Controlando um ESC sem rádio!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
_newman_
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Out 30, 2008 1:10 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por _newman_ »

alexcmag

a técnica PFM q tu disse acima, eu li alguma coisa nos ultimos tempos, é chamado de PFM ( pulse frequency modulation ) ... mas e o período em nivel alto .. quanto é ele? entre 1 e 2ms mantendo um valor fixo em quanto?

abrax!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O período é de 20ms, portanto a saída deve ter um pulso em nível alto entre 1ms e 2ms e depois uns 18ms-19ms de nível baixo.
emanuelead
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Mar 02, 2009 10:31 am
Localização: fortaleza

Mensagem por emanuelead »

Sei q já faz muito tempo q ninguém comenta nesse tópico, mas estou com um receio parecido.
Fiz um programa para o PIC 12F675 para controlar meus servos motores. Gero pulso de 1 a 2 milisegundos, num período total de 20ms. Quero usar esse sinal para ligar meu brushless Mystery d2627 4200. Só q na espeficicação do mesmo vem informando que ele opera com PWM de 8KHz, ou de 16KHz.

Então, o teste vai fritar ou não o meu esc? Posso usar o circuito q funciona perfeitamente nos meus servos?

Abraços.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O PWM de 8Khz ou 16KHz é o PWM de saída, não os pulsos de entrada.

Ou seja, ele vai ler o mesmo pulso de 1ms a 2ms em período de 20ms de um servo, vai interpretar este comando, se você pedir potência zero ele não liga FET algum. Se pedir potência máxima ele liga cada ponte o tempo todo para girar o motor a potência máxima, mas se pedir potências intermediárais ele modula o chaveamento dos FETs a 8kHz ou 16kHz para controlar a potência.

Para todos os efeitos, se um servo funciona no circuito e a tensão de saída do pulso não é maior que a tensão do BEC, o ESC funcionará e não queimará.
emanuelead
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Mar 02, 2009 10:31 am
Localização: fortaleza

Mensagem por emanuelead »

Muito obrigado alex!!!
Vou testar então, e posto aqui os resultados. Posso postar tb a placa e o código para o pic12675, caso funcione satisfatoriamente.

Até.
Avatar do usuário
Steka
membro
Mensagens: 985
Registrado em: Qui Jun 19, 2008 11:29 am
Localização: Cerquilho - SP
Contato:

Mensagem por Steka »

vc também pode usar um testador de servos para acionar o ESC
Responder