Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
eniovasconcellos
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 1:25 pm
Localização: juiz de fora - mg

Mensagem por eniovasconcellos »

Olá pessoas, montei um piper deste tutorial mas não deu certo, fiquei com algumas dúvidas com relação às medidas, pretendo recomeçar o projeto. Achei uma planta na net, gostaria de saber se eu posso seguir as proporções considerando 1,20 de envergadura. vejam:

[img:fe6a1523bf]http://www.showjairmacedo.net/images/Piper-L4-Cub-1.jpg[/img:fe6a1523bf]

[img:fe6a1523bf]http://www.showjairmacedo.net/images/Piper-L4-Cub-2.jpg[/img:fe6a1523bf]

abraços!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Desculpe minha ausência deste tópico, seguem alguns comentários:


Daniel,

Parabéns pelo modelo, ficou com um ótimo acabamento (só merecia um trem melhor, como o Warne já disse) e o vôo foi bem estável, não se preocupe que você melhorará com a experiência mas a pilotagem já está excelente.


Rick,

Escolhi este tamanho por ser um bom compromisso entre estabilidade, peso e potência necessária para voar. Com 1m tem que ficar bem mais leve para ficar bom, neste caso eu recomendaria um brushless de 18g com bateria 2S de 350mAh para não ficar muito pesado.

Até dá para usar isopor de papelaria, mas não dá firmeza e esfarela, acaba não valendo a pena para a maioria dos modelos. Isopor P3 para isolamento térmico é muito melhor.

Isopor de papelaria pode ser usado com bom resultado se for chapeado com papel kraft, mas novamente é preciso tomar cuidado com o peso. Exemplo: http://www.gibbsguides.com/article10-C130-part01.htm

Quanto aos canais, é o que o Enio disse.


Enio,

Esta planta também vai bem. O que fiz foi baseado nas 3 vistas do original, assim como esta planta de L4 que você postou, então o resultado final é o mesmo.
Avatar do usuário
Rickremers
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Qua Jun 10, 2009 12:39 pm
Localização: Ouro Branco MG

Mensagem por Rickremers »

Ola Enio sou de Juiz de Fora sim.....porem moro em Ouro Branco MG, mas estou sempre por aii!! Meus pais moram ai...
Avatar do usuário
Rickremers
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Qua Jun 10, 2009 12:39 pm
Localização: Ouro Branco MG

Mensagem por Rickremers »

Alex.... no caso avioes com esse motor E max cf2822 eu terei dificuldades para usar em modelos com 1m de invergadura?

Se eu usasse bnddeijinha no lugar de isopor ficaria mais leve....acha uma boa ideia?
Avatar do usuário
Rickremers
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Qua Jun 10, 2009 12:39 pm
Localização: Ouro Branco MG

Mensagem por Rickremers »

Alex me diga que tipo de material vc consegue aii em JF pois aki onde moro só bandeijinha e isopor P0....Se puder me dar uma media de preço dos materias tbm....obrigado
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Rick, bandejinhas são complicadas de juntar, já vi alguns caras que conseguem fazer que nem dá para ver as emendas, mas via de regra fica um troço torto e frágil.

Não é que seja difícil fazer um modelo pequeno com 2822. Eu mesmo uso para quase tudo, mas como uso as mesmas LiPos 1300mAh 3S para todos os pequenos acabam ficando com maior peso (cerca de 400g) do que deveriam, e uma relação peso/potência difícil de administrar para um iniciante (se acelerar tudo perde-se o controle facilmente).

Em qualquer cidade razoável do país se acham embalagens de geladeira usadas e isolamento térmico (isopor P3 é muito usado em sistemas de ar-condicionado e câmaras frigoríficas).
Avatar do usuário
Rickremers
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Qua Jun 10, 2009 12:39 pm
Localização: Ouro Branco MG

Mensagem por Rickremers »

Alex, Entendo....vou olhar mas acho que terei que comprar em outra cidade....
Mas em relação ao motor...se eu usasse uma bateria mais leve nao resolveria?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Se for fazer com 1m, tente deixar o peso em torno de 300g e usar uma bateria 2S de uns 700mAh, deve ser o suficiente. Neste caso provavelmente uma hélice 9x7 vai bem (chute rápido, nem verifiquei a tabela de consumo).
Avatar do usuário
Rickremers
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Qua Jun 10, 2009 12:39 pm
Localização: Ouro Branco MG

Mensagem por Rickremers »

Alex, entendo..... mas no caso esse peso de 300g é so no isopor ou com todos os componentes para voo?
Em relação à bateria qual seria a diferença na PRÁTICA desta 2s 700mAh para uma 3s 1300mAh?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

300g tudo junto para voar. 320g no máximo.

Veja, para 1m de envergadura este modelo ficaria com cerca de 17cm de corda, área de asa de 16dm².

Se ficar com 320g dá carga alar de 20g/dm², dentro do que vai bem para um modelo deste tamanho.

Com 1,2m e 600g dá uma área de asa de 25dm², carga alar de 24g/dm², 20% maior, o que dá a uma velocidade de cruzeiro 9,5% maior. Pode até ser um pouco mais pesado que isto que ainda vai bem.

É por isto que comecei a fazer modelos cada vez maiores :P Como não conseguia cumprir as metas de baixo peso para modelos pequenos, aumentei os modelos.
Responder