Saturno P30 - TETRA CAMPEÃO Argentino

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Jim Moseley
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Dom Mai 07, 2006 9:04 pm
Localização: Ajax, Ontario, Canada

Mensagem por Jim Moseley »

I was at another 3-day meeting at Geneseo, NewYork, this past weekend at which I flew P30 and other events.

I'd like to say that my Saturno won its event ... it had the potential to do so .. but it was not to be. My first flight d/t'd down at 3:15. I wound for the second but the motor blew just after I removed the blast tube and before I'd hooked on the prop, taking out a number of spacers and with much tissue damage.

No more contests now until next August and September but it will be ready - and maybe joined by another Saturno as a back-up model
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Sad news...

But that is why we consider them disposable... In contest we always have at least two but normally three models and they always come back semi destroyed...

Alfredo has gifted me a couple of light balsa laser cut sheeted fuselages. I do not know if it can take a blown motor but I think I will discover soon…
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Saturno papa mais uma e é TRI CAMPEÃO Argentino nas mãos do Cristian!!!
https://docs.google.com/leaf?id=181P9OrGqhN8IUyPSFQ0PktFzIBqlB0zH2Hx-x_Zips5pkHHKGIcoX-kSYgE5&hl=en_US&pli=1
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:ae6d7fc257="Alexandre Cruz"]Saturno papa mais uma e é TRI CAMPEÃO Argentino ...[/quote:ae6d7fc257]
Tri campéon y sin la ayuda de la mano de Dios :)
Com certeza também só vai dar ele no Brasileiro 2012. Parabéns por essa façanha que acredito seja inédita no modelismo brazuca.
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:0936b65e8b="betocastrucci (em 4 de maio de 2009)"]Não sei porque mas acho que iremos ver montes desse modelo voando tanto aqui no Brasil quanto na Argentina... O problema maior dele é que perde mesmo.[/quote:0936b65e8b]

E eu não sei porquê mas acho que veremos uma evolução do mesmo tipo no F1B...
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Peguei os dados com o Cristian:

[quote:f6b49befbc]No hay mucho detalle..
caña de carbono
ala de saturno v4 estab saturno v4
entelado microlite
yy creo que nada mas jajajaj
Eduardo Yamin dice: cortado por aerolaser
37 gramos sin la trompa..
la goma exactamente 10 gramos lubricada
6 loops
descarga corta..
1100 vueltas
[/quote:f6b49befbc]
Anexos
Cristian_SaturnoCampeao.jpg
Cristian_SaturnoCampeao.jpg (18.51 KiB) Exibido 23602 vezes
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Parabéns ao Cristian, ano passado ele já tinha sido o vice-campeão (com Saturno também).
E realmente a fuselagem tubular é uma simplificação e tanto no modelo, agora ficou mais fácil ainda fazer um P30. Será que ainda necessita de blast tube?
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:eddf9b4e4b="betocastrucci"]Parabéns ao Cristian, ano passado ele já tinha sido o vice-campeão (com Saturno também).
E realmente a fuselagem tubular é uma simplificação e tanto no modelo, agora ficou mais fácil ainda fazer um P30. Será que ainda necessita de blast tube?[/quote:eddf9b4e4b]

No nacional muita gente carregando fora, o Cristian foi um campeão "moita" pois não vi ele carregando nenhuma vez, claro que eu estava (e ele também) preocupado com os voos de planador, que dominaram aquele dia com 30 participantes.
Já faz uns meses que ele me falou que usava fuselagem de carbono (retirada de varas de pesca) e me contou que prende o tubo na furadeira de mão e lixa até que ele fique quase transparente e eu logo imagino o pò venenoso que sai desse processo, deixei então uma fuselagem para ele fazer pra mim pois apesar que eu não entrar mais em competições continuo voando P30 quando o vento permite. Parece que fica bem fino mesmo na parte trazeira, logicamente o nariz não deve ser tão lixado. Me pareceu uma solução ideal para dias com algum vento já que as fuses estruturadas de varetas quebram só de segurar nesses dias. o grande problema continua sendo o ajuste de TL que em seção cilíndrica é um saco.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

O Cristian me mandou as fotos do Saturno V4 tiradas hoje:
https://picasaweb.google.com/Eduardoyamin/SaturnoCristian#slideshow/
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

o Cristian gamou no modelo realmente.....esse é o modelo que ele está construindo para o pai competir no nacional 2012.

[img:35c230f9a6]https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/418535_3334759445835_1174022744_3383340_1619930902_n.jpg[/img:35c230f9a6]
Responder