Dificuldade de Configuração Gyro Spartan

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Marcony
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 9:59 pm
Localização: Santo Andre - SP

Dificuldade de Configuração Gyro Spartan

Mensagem por Marcony »

Pessoal, se alguem puder ajudar, agradeço desde já. Estou tentando fazer a configuração do gyro em questão mas não estou conseguindo obter sucesso. Estou seguindo os passos do manual e a luz do giro acende na cor certa e numero de vezes corretos também até o final da configuração, então após isso é solicitado que o gyro seja desligado, até aí sem problemas, porém quando volto a ligar o gyro, o mesmo não gravou nada e simplesmente não funciona ( a luz fica permanentemente vermelha).
Avatar do usuário
Aker-Nato
membro
Mensagens: 913
Registrado em: Ter Mar 31, 2009 11:39 pm
Localização: Guimarães - Portugal

Mensagem por Aker-Nato »

Vê se te safas por aqui, pois eu configurei o meu por aqui e não me lembro bem de todos os passos.

É mais para rádios SPEKTRUM/JR estas configurações.

Source- http://wartuga.blogspot.com/

1º Bindar o rádio ao receptor com o leme encostado à esquerda.

2º Tirar todos os trims e subtrims relacionados com o leme.

3º Ajustar o ATV do leme aos máximos, 150 - 150

4º Colocar o canal do servo em rev ( tenho de confirmar )

5º Desligar e voltar a ligar o rádio.

6º Ligar a bateria ao receptor e ao mesmo tempo com o leme encostado à esquerda e a comutar rápidamente entre Rate e HH mode.

7º O gyro vai começar a piscar, ou 1 vez, ou 2 vezes ou 3 vezes, tem de ficar a piscar 2 vezes o que corresponde a servos que trabalham a 760 uSec.

8º Desligar o receptor e voltar a ligar e ao mesmo tempo que liga a bateria comutar rapidamente entre Rate e HH mode.
Nesta fase vamos configurar o reverse do gyro, encostamos o leme à esquerda, comutar o canal Rate/HH para guardar a configuração, ele vai confirmar com um movimento pequeno e rápido no servo.

9º Ele agora vai encostar o leme para o lado pinhão da cauda, levemente ajustamos o endpoint de modo a deixar alguma margem comutamos o switch Rate/Mode para guardar o endpoint, o servo vai dançar um bocado, e depois vai encostar ao lado do rotor, fazemos o mesmo procedimento para este endpoint. No final vai dançar outra vez e fixa no centro.
DX7 DSX7 DX7 DSX7
Avatar do usuário
Atitude
membro
Mensagens: 2301
Registrado em: Ter Mai 15, 2007 9:25 pm
Localização: Juiz de Fora - Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Atitude »

resolveu?
Avatar do usuário
Atitude
membro
Mensagens: 2301
Registrado em: Ter Mai 15, 2007 9:25 pm
Localização: Juiz de Fora - Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Atitude »

deu certo?
Marcony
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 9:59 pm
Localização: Santo Andre - SP

Mensagem por Marcony »

Infelizmente ainda não resolveu. Na verdade todos os passos decritos no manual funcionam até o momento final, quando manda desligar o gyro. A partir daí, teoricamente, seria somente religa-lo que estaria tudo OK, porém a impressão que dá é que ele não grava as informações que foram passadas pois a luzinha do mesmo volta vermelha e não azul que seria o correto.
Avatar do usuário
Atitude
membro
Mensagens: 2301
Registrado em: Ter Mai 15, 2007 9:25 pm
Localização: Juiz de Fora - Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Atitude »

vc mandou o programa gravar no gyro as configurações? usa o cabo usb?
Marcony
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 9:59 pm
Localização: Santo Andre - SP

Mensagem por Marcony »

Nâo, eu não uso o cabo usb (não tenho), porem pelo que entendi a gravação pode ser feita atraves do SET button (no proprio giro). Eu to achando (devido a luz do giro ficar sempre vermelha) que o problema esta no modo de operação "Rate mode" (luz vermelha) ou "AVCS mode" (luz azul), mas confesso que não sei como faço a escolha de um deles (é através do radio???..... Eu uso um Spectrum DX7)
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

No meu quark uso a chave gear do radio para dar um enter após cada operaçao feita.

Nao sei se o procedimento é o mesmo, mas derrepente pode ajudar, aqui o Mario Jorge me deu as dicas, mas nao peguei de primeira nao, queimei umas pestanas até entender mais ou menos, hoje me viro mais facil. http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=90549&postdays=&postorder=asc&start=25

Outro lance interessante nesse gyro é vc desabilitar a funçao gyro no radio e trabalhar com o ganho pelo atv do canal 5.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Marcony
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 9:59 pm
Localização: Santo Andre - SP

Mensagem por Marcony »

Me digam uma coisa. Quando vcs ligam o seu heli para voar qual é a cor que aparece no led do seu giro??? Azul ou vermelha??? Ainda acredito que estou apanhando na configuração "Rate" ou "AVCS" a qual não sei como alternar de uma para a outra.
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Para gravar a configuração no gyro spartan você usa a chave de gyro do seu rádio. Se ela não está corretamente configurada, não vai conseguir programar nunca...
Nada mais prático do que uma boa teoria.
Responder