Review FrSky - Quase 3 Km de alcance!!!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

A telemetria do FrSky é mais para o público do faça-você-mesmo, veja os exemplos.

Basicamente qualquer par de coisas que dê uma saída analógica (volts, ampéres, temperatura, etc.) já serve para ser ligada ao RX sem nenhuma eletrônica ativa adicional além do sensor, no máximo uns 2 resistores e capacitores.

A telemetria serial também é para o público do faça-você-mesmo, pode-se ligar um GPS diretamente à entrada do RX se quiser só sinal do GPS, mas qualquer microcontrolador pode enviar sinal serial por ali.

Para decodificar isto é preciso programação mas já iniciativas de código aberto para isto.

Exemplos:
www.rcmodelreviews.com:
[img:27c3cd2e9a]http://www.rcmodelreviews.com/images/diy/frskytelem5.jpg[/img:27c3cd2e9a]

http://code.google.com/p/er9x/
Anexos
telemetria.PNG
telemetria.PNG (23.29 KiB) Exibido 28095 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:4245ca6cb4="valter_ribeiro"]Muito bom Alex, mas para mim que voo helis em "modo normal" o alcance de 500 a 700 metros do 9X original já são suficientes.
Mas parabéns pelo trabalho, muito bom, como sempre.[/quote:4245ca6cb4]

Tem razão, o Turnigy 9 me surpreendeu também. Acredito que o alcance dele com confiabilidade vá bem mais longe que os 700m, mas foi até onde testei. O que mais me impressionou foram os 520m com duas paredes no meio.

Depois vou colocar o módulo Turnigy no teste desta mesma janela para ver o que acontece.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Alarme de RSSI em ação, e o melhor é que não tive que configurar nada para isto.

[yt]RzxIwXusjLY[/yt]
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O pessoal do RCgroups me lembrou de um teste que foi feito a 5,2Km:

http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF&msa=0&msid=116779327586823722667.000488603ef29b668165b
Avatar do usuário
sam_bauer
membro
Mensagens: 669
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:41 am
Localização: Jaú, SP

Mensagem por sam_bauer »

Alex... então no final vc aprova ela? è seguro usar em glow?

Tem um amigo querendo comprar para colocar no 9cap dele... pena que o meu 10c não tem modulo externo :(
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Eu usaria tranquilamente, considero mais do que seguro já que a maioria dos rádios "de grife" não chega neste alcance com bom nível de sinal nestas condições de teste.

Dá para adaptar em qualquer rádio, mas precisa de um trabalhinho de solda.
Avatar do usuário
AgPilot
membro
Mensagens: 1646
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 6:09 pm
Localização: Sapezal - MT

Mensagem por AgPilot »

Bom já que está fazendo o review, entende de eletrônica e está com o equipamento nas mãos vou te encher de perguntas:

[b:5916acefee]Sobre a antena:[/b:5916acefee]
1 - O conector é SMA? Dá pra adaptar essas antenas de roteadores com mais dBi?

2 - Sabe de quantos dBi é a antena?

3 - Supondo que a antena omni que veio seja de 3dBi, se eu colocar uma omni de 6dBi ou 8dBi, esta nova antena vai me ajudar a mandar o sinal mais longe e também receber melhor os dados enviados pelo receptor?

[b:5916acefee]Sobre o RSSI:[/b:5916acefee]
1 - O que gostaria de saber é como funciona o comportamento dos bips em relação ao enfraquecimento do sinal? Quero saber a sequência dos bips com um aero se afastando até perder o sinal?

Faço essa pergunta para saber se somente pelos bips conseguiremos saber até aonde podemos ir e quando é melhor retornar antes de perder todo o sinal!

No meu entender se eu estiver voando FPV com meu aero a uns 3 Km, assim que começar a apitar já poderia iniciar a curva de retorno?

Isso até dispensaria utilizar um OSD com RTH, pois sempre saberiamos a hora de retornar pela iminência da perda do sinal, ai poderia comprar um OSD mais simples, tipo o EZOsd que não tem RTH.


[b:5916acefee]Sobre o cabo que vem junto:[/b:5916acefee]

1 - O cabo serve pra que? É serial?
Align T-Rex 250 / 600 ESP / 700E 3G - Jatos Bae Hawk Feibao K140, Falcon 120 K80, L-39 Feibao K100 - TAMEcat 40 FPV - Futaba 7C - Futaba 8FGH
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Agpilot, sobre a pergunta da antena, está no primeiro post é de 2dBi.
Quanto a sua pergunta 3 sobre colocar outra antena o alexcmag também citou no 5º post ou segundo dele.

[i:3ca098ff32]"...Imagino que em condições melhores deva chegar a uns 6km com a antena original. Um jeito que pensei de testar isto é colocar um modelo viando alto com dois receptores, um destes e outro qualquer. Aì alguém se afasta 6Km com o TX acompanhando o RSSI.

Com uma antena patch de 6dBi o alcance dobra, então acho desnecessário um booster (além de ilegal)..."[/i:3ca098ff32]
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O conector é SMA então dá para colocar uma amtena de maior ganho no TX tranquilamente.

Mas lembre-se que uma de 5/8 de onda de 6dBi ou 8dBi omni não é exatament omni. A propagação delas é uma rosquinha, como qualquer outra antena deste tipo, mas quanto maior o ganho mais achatada a rosquinha então mais perpendicular ao modelo ela tem que estar. É mais fácul usar uma patch neste caso.

Como cabo de antena também perde ganho, minha sugestão para aumentar pacas o alcance é fazer uma extensão do conector de módulo e colocar o módulo num tripé, o mais alto possível, de preferência no tracker do receptor de vídeo.

Voando FVP provavelmente começaria a apitar com uns 6km se não fizer nada direito, o pessoal do RCgroups testou 5,2km sem apitar. No video dá para ver os níveis de alerta de RSSI, no começo é um apito intermitente, depois um chato pacas. No intermitente indica atenção, é bom voltar. No chato pacas se não voltar perderá o modelo.

Eu não dispensaria OSD com RTH porque é fácil perder a referência então é bom alguma coisa para ajudar a achar a direção de casa.

O cabo é serial RS232 para conectar ao PC, eles têm também uma versão USB mas é adquirida à parte. Em todo caso é fácil achar conversor USB-Serial.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Recebi esta pergunta, como com certeza tem mais gente com a mesma dúvida vou responder aqui.

[quote:05aaf50e99]Gostaria de comprar um combo da FrSky para colocar no meu futaba 7cap, qual seria o combo correto?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14354&Product_Name=FrSky_DF_2.4Ghz_Combo_Pack_for_Futaba_w/_Module_&_RX
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14348&Product_Name=FrSky_FF-1_2.4Ghz_Combo_Pack_for_Futaba_w/_Module_&_RX
Daria pra simplesmente substituir o modulo, sem cortar a carcaça do tx?
Você conhece algum tópico para me indicar que mostre passo a passo para deixar o radio 72 e 2.4? Fale a pena?
É que eu tenho cinco receptores 72... [/quote:05aaf50e99]

Infelizmente o 7CAP não usa módulo, então é preciso a aborgadem "hack" de modificar o transmissor.

O Edgard já descreveu o processo para módulo Assan em http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=62651, no caso do FrSky é quase a mesma coisa, mas precisa de um botão e um LED adicional.

As vantagens de fazer isto com o FrSky são:
- Preço
- É FHSS, usa toda a faixa de frequências
- Alcance pra lá de full-range

Se não quiser telemetria o mais fácil é o módulo hack ( http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14353&Product_Name=FrSky_V8HT_2.4Ghz_DIY_Module_ )

Para ter telemetria, dá para usar qualquer outro (no caso melhor o Futaba , http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14354&Product_Name=FrSky_DF_2.4Ghz_Combo_Pack_for_Futaba_w/_Module_&_RX ) e tirar da caixa.

O tópico do RCgroups mostra como adaptar qualquer um destes num Futaba 7CAP: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1277656

A preocupação de não furar o TX é um ponto constante, infelizmente não dá para fazer omelete sem quebrar os ovos.

O máximo que dá para refrescar é, por exemplo, usar a chave trainer como saída para a antena. Trocando a bateria por uma LiPo menor dá para colocar a placa com a chave bind no compartimento de bateria, e não há problemas em deixar o módulo ligado o tempo todo, aí basta desligar a parte de 72MHz (para não queimar a saída com a antena recolhida) tirando o cristal. Os Futaba geralmente têm até um porta-cristal no compartimento de bateria.
Responder