Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Eu fiz um shunt do tutorial!! Falta calibrar com ajuda de um e-meter para não ter erro.
Muito fácil de construir!!
[url=http://j.imagehost.org/view/0969/Life_1100][img:41918b2de8]http://j.imagehost.org/0969/Life_1100.jpg[/img:41918b2de8][/url]
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Nelysson
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Ago 27, 2010 12:39 pm
Localização: Salvador (ba)

cessna

Mensagem por Nelysson »

Estou a construir um cessna 182 para a faculdade. sem a eletronica. ele tem 2metros de invergadura por 1,50m. qual o tamanho da hélice para ficar proporcional ao tamanho desse cessna? :?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Cessna 182 usa hélice de de 6,83pés para uma envergadura de 36 pés (1:5,27). Basta dividir sua envergadura (2m) por este número (5,27) para concluir que a hélice escala para ele é 37,94cm (14,94 polegadas, ou 15 polegadas para arredondar)
Avatar do usuário
André Dias
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Seg Ago 30, 2010 12:23 am

Mensagem por André Dias »

Estou montando um Sea Fury de madeira de balsa, no final acho q vai ficar com cerca de uns 5 kilos to sem saber qual motor usar se elétrico ou a combustão, não tenho nem idéa então venho pedia a ajuda de todos vocês que são mais esperientes do que eu, muito obrigado.
daniel hoeppers
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Qua Jun 23, 2010 4:20 am
Localização: balneario camboriu sc

Mensagem por daniel hoeppers »

Alex,,vou fazer o shunt do tutorial ,,obrigado pela dica!!
Segue o video do meu Piper sem ailerons,,primeiro voo
Não reparem na pilotagem,,é meu primeiro modelo que voa,,,kkkk

http://www.youtube.com/watch?v=aLYGRIMApPI[/yt]
Nunca vi um urubu estolando!!
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:77bb61e764="daniel hoeppers"]Alex,,vou fazer o shunt do tutorial ,,obrigado pela dica!!
Segue o video do meu Piper sem ailerons,,primeiro voo
Não reparem na pilotagem,,é meu primeiro modelo que voa,,,kkkk

http://www.youtube.com/watch?v=aLYGRIMApPI[/yt]
[yt]aLYGRIMApPI[/yt][/quote:77bb61e764]
Rapaz seu modelinho ficou muito bom, só não gostei da altura do trem de pouso e das rodas muito pequenas, no mais ficou beleza!
O voo pareceu normal, de quem já voa a muito tempo.
Abs
'Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Belo modelo. Parabens pela construção e pelo primeiro voo.
Corroborando com o Warne, o trem de pouso ficou no mínimo, diferente...
Ah, antes que me esqueça: Bela escolha para a trilha sonora.
Abs
Marco Aurelio (Mac2)
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
daniel hoeppers
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Qua Jun 23, 2010 4:20 am
Localização: balneario camboriu sc

Mensagem por daniel hoeppers »

Warner e Marco Aurelio
Muito obrigado pelos elogios e opniões,,isso me encoraja para melhorar a construção!
O trem de pouso fiz só para correr com o modelo aqui na rua de casa que é asfaltada,,queria ver se a trimagem estava meio que correta ,,tanto é que no pouso desse video ai o trem soltou fora depois que tentei pousar o aero ali no barro

Os voos seguintes pousei o aero em um mato baixinho que tinha ali perto,,pouso foi sem susto,,o modelo deceu devagar e simplesmente escorregou um pouco e parou,,bem tranquilo mesmo!! Tanto é que não estou pensando em clocar o trem de pouso novamente,,pois aonde estou voando não há lugar para pouso com trem de pouso.
Este foi meu primeiro voo ,,treinei algum tempo em simulador para me adequar aos sticks,,tive alguns sustos no inicio,,mas logo consegui estabiliza-lo
Vou voar mais algum tempo com a asa com diedro,,depois contruo outra sem diedro e com ailerons!!
To muito feliz com esse modelo,,estou tendo um bom aprendizado com ele!!
Sou muito grato a toda essa familia que é o E-voo,,graças a vocês muita gente como eu realizou sonho de contruir o seu próprio aeromodelo,,conhecer principios de aerodinamica e construção!!

Como eu sou fã de AC/DC a trilha não poderia ser outra,,legal saber que há membros que tem bom gosto para música!!

Hoje voei de manhã e de tarde,,to tendo uma autonomia de +ou- 15 a 20minutos,,considerando que minha bateria é 3s Li ion aproveitada de um notebock com baixa taxa de descarga acho que o resultado foi bom

Fiz mais um video,,dessa vez prendi uma camera no Piper e voei com ele,,mas os 110grs adcionais da camera o deixaram pesado,,não subi muito pois a bateria ja não estava la muito boa
Segue o video:

[yt]XNbgKn7IVqk[/yt]
Nunca vi um urubu estolando!!
Avatar do usuário
Rickremers
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Qua Jun 10, 2009 12:39 pm
Localização: Ouro Branco MG

Mensagem por Rickremers »

Ola alex stou querendo montar pipe como meu 1° aero...Queria saber pq vc usa 3 servos e nao 2 o 3° é pra que?

Eu poderia fazer um com envergadura de 1 metro? no isopor de papelaria?qual expessura deveria usar nesse caso....

As pontas arredondadas da asa voce colou separadamente ou so arredondou a propria asa?

E o radio dx5e dsm2 5 canais e bom pra usar no pipe e em outros modelos futuros?


POR FAVOR ESTOU MUITO AFIM DE FAZER SE PODEREM ME AJUDAR....
PRETENDO USAR ESE COMBO DE CF2822, MICROSERVO 9g , LIPO 3S....
eniovasconcellos
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 1:25 pm
Localização: juiz de fora - mg

Mensagem por eniovasconcellos »

Rickjf, por acaso você é de juiz de fora?
Os 3 servos não seriam : Leme, profundor e aileron?
O DX5 serve para o piper e vários modelos, os rádios mais caros como o dx6 por ex. tem facilidades com relação a trimagem, ajustes, cronômetro etc... o que provávelmente vc vai querer qdo tiver mais de 1 modelo. Me corrijam se eu estiver errado.
Responder