Tricóptero, divertido mas trabalhoso de regular!

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
rafaeld
membro
Mensagens: 233
Registrado em: Dom Abr 01, 2007 11:58 pm

Mensagem por rafaeld »

O meu Quad ta quase pronto.. ficou assim: Bem profissinal.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=859119#859119

:P
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Igor, meus escs possuem ajuste de curso, eu os ligo com o stick todo pra cima, e apos o primeiro bip, baixo eles e ele se arma.
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

[quote:b8f4e8007c="-=|Novelli|=-"]Igor, meus escs possuem ajuste de curso, eu os ligo com o stick todo pra cima, e apos o primeiro bip, baixo eles e ele se arma.[/quote:b8f4e8007c]
no meu o 1o bip é para ajuste de tensao, para lipo no caso. Tudo bem que isso estaria "definindo" os endpoints do esc, mas você já pensou como vai fazer isso com a placa KK?

Hhehehehe, é que ele dá um bypass no seu comando, para poder entrar no setup (ou o ajuste de endpoint) do esc, tem que ligar com o trimpot de YAW zerado e o stick no máximo, configura o que quiser e desliga, depois volta o trimpot para o valor anterior e liga novamente. Nisso os endpoints já foram pro espaço, ehhehehe.

Abrcs!
A bagunça gerada é proporcional ao espaço disponível para a mesma.
[Trex 700N2E; Trex 600E ("compactado"), KKminiQuad; KKTri, DX7]
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

entao igor, o que dá pra fazer é colocar um 16F675 (8 pinos cristal interno) pra fazer isso de maneira temporizada (ao receber alimentaçao, acelera tudo espera um tempo "x" e depois desacelera. é uma possibilidade.
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

bem... pode ser, mas é que acho que meus escs realmente não tem esse recurso (o "manual" também não fala nada. E quando tava usando só com os gyros, depois de um tempo eles perdiam a trimagem.

Abrcs!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Entao....

Os principais problemas de se usar gyro comum é nao poder mexer no KI KP e KD do algoritmo de PID. entao somos forçados a manter a melhor linearidade/resolução possível. Como ?

Vish, tem muita coisa...

Começando pelo rádio, os Spektrums e futabas tem normalmente 1024(22ms de frame rate) steps de resolução por canal, o DX7se tem 2048 (11ms de frame rate) daí vai para o gyro que tem que ser capaz de repassar a mesma resolução, o esc que terá que aproveitar bem esta resolução, e o motor precisará ter uma curva de torque mais ou menos linear motivo pelo qual motores com KV mais alto nao se dao muito bem (a curva de torque é linear em uma faixa de rotaçao muito estreita)

todos esses componentes influenciam, tanto no comando quanto na correção. e sao propagados de forma cumulativa
Avatar do usuário
DePaiva
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 11:07 am
Localização: Campinas - SP

Mensagem por DePaiva »

[quote:834408c230="Hilton"]Meu gyro HK... sem previsão. Não tem um para emprestar não?

T+[/quote:834408c230]

Hilton, como anda a ssua montagem? Alguma novidade?
Avatar do usuário
Hilton
membro
Mensagens: 315
Registrado em: Ter Mai 29, 2007 11:33 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Hilton »

[quote:d52e453241="DePaiva"][quote:d52e453241="Hilton"]Meu gyro HK... sem previsão. Não tem um para emprestar não?

T+[/quote:d52e453241]

Hilton, como anda a ssua montagem? Alguma novidade?[/quote:d52e453241]

Continuo esperando o terceiro gyro. Não sei quando chega.

Será que dá para voar sem o gyro da cauda (horizontal)???

:wink:
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

nao rola, tem que estar tudo igual, inclusive os escs.
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

acho que ele quis dizer da cauda mesmo.
Cara... levantar até pode ser que consiga, mas como vai ficar as compensações? Vai ficar tudo na mão... e haja mão, ehehhehe.

Abrcs!
Responder