Review FrSky - Quase 3 Km de alcance!!!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
AgPilot
membro
Mensagens: 1646
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 6:09 pm
Localização: Sapezal - MT

Mensagem por AgPilot »

Pessoal, desculpem, acabei fazendo algumas perguntas sem prestar atenção em alguns dados das fotos, acho que estou ficando louco!

Quanto ao RTH ( Return to home) eu troquei as bolas, eu quis dizer Autopilot.

Pois estou num dilema, se compro um OSD EagleTree que é completo com Autopilot ou um EZOsd que não tem Autopilot. Pois o Autopilot salvaria o avião caso saísse do alcance, mas com esse sistema de aviso, se não desse nenhuma pane eu nunca sairia do alcance do rádio!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Confundi as siglas também.

HTH (Heading To Home) ou BTH (Bearing To Home) são essenciais.

RTH (Return To Home ou Rudder To Home) também é desejável, mas realmente o alerta de telemetria é um bom auxílio.

Eu tentaria ter o RTH de qualquer jeito, pretendo providenciá-lo antes de tentar voar muito longe. Apesar do alarme no rádio para voar muito longe sempre há alguma chance de precisar dele. Por exemplo pode perder o vídeo, ou passar atrás de uma árvore, entre outros.
Paulo Bullara
membro
Mensagens: 157
Registrado em: Seg Mai 03, 2010 4:05 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Paulo Bullara »

Gostei muito do jeito que o Edgard colocou o modulo 2.4 no 7cap dele, acho até que perdi o medo de furar a carcaça do meu, vou pedir meu modulo ainda hoje, só um duvida, o modulo que ele colocou tem um cabo que liga o mesmo a antena de forma articulada, já o combo da FrSky não tem, a antena é direto no modulo, será que da pra colocar assim mesmo ou tenho que comprar o cabo a parte?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O módulo hack (sem telemetria) tem um cabo para colocar o conector SMA na carcaça.

O módulo Futaba com telemetria é uma caixa fechada, mas se abrí-lo tem um rabicho dentro de qualquer jeito, só é preciso fazer uma extensão para a placa com o botão de bind.
Anexos
FrSky_opened.jpg
FrSky_opened.jpg (55.29 KiB) Exibido 27864 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

Eu sei que vai dar briga mas...

Depois desta... babau spektrum!!!!

Um rádiozinho de 100 doletas (rádio + Módulo) matou a pau!!!!


Assim que começar a voar Aeros e maiores, ele s vão ganhar um Frsky, COM CERTEZA!!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Quanto ao módulo e receptores não há muito o que dizer, passou muito bem nos meus testes, mas o melhor ainda foi passar nos testes do rcmodelreviews.com com direito a analisador de espectro e gerador de sinal RF.

A oferta de receptores não é tão extensa, mas 8 canais de longo alcance e baixo custo e 4 canais super-leve (mas mesmo assim chega a 2km apesar da especificação dizer 500m) já matam a pau.

O receptor de 4 canais é muito leve mesmo, minha balança não é tão precisa mas empata com Berg Microstamp 4L, GWS R4P, etc. então deve ser coisa de 3g, então dá para usar em qualquer coisa de pequena a parkflyer.

Em confiabilidade eu diria que os módulos FrSky ficam no mesmo nível dos melhores, como Futaba, Hitec, Multiplex, Airtronics, Jeti, etc. e bem acima dos Spektrum.

O rádio Turnigy 9 se comparado com qualquer outro produto na mesma faixa de preço ou ligeiramente superior mata a pau. Se comparado com outros produtos de 7 ou 9 canais chega perto e para a maioria dos usuários os recursos, mesmo os mais avançados, empatam com os rádios de grife de 7 canais, até ganham em alguns pontos. Para heli já percebi que há algumas deficiências, então uma boa receita para quem voa heli seria um TX mais sofisticado com um módulo destes. Os firmwares alternativos para ele, entretanto, são muito mais flexíveis e extensíveis e completam as lacunas, para quem tem dois hobbies (eletrônica e aeromodelismo).
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

Alex, quando você fala das deficiências para helis você se refere a configurações que rádio “maiores” tem e ele não né? Ou é referente a funcionamento mesmo? Não sou um helimodelista muito experiente, mas já iniciei minhas manobras usando esse 9X e não senti qualquer problema.
Seu review está me convencendo, quando terminar de montar meu heli classe 500 vou comprar um módulo Frsky, não por distância que realmente não preciso, mas pela confiança.
fdutra
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Set 01, 2010 12:58 pm
Localização: Vitória, ES

Mensagem por fdutra »

Estou com o mesmo problema para conectar o modulo no turnigy, só com muita paciencia para ele entrar e quando quer. é meio na tentativa e erro. ainda não descobri para onde mover os contatos para ele entrar certo.

outro problema que estou tento é na hora do bind.

me tira uma duvida, quando não esta bindado e o tx está desligado e vc liga o rx no esc+bateria. o rx acende alguma luz ( alguma luz reclamando falta de bind ou não conectado), ou ele fica apagado?
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Alex, tem saída RSSI no rx? Isso seria para poder ligar diretamente num OSD e ter as informações na tela.

Abrcs!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Valter,

O pessoal reclama de Idle-Up e Idle-Down no modo heli, como não vôo helis nem tinha percebido isto. Além disto não tem mixagens de rudder to throttle e swash to throttle que podem ser úteis para evitar que o maior passo do rotor de cauda ou do rotor principal diminuam a rotação, mas isto pode ser feito com as mixagens programáveis.

De resto tem as curvas CCPM, endpoints, subtrims, curvas de aceleração e passo, etc.


fdutra,

Que eu me lembre o LED do receptor Turnigy fica apagado quando não há sinal, eu usei isto para testar até onde ele recebia o sinal do TX enquanto eu descia pelo prédio de elevador, comparando com o FrSky, para medir o alcance com a antena reposicionada.

O do FrSky não lembro, posso descobrir isto à noite.


Igor,

Não tem RSSI no RX, só no TX, mas pelo que li o RX pisca quando há perda de pacotes (posso tirar a antena do TX e testar, pode ser que gere algum sinal aproveitável.

A fábrica andou ouvindo os usuários e colocou à venda uma versão com saída PPM no pino 8, para ligar em alguns OSDs e plataformas de estabilização.
Responder