Manual do Lama V4 em português

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
CyberJeff
membro
Mensagens: 325
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 3:49 pm
Localização: Salvador - BA

Mensagem por CyberJeff »

EduLP, esse é o espirito do forum, a medida que um vai aprendendo passa a informação pra quem tá precisando. Sempre leia bastante sobre esse assunto e sempre pergunte pra galera daqui quando tiver alguma dúvida, nunca deixe de perguntar porque sua dúvida pode ser a de muitos.

Um grande abraço e bons voos.
Avatar do usuário
rce001
membro
Mensagens: 253
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 3:43 am
Localização: Ubá - MG / 38

Mensagem por rce001 »

Taí o link do manual em portugues:
Eu mesmo fiz a tradução

Link: http://www.4shared.com/document/oDsd0hh0/Manual_Lama_V4_Traduzido_.html

Novo link, pois o anterior havia expirado. Up em 30/05/2011
Avatar do usuário
SpitCO
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 3:13 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por SpitCO »

Gostei da iniciativa do RCE001... e ai CyberJeff!? quanto tempo heim... to de volta. COmprei um LAMA na GABA, aqui em POA o danado deu problema nos servos no primeiro dia e depois não saia do chão no segundo dia. Mandei ele de volta e está trocado já, mas esta no interior do RS ha duas semanas e a sogrinha não me manda. hehehehe. Que angústia! Mas to ai. De volta ao fórum, revendo os amigos e disposto a ajudar.

Abraços!
Avatar do usuário
rce001
membro
Mensagens: 253
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 3:43 am
Localização: Ubá - MG / 38

Mensagem por rce001 »

Fiz algumas correções, quem já baixou se quiser pode usar o link acima para baixar o atual com as novas correções. Encontrando erros favor informarem neste tópico para fazer novas correções.
Avatar do usuário
rboos
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Out 10, 2010 8:15 pm

Mensagem por rboos »

Só por curiosidade pra quem é novato e recém adquiriu o LamaV4, ou pensa em comprar um...

O LamaV4 realmente vem 'regulado' ou trimado de fábrica, mas esta regulagem é feita com o helicóptero acima de 40cm de altura (geralmente regulam a mais de um metro), onde a proximidade do solo já não interfere tanto com o desempenho e estabilidade.

Assim, enquanto o novato está (e com toda razão) treinando apenas decolar e fazer hover, bem baixinho, [b:eaf93c3bcf]ele está todo tempo sob efeito do solo[/b:eaf93c3bcf], e o Lama tende a girar sobre o eixo, e inclinar um pouco para um dos lados. Alguns derivam para a traseira.

O novato também quer evitar afastar-se muito do chão, e[b:eaf93c3bcf] acelera menos do que o rpm de trabalho[/b:eaf93c3bcf], assim é natural que - comparado a rotação de regulagem original - ele gire no sentido oposto.

Depois de um tempo treinando para controlá-lo, mesmo que tenha que compensar com os sticks do controle remoto, a coragem vai chegando e a gente passa dos 40cm...

Neste momento vc percebe que ele tinha vindo bem regulado, e aprende a decolar com mais segurança, indo mais rápido do solo a +40cm; assim parece que ele sempre respondeu bem!

Esta dica é para iniciante como eu, pois nada pior do que receber seu lama, e antes de saber voar, tentar "trimar" o heli, coisa que nem precisava na realidade...

A gente só deveria julgar a trimagem original do Lama com ele distante do solo (pelo menos o equivalente ao diâmetro da hélice) e aí sim, se continua errado, fazer mudanças nos ajustes de ganho e sensibilidade do 4x1, ou outros...

Para confirmar, meu LamaV4, ao sair da caixa, inclinava para a esquerda a ponto de quase tombar, recuava até quase tocar nos meus pés, e girava no sentido anti-horário devagarinho. Eu compensava com os sticks, e ainda na mesma carga de bateria, quando tive coragem de passar dos 40cm, ele estabilizou perfeitamente: que bom que não saí "trimando" o que não devia...

Fica a dica pros iniciantes que compraram o LamaV4, uma diversão garantida!
RBoos
Storm450 CarbonFiber
DJI Phantom
Lawmate 1.2Ghz 1w
FatShark 5.8Ghz 600MW
FatShark Attitude Goggles
SpiroNet Cloverleaf Antennas
Responder