Carregador simples

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
rogerio andrades
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 2:26 pm
Localização: Charqueadas,RS

Mensagem por rogerio andrades »

Também não acreditei quando comprei, mas o que ela deve ter de corrente da para alimentar o meu tx, assim espero hehehehehehe. :lol:

Acabei de copiar o teu circuito vou por tudo dentro da base e por um dissipador do chip set do computador(mini cooler sera que é preciso).

A 900mha ela vai carregar a mais de 30% da capacidade do pack( 780mha),existe algum risco tanto a mim quanto ao pack e carregador\fonte.
Preciso monitorar a carga não é,pois riscos de aquecimento podem causar danos,vai levar pouco tempo para carregar???. :shock:

Soldei as celulas com acido fosfórico diluido em água+estanho( aprendi quando era tatuador).Forma um catalizador e acelera a solda, não vivo mais sem ele(ácido).




Obrigado pela ajuda.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Existem risco sim, se descuidar um pouco superaquece as células. Use no máximo 1/3 da capacidade como corrente de carga, e fique de olho na temperatura.
Avatar do usuário
rogerio andrades
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 2:26 pm
Localização: Charqueadas,RS

Mensagem por rogerio andrades »

Onde existe estes LM 317 sem ser nas lojas heheehehe,em fontes de pc,dvd ou outro aparelho eletroeletrônico que se use no dia a dia???????? :D

Obrigado e bons voos...... :wink:
Avatar do usuário
rogerio andrades
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 2:26 pm
Localização: Charqueadas,RS

Mensagem por rogerio andrades »

Ok Cláudio devo calcular o resistor para que o circuito me forneça apenas 300mha???como foi falado a temperatura não pode exceder ao toque da mão( é isso )pois podera danificar o pack.

Essas celulas devem ter no minimo uns 1000 mha e não os 2600 como diz na embalagem mas eram as unicas que tinham.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Eu expliquei neste mesmo tópico, com todos os detalhes como fazer o cálculo. Não vou explicar de novo.... quanto ao 317, existe em algumas fontes, mas é muito raro encontrar essas fontes.
Avatar do usuário
rogerio andrades
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 2:26 pm
Localização: Charqueadas,RS

Mensagem por rogerio andrades »

OK,vou voltar as primeiras páginas e ler. :lol:

Muito obrigado pelas explicações e desculpe sei que é chato ficar repetindo a mesma coisa e pior escrevendo tudo pela 1000000000000000000000 vez. :oops:

abraço e bons voos. :D
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

As fotos que eu pestei, junto com os cálculos, estão lá pela página 6 ou 7....
Avatar do usuário
rogerio andrades
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 2:26 pm
Localização: Charqueadas,RS

Mensagem por rogerio andrades »

Ok, vou dar uma estudada boa nelas.

Obrigado...... :D
Rogério Andrades
Charqueadas,RS
Não hà vitória sem sacrificios.
Avatar do usuário
rogerio andrades
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 2:26 pm
Localização: Charqueadas,RS

Carregador NIMH\NICD

Mensagem por rogerio andrades »

Consegui o LM 317 e mais algumas peças para fazer o carregador para o meu pack de 8 células de NIMH AAA. :D
Como segundo informações do Cláudio e de outros experts no assunto não existem células AAA de 2600mha(que veio na embalagem que comprei )então parti do principio de que sejam de no máximo 600mha.

Então vou fazer o carregador baseado nessa corrente pois se forem de corrente maior não havera problemas quanto a carga de carregamento atribuida ao pack.
Pois corrente demais estraga as células portanto vai demorar um pouco mas vai ser mais seguro.
E se forem menor terei que cuidar pela temperatura que não pode ultrapassar os 40°c.

[b:9927756c6b]Então vou presumir que meu pack é de 600Mha, certo.[/b:9927756c6b]

Bom seguindo a fórmula(lei de Hom) R=E\I então se eu colocar:

1- Resistor de 6R 20w vou conseguir 33%=200mha de corrente.
2- Resistor de 2R2 5w + 6R 20w vou conseguir 25%=150mha de corrente.
3- 2 Resistores de 2R2 5w + 6R 20w vou conseguir 20%=115mha de corrente.

Configuração de fonte que vou usar.
Uma fonte Motorola 16vdc_900mha

Destes 3 exemplos o melhor indicado para um carregamento seguro acredito eu, seria o exemplo 3.
Levaria pela fórmula que tem no fórum 600mha\115mha=5,21hsx1,5hs(fator de carga)=7,82hs de carregamento. :shock:

Mas se alguém tiver outra forma melhor ou eu fiz algum cálculo errado fiquem a vontade de me informar e apertar a moleira.hehehehehehe :lol:
Anexos
Ai estão a base_ LM317_cooler+dissipador_cabos e 2 resistores de 2R2 5W e 1 de 6R 20W.
Ai estão a base_ LM317_cooler+dissipador_cabos e 2 resistores de 2R2 5W e 1 de 6R 20W.
002.JPG (24.29 KiB) Exibido 31566 vezes
Cooler + dissipador de chip set de pc
Cooler + dissipador de chip set de pc
010.JPG (23.48 KiB) Exibido 31566 vezes
Os resistores 6R 20w_2 resistores de 2R2 5w
Os resistores 6R 20w_2 resistores de 2R2 5w
007.JPG (15.93 KiB) Exibido 31566 vezes
Fonte da motorola
Fonte da motorola
P1010255.JPG (27.79 KiB) Exibido 31566 vezes
Rogério Andrades
Charqueadas,RS
Não hà vitória sem sacrificios.
Avatar do usuário
rogerio andrades
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 2:26 pm
Localização: Charqueadas,RS

Carregador de NIMH\NICD

Mensagem por rogerio andrades »

Olha aí Cláudio o teu projeto na internet.Te copiaram hehehehehe
Anexos
Lm317.gif
Lm317.gif (14.94 KiB) Exibido 31564 vezes
Rogério Andrades
Charqueadas,RS
Não hà vitória sem sacrificios.
Responder