Cessna 182 de PAPELÃO(Video de Vôo)

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

A marca, no dia que você tiver as 2 na mão vai perceber todas diferenças!

APC (genuína ou "stlye"/genérica) é bem mais grossa e dura, muito mais resistente e dá menos flutter (vibração) e dá mais empuxo na mesma rotação!!

Mas todas essas vantagens tem um custo, consumo aumentado principalmente em motores fracos.



GWS (ou similares como TowerPro) são mais finas e maleáveis, mais leves e gastam menos.

Porém geram menos empuxo, podem dar flutter se submetidas a altas rotações e quebram facilmente.



O dia que passarem os 2 tipos de hélice na sua mão você vai perceber na hora a diferença, porque é muito grande a diferença de um tipo para o outro.


Qual eu recomendo?

Motor 2822 é meio fraco, não gosta de hélice grande, SF ou pesada então:

*Se for comprar 9x5 compra a da GWS (essa DD que o pessoal insistem em chamar de HD).

*Se for comprar 8x4 compra APC Thin Eletric

*Não recomendo hélices SF, apesar do consumo dessa 8x6 ficar próximo da 9x5 o empuxo e pitch devem ficar iguais ou menores.


Como acho que a 8x4 vai ficar meio fraca pro seu modelo de 700g, voltamos lá na primeira coisa que eu falei: Usa 9x5DD da GWS!!!
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

[quote:417a2ba97c="Farleytufao"]hum.. vlw pela esplicação... provavelmente foi exatamente isto que aconteceu... mas no fim das contas, a 8x6 teve um rendimento melhor do que a 8x4 neste caso para omeu modelo certo?[/quote:417a2ba97c]

Sim, pois seu modelo precisava de pitch speed maior.

Em outro modelo que precisasse de empuxo, a 8x6 não ia adiantar em praticamente nada, pois dá o mesmo empuxo de acordo com algumas tabelas.
Avatar do usuário
vvelho
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Dom Set 19, 2010 11:40 pm
Localização: Tupã-SP

Mensagem por vvelho »

[quote:24db164489="Gustavo Murad"]A marca, no dia que você tiver as 2 na mão vai perceber todas diferenças!

APC (genuína ou "stlye"/genérica) é bem mais grossa e dura, muito mais resistente e dá menos flutter (vibração) e dá mais empuxo na mesma rotação!!

Mas todas essas vantagens tem um custo, consumo aumentado principalmente em motores fracos.



GWS (ou similares como TowerPro) são mais finas e maleáveis, mais leves e gastam menos.

Porém geram menos empuxo, podem dar flutter se submetidas a altas rotações e quebram facilmente.



O dia que passarem os 2 tipos de hélice na sua mão você vai perceber na hora a diferença, porque é muito grande a diferença de um tipo para o outro.


Qual eu recomendo?

Motor 2822 é meio fraco, não gosta de hélice grande, SF ou pesada então:

*Se for comprar 9x5 compra a da GWS (essa DD que o pessoal insistem em chamar de HD).

*Se for comprar 8x4 compra APC Thin Eletric

*Não recomendo hélices SF, apesar do consumo dessa 8x6 ficar próximo da 9x5 o empuxo e pitch devem ficar iguais ou menores.


Como acho que a 8x4 vai ficar meio fraca pro seu modelo de 700g, voltamos lá na primeira coisa que eu falei: Usa 9x5DD da GWS!!![/quote:24db164489]

Agora to começando a entender. hahaha', certo. com suas dicas vou comprar das 2 marcas(só não vou comprar tp,pois no site que pretendo comprar aqui no brasil não tem, mas as que estão vindo da hk são TP), vou comprar 1 ou 2 de cada para experimentar, GWS 9x5/8x6 e 8x4E thin eletric APC Genuina,com ambas, se precisar posso manter o acelerador no máximo o tempo todo ou corre o risco de esquentar muito tbm? Obrigado Gustavo Murad, obrigado mesmo.
É "NóiS" que Vôa Bruxão! HAHAHA'
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Realmente, ja havia percebido estas diferênças no material das helices, alguém me disse sobre o problema de flutter e maleabilidade das helices(acho que foi o Jonathã).

mas de acordo com a tabela, manter no máximo você até pode, mas na 9x5 por exemplo, vai forçar o motor mais do que a outras, vai esquentar mais que as outras pois também vai consumir mais que as outras, diminuindo o tempo de voo.

A graça do voo é voar! agora se quer fazer manobras como doido, construa uma Zagi! =D
Avatar do usuário
vvelho
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Dom Set 19, 2010 11:40 pm
Localização: Tupã-SP

Mensagem por vvelho »

[quote:64d5048c92="Farleytufao"]Realmente, ja havia percebido estas diferênças no material das helices, alguém me disse sobre o problema de flutter e maleabilidade das helices(acho que foi o Jonathã).

mas de acordo com a tabela, manter no máximo você até pode, mas na 9x5 por exemplo, vai forçar o motor mais do que a outras, vai esquentar mais que as outras pois também vai consumir mais que as outras, diminuindo o tempo de voo.

A graça do voo é voar! agora se quer fazer manobras como doido, construa uma Zagi! =D[/quote:64d5048c92]

hahahaha, agora vou ser obrigado a comprar as hélices, acabei de cair com o aeropapelão, estava muito vento,fui fazer o pouso tive que remeter pois o vento ficou mais forte ainda, quando fui fazer a curva pra tentar fazer o pouso me pareceu que o aeromodelo deu "stall" e caiu, a frente deu uma arredondada, e a hélice quebrou, fora isso ta inteiro. hahaha', indica algum site de postagem rápida para comprar hélice? obrigado
É "NóiS" que Vôa Bruxão! HAHAHA'
Avatar do usuário
podecha
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 8:29 am
Localização: Atualmente - Jau - SP

Mensagem por podecha »

E ai como vai.

Estava lendo seu tópico sobre o aero de papelão, ... uma ótimo idéia ...
O papelão que você se refere na verdade é um micro ondulado - e tem resistencia igual a pasta de polionda.

Use micro ondulado revestido, que são as caixas que tem um papel cartão colado sobre o micro, geralmente caixas de sapato com impressão colorida. O revestimento de cartão deixa o micro ainda mais forte.

A caixa de micro ondulado cru - (aquele que é marrom dos dois lados) cx de geladeira, etc. - é mais fraco.

O inconveniente é que ele muito mais pesado do que o depron.

boa sorte e bom voo
Avatar do usuário
podecha
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 8:29 am
Localização: Atualmente - Jau - SP

Mensagem por podecha »

Qualquer coisa uma cartonagem pode arrumar pra você folhas de "mala" - (impressões de teste) as folhas são bem grandes e não tem nenhuma dobra... vai ficar mais facil de você trabalhar
Avatar do usuário
jefersonalessandro
membro
Mensagens: 936
Registrado em: Dom Out 12, 2008 12:35 pm
Localização: Itauna _mg

Mensagem por jefersonalessandro »

[quote:c306386bb4="vvelho"][quote:c306386bb4="Farleytufao"]Realmente, ja havia percebido estas diferênças no material das helices, alguém me disse sobre o problema de flutter e maleabilidade das helices(acho que foi o Jonathã).

mas de acordo com a tabela, manter no máximo você até pode, mas na 9x5 por exemplo, vai forçar o motor mais do que a outras, vai esquentar mais que as outras pois também vai consumir mais que as outras, diminuindo o tempo de voo.

A graça do voo é voar! agora se quer fazer manobras como doido, construa uma Zagi! =D[/quote:c306386bb4]

hahahaha, agora vou ser obrigado a comprar as hélices, acabei de cair com o aeropapelão, estava muito vento,fui fazer o pouso tive que remeter pois o vento ficou mais forte ainda, quando fui fazer a curva pra tentar fazer o pouso me pareceu que o aeromodelo deu "stall" e caiu, a frente deu uma arredondada, e a hélice quebrou, fora isso ta inteiro. hahaha', indica algum site de postagem rápida para comprar hélice? obrigado[/quote:c306386bb4]

Amigo ai no estado de são paulo tem vários vendedores de hélices,procure em patrocinadores do forum .

Voce fez um modelo de papelão para testar materiais alternativos,ou foi por falta de matéria prima para construção?

Parabéns
"Aeromodelismo não é só jogar o aviazinho para cima "
Avatar do usuário
vvelho
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Dom Set 19, 2010 11:40 pm
Localização: Tupã-SP

Mensagem por vvelho »

[quote:07404f328a="podecha"]E ai como vai.

Estava lendo seu tópico sobre o aero de papelão, ... uma ótimo idéia ...
O papelão que você se refere na verdade é um micro ondulado - e tem resistencia igual a pasta de polionda.

Use micro ondulado revestido, que são as caixas que tem um papel cartão colado sobre o micro, geralmente caixas de sapato com impressão colorida. O revestimento de cartão deixa o micro ainda mais forte.

A caixa de micro ondulado cru - (aquele que é marrom dos dois lados) cx de geladeira, etc. - é mais fraco.

O inconveniente é que ele muito mais pesado do que o depron.

boa sorte e bom voo[/quote:07404f328a]

Obrigado amigo, ele é um pouco mais pesado que o depron mesmo,obrigado pelas dicas. abraços.

[quote:07404f328a="jefersonalessandro"]Amigo ai no estado de são paulo tem vários vendedores de hélices,procure em patrocinadores do forum .

Voce fez um modelo de papelão para testar materiais alternativos,ou foi por falta de matéria prima para construção?

Parabéns[/quote:07404f328a]

Não encontrei o estoque da hélice que queria em algumas lojas que ja comprei, mas ja encontrei uma.Foi também para buscar uma construção de outro tipo de material,pois tenho depron e ispor, mas foi mais com o intuito de construir um aeromodelo que aguente mais "pohada". obrigado amigo. rs'
É "NóiS" que Vôa Bruxão! HAHAHA'
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Se algum dia quiser tentar outro material diferente, faça testes com a Polionda (pastinha).

Estou com um aero em pastinha e estou adorando, praticamente indestrutível!!
Responder