SmackDown - Estilo ou Tendencia?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Atitude
membro
Mensagens: 2301
Registrado em: Ter Mai 15, 2007 9:25 pm
Localização: Juiz de Fora - Minas Gerais
Contato:

SmackDown - Estilo ou Tendencia?

Mensagem por Atitude »

escrevi para o e-voo e para o super helis.

=========================

Neste material vou falar um pouco sobre estilo de vôo, ou tendência... essa interrogação vai ficar na sua cabeça e depois você me responde...

Uma conversa rápida com Adriano Neto, antes dele ir para o IRCHA e para o XFC , um bate papo com o Alan qnd ele esteve no Brasil e uma breve pesquisa pela WEB me deu um material bem interessante que esta abaixo para vocês, espero que gostem.



A historia do Helimodelismo não me cabe escrever nesta matéria pois quero “falar” agora sobre estilo de vôo e tendências... em um outro material eu faço um pouco da historia do heli.

O helimodelismo começou sendo um modelo que se voava “escala” ou seja, fazia-se um vôo semelhante ao vôo real, compondo manobras sempre o mais próximo da realidade de um Helicóptero Full.



Por volta de 1980 apareceu nas pistas “um cara chamado” Curtis Youngblood, se não me engano Texano e apresentou um vôo mais “adrenado” e bem mais rico em manobras de cauda, os famosos piro maneuver, que utilizam mais a cauda com giros em torno do próprio eixo, completos ou incompletos, alterando o curso e percurso do heli, assim como direcionais inversos.



Curtis, fazendo um vôo mais “aberto” com a caixa de vôo mais “larga” começou a enriquecer os vôos dos modelos e começando a sentir necessidade de projetos mais performáticos. Inicia-se então as figuras geométircas nos vôos... Círculos, quadrados, elipses e etc...

Era um vôo mais harmônico,com adrenalina sim, porém sem muitos riscos , um vôo com mais “conteúdo” mais preciso e mais difícil logicamente de se “fazer”.

Logo após o Curtis outro nome forte que surgiu foi Alan Szabo. Alan foi um "discípulo" de Jason Krause (que começou com a idéia de se jogar o heli contra o chão simulando crashs). Jason foi o primeiro a ter essa idéia de passar perto do chão mostrando perícia e precisão,inicia-se então um estilo de vôo com mais riscos que as tendências anteriores.

A grande diferença foi que Alan desenvolveu esse estilo de vôo muito mais rápido que Jason e começou a despontar no cenário com muita força e velocidade.

Alan Szabo na época piloto da Thunder Tiger, voava os Raptors originais com o antigo sistema de 1 servo para cada comando,ele só foi voar CCPM quando saiu da Thunder Tiger e foi voar para a Avant, com o Avant Aurora (CCPM) Alan ganhou seu primeiro lugar no XFC 2007.

Mesmo assim ainda era pouco, ele precisava de mais...

Neste meio tempo em que ALAN divulgava a Avant pelo mundo, eis que surge um cara que tinha uma fabrica de utensílios do lar (aspirador de pó, ar condicionado, etc), o mesmo havia comprado um helicóptero chines de brincadeira e havia gostado, com isso queria fabricar um que voasse mesmo, já que o que ele havia comprado era de brinquedo e não funcionava muito bem..

O nome dessa fabrica era simplesmente a ALIGN.

Antes de sair da Avant, Alan foi convidado pela Align (junto a Marcus Kim) para ajudar a desenvolver o primeiro heli da Align (o T-Rex 450 V1), após isso, em aproximadamente 6 meses, foi criado o protótipo do TRex600 elétrico (o primeiro heli elétrico categoria grande, ou seja, tamanhos de pás superiores a 600mm)

Quando lançou o TRex600 elétrico, Alan definitivamente abandonou a Avant reclamando de problemas pessoais com o dono da mesma.

Então surge Alan Szabo com os lendários T-REX... um heli rápido, robusto, eficaz e com custo beneficio muito atrativo.

Alan com estes modelos, pode descer ainda mais o vôo, fazer bem mais perto do chão e fechar a caixa de vôo ainda mais... ou seja, tudo que se fazia com um heli em 100m2 podia-se fazer em 20m2 ou até menos. Criou-se então o estilo de vôo Smack Down, perto do chão e com caixa fechada!!!Até hoje é o estilo mais popular e mais interessante .

De 2007 para frente a ALIGN revolucionou, nesta época Alan já viajava o mundo mostrando o que um heli era capaz de fazer e o que a ALIGN tinha a oferecer.

Abaixo voo do Alan no IRCHA 2010
http://superhelis.com.br/?pg=noticia&id=245

Temos hoje vários nomes fortes no estilo “Smack Down”, opinião pessoal e acredito ser também da maioria dos pilotos que voam forte pelo Brasil e Mundo é que o melhor atualmente em “SD” seja Tareq Alsaadiu, um Israelita que voa hoje como ninguém.

Abaixo voo do Tareq
http://superhelis.com.br/?pg=noticia&id=245

Depois de uma fase de muitos anos sendo o estilo mais forte no mundo e principalmente nos EUA onde o helimodelismo é muito praticado, o smack down esta começando a perder espaço.

Baseado nos campeões mundiais hoje, nos resultados do 3D Masters, IRCHA, XFC e outros, estamos vendo que a tendência esta sendo menor para apenas o SMACKDOWN, estamos indo para uma mistura harmônica entre o vôo “caixa aberta”, citado acima por ser “criado” por Curtis e o smack down do ALAN, visualmente um vôo mais bonito...


Hoje o campeão do 3D Masters tem este estilo, um vôo mais corrido, mais "pauleira", mais aberto, lógico que com momentos bem fechados e perto do chão.

Todo mundo que entrou voando forte apareceu depois da Align, tanto pilotos como marcas, Alan hoje é referencia do “smack down”.

Adriano neto trouxe um resultado de 4 no Mundial por já estar treinando e voando com esta tendência citada acima..

Citação do Adriano : Misturar “antigueira” com estilo de hoje.



Abaixo vídeo do Adriano Neto, no IRCHA 2010, voo que lhe deu a 4ª posição na competição que tinha presente os melhores pilotos do Mundo.
http://superhelis.com.br/?pg=noticia&id=245

Bem pessoal, acho que deu para mostrar um pouco o que eu queria. Deixo a pergunta: Estilo ou Tendência?
stilo ou Tendência?

Obrigado Adriano pela amizade de sempre,obrigado Alan!! Obrigado a vocês.

Bons voos... e muito 3D!!!

Eduardo Machado
Super Helis Team
CheckList!!!
"Habilidade é o que você é capaz de fazer. Motivação determina o que você faz. Atitude determina o quanto você faz isso bem feito."
Avatar do usuário
Steka
membro
Mensagens: 985
Registrado em: Qui Jun 19, 2008 11:29 am
Localização: Cerquilho - SP
Contato:

Mensagem por Steka »

muito legal a matéria

parabéns !

ABS
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Pois é Eduardo, eu diria que é estilo motivado pela tendencia, pois me lembro dos vôos do Alan de alguns anos atrás, eu particularmente achava os vôos dele mais bonitos, mais "fluidos", mas como a tendência atual (motivada pela concorrência entre os fabricantes) é tirar "leite da pedra" nos helis, acaba que os pilotos que querem se despontar tem que se adaptar ao estilo SD, mas fico feliz em ver que estilos mais mistos de vôo como o do Adriano estejam em evidência, pois é o meu estilo preferido...

Recordar é viver, alguém aí se lembra de uma época em que o vôo acrobático com helis era chamado de "Hot-Dog"?? Se não me engano isso era na época em que um Shuttle da Hirobo era novidade.

Abraços.
Avatar do usuário
Victor-SP
membro
Mensagens: 873
Registrado em: Qua Dez 31, 2008 12:05 pm
Localização: Sao Paulo - sp

Mensagem por Victor-SP »

Muito bacana Atitude, parabens!
Só uma dúvida: o Tarek é de Israel mesmo? ou EAU?

abraços
Avatar do usuário
pintcher
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Sex Out 10, 2008 1:19 am
Localização: Americana-SP

Mensagem por pintcher »

parabens pela materia,muito boa
Avatar do usuário
Alex Câmara
membro
Mensagens: 5378
Registrado em: Dom Mar 04, 2007 12:03 am
Localização: Montes Claros - MG

Mensagem por Alex Câmara »

Bacana a materia

Mas sou fã incondicional de SmackDown

Tareq é dos Emirados Árabes
Avatar do usuário
JP2D
membro
Mensagens: 721
Registrado em: Qui Dez 27, 2007 5:10 pm
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Mensagem por JP2D »

Muito bom o texto.
Parabéns Atitude
Abraços JP
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Parabéns pelo artigo, muito elucidativo.
Pessoalmente não curto muito o vôo smackdown (aprendi esse termo agora, obrigado!), gosto do caixa aberta mesmo, embora admita que o smackdown é mais difícil e de muito mais adrenalina.
No feriado tava voando com o CX500 (um vôo meio escala, recém estou aprendendo a fazer circuitos decentes) e um colega de pista ainda comentou "primeira vez que vejo alguém voando assim, como helicóptero escala, tanto ao vivo quanto no youtube". Detalhe, sou o único voando heli aqui na cidade no momento.
Realmente, se formos ver os vídeo na rede, só aparece ou o iniciante hoverando ou os feras voando smackdown radical. Poucos vídeos são de vôos "caixa aberta".
Pra acrescentar, as poucas manobras acrobáticas que já faço são a pirueta em hover (se tiver um nome específico, agradeço a informação) e, partindo do hover baixo em idle-up, uma acelerada rápida seguida de uma baixada rápida de stick, fazendo aquele barulho forte de pás no vento.

Aliás, fica a sugestão: um dicionário de nomes de manobras básicas, sempre leio sobre flips, etc, mas não sei exatamente como é cada manobra.
Nada mais prático do que uma boa teoria.
Avatar do usuário
Atitude
membro
Mensagens: 2301
Registrado em: Ter Mai 15, 2007 9:25 pm
Localização: Juiz de Fora - Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Atitude »

galera corrigi a natureza do Tareq e ate agora nao formei opinião, heheheh
estilo ou tendencia? heheheh
Avatar do usuário
lucas_p
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Mar 24, 2010 10:20 am
Localização: Goiania- GO

Mensagem por lucas_p »

A meu ver acho bem impossivel o estilo smackdown desaparecer u até
perder espaço. Os que ja viram de perto um grande piloto fazer aquelas
loucuras(tic toc, funil, chaos, funil em oito) com o heli a 1 metro do chao ficam vislumbrados. É muuuuuuuita adrenalina, mesmo pra quem está apenas vendo.

O piloto entao... fica mais louco e viciado ainda. Só que tem um pequeno
infortúnio: Exige muita dedicaçao e disciplina. Coisa que pouquissimos pilotos tem :(
Dai eu acho que surge um tentativa da galera de criar um estilo mais tranquilo e
que nao exige tanto da habilidade... um estilo mais facil.

Nao faço praticamente nada de 3D, mas tenho total admiraçao pelos caras
que viram o heli do avesso. Acho muito louco!!!! É bonito e emocionante pra
c*****o. Sem palavras.

SMACKDOWN PARA SEMPRE!!!!!!!
Responder