Helimodelismo X Brinquedo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Magico Kiffer
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Seg Dez 28, 2009 8:53 pm
Localização: Cotia-SP

Helimodelismo X Brinquedo

Mensagem por Magico Kiffer »

:D

Gostaria de saber umas coisas, eu visitei o Ibirapuera em um dia de voo e vi muitos pilotos com mini helicopteros e aviões, eu até mesmo tenho dois um v-max Swift e um Mini-X
Adoro estes mini helicopteros, entendo que os comandos em alguns casos são invertidos e tal.

Mas o que diferencia a categoria deles para um helimodelismo ?

Minha "LEIGA" opnião entre aspas : Voa, é estavel, tem canais (nestes dois modelos que eu mencionei apenas 3 canai, porem eu tenho também 02 Lama V4 , sim tem uma difrença nos comandos, alem de um canal a mais, porem ambos são bons helicopteros para se descontrair, Afinal de contas se o Lama V4 cair quebra, o Swift também , então repito a minha pergunta qual a diferença de Brinquedo e Helimodelismo.

Salvo algumas excessões meu cunhado comprou o primeiro dele em antes de eu conhecer o e-voo (um Dragon Fl de 2 canais da Candide) com certeza este era uma b***a.

Atenciosamente

Alexandre
Avatar do usuário
Ahy19
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Set 23, 2010 4:41 pm
Localização: guarapuava,paraná

Mensagem por Ahy19 »

Acho q helimodelos tem 4ch + e nao sao coaxiais.
Coloca o dedo na helice, se cortar fora n é brinquedo kkk
Avatar do usuário
Flyerx
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Dom Out 10, 2010 3:13 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Flyerx »

O modelismo de modo geral é trazer para um tamanho menor algo real. Criar um modelo de avião ou helicóptero em tamanho menor.

Pra se falar em aeromodelismo, faz-se a "miniaturização" (não necessáriamente em escala). Os voos tem que ser idênticos aos reais. Também a controlabilidade. Um heli com 2 a 4 canais não traz a real condição de um helicóptero real. Embora o 4 canais tenha todos os comandos, não falamos aqui, por exemplo, de pitch (ângulo de ataque) das pás do rotor principal e traseiro. Um heli de 6 canais é tão controlável e real quanto um helicóptero "de verdade". Creio seja isso.
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

acho que o que define o hobby é o prazer que ele lhe proporciona, pode ser que aquele brinquedinho tenha sido altamente modificado, esteja com metade do peso, o dobro de tempo de voo, o triplo de potência e custe 5x mais que o original.
Claro que tô exagerando, mas entendeu onde quis chegar?
Quem faz o hobby é a pessoa e por definição ele é "uma atividade agradável para passar o tempo".

É que em helicópteros é tudo meio pronto, não tem muito para onde fugir, mas tenta fazer um aero de voo livre ou um micro voar direito, cara... eu tenho inveja desse pessoal que consegue, ehehhehe.

Abrcs!
Avatar do usuário
Magico Kiffer
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Seg Dez 28, 2009 8:53 pm
Localização: Cotia-SP

Mensagem por Magico Kiffer »

[quote:05caf78a72="TheBonsaiMyth"]Acho q helimodelos tem 4ch + e nao sao coaxiais.
Coloca o dedo na helice, se cortar fora n é brinquedo kkk[/quote:05caf78a72]

Sempre imaginei que este forum fosse sério.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Desde a época em que eu praticava automodelismo, quando alguém me perguntava, eu definia da seguinte forma:

Um "modelo" rádio-controlado é construído de forma a possibilitar ajustes por parte do modelista e substituição de peças em caso de quebras ou upgrades, independentemente do preço, da qualidade, número de canais ou do fato de vir totalmente desmontado ou "pronto p/ usar". Por estes motivos, modelos rádio-controlados sempre terão desempenhos diferentes uns dos outros, exemplo: Dois T-Rex450 idênticos mas de donos diferentes terão vôos ligeiramente diferentes devido aos ajustes pessoais de cada um.

Já os brinquedos não permitem ajustes e não são fabricados e/ou projetados para serem reparados, Exemplo: Em um automodelo a coisa mais básica é poder retirar as rodas e a carroceria p/ ter acesso à parte mecânica, já um "carrinho de controle remoto" não permite que isso seja feito. No caso dos micro-helicópteros, mesmo os que são brinquedos costumam permitir algum ajuste no rádio e substituição de algumas partes, como as pás, mas para por aí, nada mais é possível em termo de ajustes ou melhorias.

E finalmente vem a coisa mais bacana do hobby, como o Igor já disse, um modelista pode pegar um brinquedo e melhorá-lo bastante, mesmo que o brinquedo não tenha sido construído p/ isto, neste caso irá depender da experiência, criatividade e recursos que o modelista dispõe.

Abraços.
Avatar do usuário
Magico Kiffer
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Seg Dez 28, 2009 8:53 pm
Localização: Cotia-SP

Mensagem por Magico Kiffer »

[quote:ea555dbb8c="Flyerx"]O modelismo de modo geral é trazer para um tamanho menor algo real. Criar um modelo de avião ou helicóptero em tamanho menor.

Pra se falar em aeromodelismo, faz-se a "miniaturização" (não necessáriamente em escala). Os voos tem que ser idênticos aos reais. Também a controlabilidade. Um heli com 2 a 4 canais não traz a real condição de um helicóptero real. Embora o 4 canais tenha todos os comandos, não falamos aqui, por exemplo, de pitch (ângulo de ataque) das pás do rotor principal e traseiro. Um heli de 6 canais é tão controlável e real quanto um helicóptero "de verdade". Creio seja isso.[/quote:ea555dbb8c]

Concordo em alguns aspectos com você Flyerx, porem não um T Rex por exemplo não existe helicopteros capaz de se fazer uma manobra 3D , sendo assim neste exemplo de que é trazer um real a uma miniatura, o inverso também deveria acontecer.

Em relação ao fato de serem Coaxial ou 2.4 ghz, pra mim isso só muda a hoje a tecnologia, é claro que 2,4 é infinitamente melhor.

E para não sei se a comparação é a mesma mas imaginem, um carro de 4 marchas, um de 5 marchas, e um de 6 marchas.
Avatar do usuário
Magico Kiffer
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Seg Dez 28, 2009 8:53 pm
Localização: Cotia-SP

Mensagem por Magico Kiffer »

Hidden

Bacana o seu comentário, acredito que você conseguiu definir bem a diferença entre Modelismo (aero, heli, auto, ferro) de um brinquedo.

Entretanto, desqualificar (não estou dizendo que você disse isso) em alguns casos, os mini, infravermelhos ou ate mesmo os de menos canais de modelismo, nao seria o mesmo que dizer que um ULTRALEVE , não se encaixa na categoria de AVIÃO ?
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:5dab3bfc47="Magico Kiffer"]Hidden

Bacana o seu comentário, acredito que você conseguiu definir bem a diferença entre Modelismo (aero, heli, auto, ferro) de um brinquedo.

Entretanto, desqualificar (não estou dizendo que você disse isso) em alguns casos, os mini, infravermelhos ou ate mesmo os de menos canais de modelismo, nao seria o mesmo que dizer que um ULTRALEVE , não se encaixa na categoria de AVIÃO ?[/quote:5dab3bfc47]

Então Magico, entendi o seu comentário, é como eu disse, a questão não é ser mini ou micro, ou possuir um controle por infravermelho de 1 canal só que permita somente subir e descer, tenho visto alguns micro-helis que possuem o chassis em alumínio por exemplo, são peças parafusadas e que podem ser desmontadas/reparadas/substituídas, já outros possuem as partes coladas, neste caso fica claro que o fabricante não enxerga seu próprio produto como uma peça de modelismo.

Aliás, creio que em grande parte quem define se é modelismo ou brinquedo é o próprio fabricante, se o fabricante coloca à disposição praticamente todas (se não todas mesmo) as peças que compõe o modelo p/ serem vendidas separadamente, então o mesmo quer que o modelo que foi vendido possa ser infinitamente reparado e mantido, agora se o fabricante quer simplesmente vender o item para quando este se estragar vender outro, então ele está vendendo um brinquedo.

No exemplo que eu dei anteriormente sobre automodelos terem as rodas removíveis, o MAXIMUS da Estrela possui tal recurso, mas a Estrela nunca colocou à venda rodas de reposição e pneus com desenhos e compostos diferentes, isto porque a Estrela fabrica somente brinquedos, creio que é +ou- por aí....

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
Ahy19
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Set 23, 2010 4:41 pm
Localização: guarapuava,paraná

Mensagem por Ahy19 »

Cara coaxial sao os q tem 2 helices no rotor principal.
2.4g e frequencia do radio.
2ch sao movimentos frente e tras como nos carrinhos, o 3 é o cima baixo, o 4 mov lateral e o resto eu nao sei, inversao nas pas? (pode ser classificado assim?)
Responder