Carregador simples

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Marcos Dhole
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Nov 04, 2010 7:34 am
Localização: Barra Bonita SP

Mensagem por Marcos Dhole »

[quote:f9403ea171="Alberto_da_ilha"]outra coisa...
comprei esse carregador de LiPo no merc livre e o vendedor indicou uma fonte de 12v / 1,5A...
Eu tenho aki a fonte de um driver externo de dvd 12v / 2A... e uma de 3,5~12v mas não existe nela referencia de amperagem, esta apenas escrito
input: 110~220v 50/60hz
output: DC 3 4,5 6 7,5 9 12v . da pra usar alguma delas sem preblema?
[img:f9403ea171]http://www.storehobbies.com.br/loja/images/CARREGADO_MYSTERY_01.jpg[/img:f9403ea171][/quote:f9403ea171]

Eu também comprei este carregador, e tenho uma fonte de computador (fonte de gabinete) posso utilizar para alimentação do carregador?
Grato
Avatar do usuário
rogerio andrades
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 2:26 pm
Localização: Charqueadas,RS

Mensagem por rogerio andrades »

Se for igual a fonte 1 da foto não da, tem 1A.

Ja a de 2A acho que também não da pois tem que ser no minimo o dobro da corrente de carga do carregador para não correr o risco de danificar ambos.

Tem ai no fórum relatos de que as fontes de notbook 12V 5A são muito boas e também as fontes de pc modificadas.

Para ligar a fonte de pc tem que conectar o fio verde e preto.Tu pode colocar uma chave liga/desliga.

A minha é uma fonte da motorola de 15V 5A.
Anexos
Fonte 1 = 1,5 ~12V 1 A
Fonte 1 = 1,5 ~12V 1 A
p1010261_162.jpg (18.61 KiB) Exibido 31377 vezes
Fonte ATX nova.jpg
Fonte ATX nova.jpg (27.43 KiB) Exibido 31377 vezes
Cortei o terminal que vai na placa e dobrei fios por cores e deixei um preto,vermelho,amarelo este laranja cortei depois liga uma lampada de moto 12V 10W no foi vermelho para estabilizar os 12V( fio amarelo e preto ).
Cortei o terminal que vai na placa e dobrei fios por cores e deixei um preto,vermelho,amarelo este laranja cortei depois liga uma lampada de moto 12V 10W no foi vermelho para estabilizar os 12V( fio amarelo e preto ).
Imagem 174.jpg (37.05 KiB) Exibido 31377 vezes
Rogério Andrades
Charqueadas,RS
Não hà vitória sem sacrificios.
Marcos Dhole
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Nov 04, 2010 7:34 am
Localização: Barra Bonita SP

Mensagem por Marcos Dhole »

[quote:207416d4dc="rogerio andrades"]Se for igual a fonte 1 da foto não da, tem 1A.

Ja a de 2A acho que também não da pois tem que ser no minimo o dobro da corrente de carga do carregador para não correr o risco de danificar ambos.

Tem ai no fórum relatos de que as fontes de notbook 12V 5A são muito boas e também as fontes de pc modificadas.

Para ligar a fonte de pc tem que conectar o fio verde e preto.Tu pode colocar uma chave liga/desliga.

A minha é uma fonte da motorola de 15V 5A.[/quote:207416d4dc]


Resumindo, a fonte da ultima foto serve??
Avatar do usuário
rogerio andrades
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 2:26 pm
Localização: Charqueadas,RS

Mensagem por rogerio andrades »

A fonte de computador serve a que diz fonte 1 não serve é fraca demais.

Se tu pegar uma fonte de computador e fizer a modificação vai te servir, mas procura na net por fonte de pc modificada que tu vai achar muitos projetos neste assunto.

Mas se tu tiver capital para gastar( que não é o meu caso hehehehe)compra uma fonte de notbook 12V 5A que é muito boa.

Abraço :D
Rogério Andrades
Charqueadas,RS
Não hà vitória sem sacrificios.
Marcos Dhole
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Nov 04, 2010 7:34 am
Localização: Barra Bonita SP

Mensagem por Marcos Dhole »

[quote:272cf2a13b="rogerio andrades"]A fonte de computador serve a que diz fonte 1 não serve é fraca demais.

Se tu pegar uma fonte de computador e fizer a modificação vai te servir, mas procura na net por fonte de pc modificada que tu vai achar muitos projetos neste assunto.

Mas se tu tiver capital para gastar( que não é o meu caso hehehehe)compra uma fonte de notbook 12V 5A que é muito boa.

Abraço :D[/quote:272cf2a13b]


Ok, muito obrigado..
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

O carregador do meu ni-start foi pro saco.

[img:39ab0c5eff]http://www.bluhobby.com.br/loja/img/p/17-62-large.jpg[/img:39ab0c5eff]

Ele era 110v e fizeram o favor de ligar em 220v.
O enrolamento do primário ou secundário (não sei qual é,) derreteu.
Não dá pra reenrolar pois é muito fino e também não compensa a dor de cabeça.
Esse trafo é 3v + 3v ? O menor trafo que consigo é 3v + 3v 200mAh.
Achar trafo de 1,2v ou 1,5v por aqui ? Sem chance.
A plaquinha é quem regula os 1,2v e a corrente?

O que posso fazer ? Dei uma pesquisada e ví um post do Marco Antonio em que ele ofereceu ao beto o esquema de um carregador meeeega lento para por na caixa de campo e ficar sempre em carga de manutenção, sem o risco de danificar a célula.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Everton, eu acho até que tenho um desses trafos largados por aqui. A plaquinha não regula nada, o enrolamento é calculado para dar tensão e corrente adequadas. Mas pode usar tranquilamente o esqueminha do LM317, só que usando uma tensão menor para alimentar o bicho, por exemplo uns 5 ou 6V.
Abraços !
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Esse do Alex na primeira página ?

[img:453b4104db]http://e-voo.com/forum/files/carregadorsimples_100.gif[/img:453b4104db]

Quando ele diz que pode carregar baterias de 4 a 8 células é por que o trafo utilizado é um de 16+16v 1A?
Então seria só usar um trafo de 3+3v de 200mAh ou 300mAh para alimentar o circuito, certo ?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Precisamente esse. E lá pela página 7, se bem me lembro, eu postei fotos da montagem e um resumo do cálculo do resistor.
Esse circuito regula a CORRENTE de carga apenas. Para carregar uma bateria, você precisa de uma tensão maior que a da bateria, senão a corrente não flui, certo ?
Assim, para carregar 8 células, que quando totalmente carregadas ficam com cerca de 1,6V cada, precisa de uns 16V, mais os quase 3V de perda no regulador. No seu caso, qualquer tensão acima de 4,5V é suficiente.
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Sim é na página 7 mesmo.

[quote:ca09511a6d="claudiorfernandes"]O valor do resistor é calculado da seguinte forma: R=1,2/I, onde R é a resistência em Ohms, e I a corrente em Ampères.
Neste caso, a corrente prevista é de 300 mA (0,3A nos cálculos)[/quote:ca09511a6d]

Como entendo o básico (não consigo fazer esse cálculo) e sei que já abusei da sua boa vontade, pra conseguir uma corrente de 150mAh , uso qual resistor ? Ou deixo o de 40R para dar os 300mAh mesmo ? Eu tenho um monte de placas e fontes ATX aqui pra revirar, rss.
Responder