IV Copa Erkki Bohm de Voo livre - Pq Villa-Lobos 14/11/10

Aqui ficam os comentários e fotos dos eventos e encontros semanais, uma pequena memória do aeromodelismo elétrico nacional
Avatar do usuário
Carlos Flaquer da Rocha
membro
Mensagens: 324
Registrado em: Qui Out 26, 2006 1:34 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Carlos Flaquer da Rocha »

É muito bom participar de uma prova destas, mesmo chegando em último. Na minha opinião, o Chico é um modelo um pouco crítico, e depende de uma série de fatores para um voo satisfatório. Mas não deixa de ser bonito!
A idéia do Beto de se levar um P30 poderia se transformar numa prova de P30 (ou qualquer outro modelo a elástico). Com a palavra, os próceres da modalidade!
Os Quero-quero incomodaram bastante. Essa espécie é originária do norte do Canadá (lá eles são chamados de Want-want).
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:6bdde4ef1a="Carlos Flaquer da Rocha"]É muito bom participar de uma prova destas, mesmo chegando em último. Na minha opinião, o Chico é um modelo um pouco crítico, e depende de uma série de fatores para um voo satisfatório. Mas não deixa de ser bonito!
A idéia do Beto de se levar um P30 poderia se transformar numa prova de P30 (ou qualquer outro modelo a elástico). Com a palavra, os próceres da modalidade!
Os Quero-quero incomodaram bastante. Essa espécie é originária do norte do Canadá (lá eles são chamados de Want-want).[/quote:6bdde4ef1a]

Permita-me algumas observações:
Você só foi o último porque eu não consegui participar mas devo confessar que assumiu esse lugar com dignidade. Só nós sabemos que é melhor ser o último do que ser o 2º colocado que é, com todas as honras e direito a troféu de consolação, o 1º grande perdedor.
Quanto ao quero-quero é preciso esclarecer que na Provincia de Quebec ele é conhecido como: Je veux - Je veux.
Uma prova de P30 tem todo o meu apoio (o que por sinal, nada significa) já que os modelos dessa categoria sempre me chamaram a atenção.
Stick & Tissue Forever!
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Boa noite amigos.

Peço desculpas pela demora deste video...e confesso que não fiu muito feliz, já que perdi muito tempo tentando voar meu modelo...eheheeh...

Estão as imagens que consegui...o objetivo é mostrar a "casa cheia" com iniciantes e veteranos no aeromodelismo VL.

Se alguém quiser eu queimo um DVD e envio...

Abraços e parabéns a todos!!!

http://www.youtube.com/watch?v=uZyFYVcpOh8
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:fee9fd5371="Omar Grassetti"]

[b:fee9fd5371]Erkki Bohm: o homem que mudou a cara do aeromodelismo brasileiro. [/b:fee9fd5371]

Erkki Bohm e Aarne Ellila foram os aeromodelistas mais respeitados na Finlândia durante os anos que antecederam a segunda guerra.
Durante o conflito, Erkki tornou-se piloto de bombardeiro, comandando um Ilyushin II-4 e um Dornier 17. Após o termino da guerra, os dois aeromodelistas tomam rumos diferentes.
Aarne Ellila permanece na Finlândia e vence o mundial de Wakefield em 1950 – seu modelo encontra-se hoje num museu em Helsinki, o que demonstra a importância que o voo livre tem em países altamente desenvolvidos.
Em 1948 o ex combatente, condecorado como herói de guerra, decide vir para o Brasil trazendo consigo uma bagagem que mudaria o rumo do aeromodelismo brasileiro.

Nos anos 60 e 70 Santana era a meca do voo livre. Além do Erkki, lá moravam também o Walter Nutini e o Paulo Solon Ribeiro. Foi lá que o então menino Airton Senna, orientado por esse trio de ouro, deu seus primeiros passos no voo livre, construindo um Cirrus A2. Depois, o próprio Erkki me confidenciaria que ele mesmo havia costruído o estabilizador geodésico do modelo, que era uma marca de seus projetos e cuja construção decididamente não era para iniciantes.
Além de todos os ensinamentos que o Erkki nos legou, sua grande contribuição foram os projetos que fez para a Aerobras.
O Cirrus, modelo de competição Nordic A2 categoria FAI , hoje mais conhecida como F1A, o Mini Cirrus A1 e o Chico, modelo para iniciantes mas que tem todas as características de um puro sangue.

Seu projeto mais importante foi, sem dúvida, o Wakfield Faio. Em 1962 Walter Nutini venceria o Sul americano de aeromodelismo com o Faio 14W que era o décimo quarto modelo da série, sendo o W uma referência ao próprio Walter.

Esse Finlandês nascido em 1922 era um homem culto de alma elevada, amante da natureza, generoso e um excelente artista. partiu em 1997 deixando uma herança inestimável para todos aqueles que amam voar livremente.
[/quote:fee9fd5371]
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Construi o Mini Cirrus A1 do Erkki na minha infância e um outro ano passado que participou de uma prova de F1H na Argentina. E o Fernando já me presenteou com a planta do Cirrus A2 que já está na caixa de modelos a serem construidos.
Anexos
MiniCirrus.JPG
MiniCirrus.JPG (38.93 KiB) Exibido 11318 vezes
Beto
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Acabamos de sair na Revista Hobby News - Edição 75
Anexos
Texto.jpg
Texto.jpg (38.82 KiB) Exibido 887 vezes
Revista_2.jpg
Revista_2.jpg (26.61 KiB) Exibido 887 vezes
Revista_1.jpg
Revista_1.jpg (35.58 KiB) Exibido 567 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Responder