenas indústrias). Um 24AWG ou 23AWG deve ficar bom com 12V.

Ou troque cordas e fio de cerca até dar o efeito desejado, como a fonte tem proteção, não a queimará, mas cuidado com o fio que pode superaquecer e romper-se, se estiver esticado é uma chicotada de mais de 1000 graus.
Avatar do usuário
edsonnota1000
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sex Ago 11, 2006 11:41 am
Localização: Itapecerica da Serra / SP

Mensagem por edsonnota1000 »

Eu tenho uma Fonte de 12V 5A gostaria de saber como posso usa-la pra cortar isopor...
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cebola »

Pessoal, depois de ter estourado 2 dimmers, e pesquisado bastante aqui no forum, hoje comprei o terceiro dimmer... fiz um arco exatamente como o do artigo, com fio de NiCr e um dimmer, porem ao inves de 250w so consegui o de 300, porém também comprei um trafo 110 de 12+12V com 5A, mas ele vem sem a fiação... pois comprei fios e vou testar hoje à noite... só tenho uma duvida:

Ele tem 2 pares de conectores de entrada (110v e 0, 110 e 0) até aqui blz, um fase e o outro o neutro, mas a saída são tres conectores assim como o da imagem do alex, mas eu vou fazer um unico arco por enquanto, tem algum problema eu ligar apenas 2 desses conectores?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:b6905110e4="cebola"]Ele tem 2 pares de conectores de entrada (110v e 0, 110 e 0) até aqui blz, um fase e o outro o neutro, mas a saída são tres conectores assim como o da imagem do alex, mas eu vou fazer um unico arco por enquanto, tem algum problema eu ligar apenas 2 desses conectores?[/quote:b6905110e4]

O fio "do meio" no secundário do transformador é o "zero volt". Assim, o fio central e um dos extremos fornece, no seu caso, 12V. Se usar os fios dos extremos, terá 24V. A escolha dependerá do tamanho do fio de corte, pode deixar o fio não usado desligado, mas tome o cuidado de isolar bem a ponta.
Outra coisa: no primário, se você tem 4 fios (2 enrolamentos independentes), deve ligar OS DOIS enrolamentos em paralelo para usarm em 110V, ou em série para usar em 220V. Não use apenas um dos enrolamentos de entrada.
E ligue os fios de modo a unir os terminais indicados "0" e os terminais indicados "110", ficando assim com dois terminais apenas.

Dicas de como identificar enrolamentos e ligar os transformadores:

http://audiolist.org/forum/images/faq/265/trafo_ligacao_1.gif

http://audiolist.org/forum/images/faq/265/trafo_ligacao_2.gif

E, neste caso, a dúvida do colege é pertinente... Não é uma "coveirice" pura e simples...
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cebola »

[quote:25242432e5="claudiorfernandes"]
Se usar os fios dos extremos, terá 24V. A escolha dependerá do tamanho do fio de corte, pode deixar o fio não usado desligado, mas tome o cuidado de isolar bem a ponta.[/quote:25242432e5]

Quanto ao tamanho do fio, possui 80cm, é um NiCr 0,8mm, acho que deveria ligar os dois, correto?

Eu me cadastrei no forum onde estão hospedadas as imagens, mas para não ter que fazer essa mão eu achei este material em pdf que equivale às duas imagens :
www.nabucoeletronica.com.br/files/ligatrafo.pdf

Obrigado claudiofernandes pelas dicas valiosas e companheiradepista pela força :D
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cebola »

Agora uma coisa que não sai da minha cabeça... como que no tutorial, ou em alguns casos citados aqui no forum, o pessoal usa sem problemas o dimmer ligado diretamente no fio de corte e na rede eletrica?

No meu caso, a primeira tentativa ligando direto foi com um dimmer velho que tinha, de 500w, e ele estourou no momento em que girei o potenciometro, daí achei que o dimmer tava zuado, e comprei outro... quando instalei ele fui girando, girando em pouco tempo o dimmer deu o maior estouro, ficou preto hehehehe...

Será influência da rede lá de casa que é 110v, sei lá... estar largando uma amperagem alta? Ou o fio que usei que puxa muita corrente?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Nem uma nem outra. Esse sistema com o dimmer direto é crítico, NÃO É para amadores, e oferece risco de morte.
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cebola »

[quote:b3194e96d7="claudiorfernandes"]Nem uma nem outra. Esse sistema com o dimmer direto é crítico, NÃO É para amadores, e oferece risco de morte.[/quote:b3194e96d7]

Não seria o caso, então de incluir estas informações no tutorial?

Muitas pessoas, assim como eu, que não possuem esses conhecimentos seguirão à risca aquele tutorial, como foi o meu caso e que por sorte quem pagou por isso foram os dimmers heheheh.


Mais uma duvida... mostrando esse projeto para alguns amigos, me quistionaram o uso do dimmer antes do transformador, como está no projeto que vc mostrou neste post, me disseram que faria mais sentido o uso dele depois do transformador, assim já receberia a energia "pronta".
Responder