Construção HE 162 Salamander - Corte em CNC

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Construção HE 162 Salamander - Corte em CNC

Mensagem por Mauri »

Amigos,

WHATSAPP (11) 966604012 Mauri


Sempre tive vontade de ter e voar um Salamander, agora a coisa esta bem perto de acontecer.

Ocorre que estou com uma duvida bem cruel (entre outras) na confecção da asa, peço ajuda e sugestões para tentar entender e resolver o que fazer.

Não tenho pretenção de ter um vôo muito rapido, se voar estável e com a veloc. de nossos eléctricos normais, já me dou por satisfeito.


Gostaria então de saber, Qual seria a função do Winglet invertido nas pontas das asas?

Seria esse Winglet já uma espécie de washout a moda antiga? :D

Devo colocar Washout nessa asa? Se sim, de quantos graus?


Eis o danado em questão:




Video do primeiro vôo:




Novo vídeo com trem de pouso.




Este kit pode ser adquirido através do Tel.

(11) 966604012 WhatsApp c/ Mauri.


.
Editado pela última vez por Mauri em Sex Mai 31, 2019 7:50 pm, em um total de 6 vezes.
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

Mauri acho que voce pode utilizar um perfil fino MH 33 que fica bom , na ponta da asa é winglet mesmo para diminuir a turbulencia.

abs

Cesar-SP
warp drive Sr Sulo
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

Ha o washout , nunca é demais colocar 2 ou 3 graus.

abs

Cesar-SP
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Achei duas plantas. Talvez ajude:

http://www.airwar.ru/other/draw/he162.html
http://www.rcgroups.com/forums/showatt.php?attachmentid=156724&d=1071799153
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Na época da WW2 o conceito de arrasto induzido já era conhecido e a ponta da asa virada para baixo era um dos recursos usado até a bem pouco tempo para minimizar o problema, vide os primeiros modelos do Ipanema.
O conceito dos winglets existe desde 1897, mas o seu uso se popularizou a partir do fim da década de 70 nos grandes aviões (DC-10). Não me lembro de nenhum modelo da segunda guerra que os tenha usado.

O uso de um dispositivo de ponta de asa para reduzir a ocorrência do arrasto induzido permite uma maior sustentação com um menor arrasto.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Eu adoro esse avião e é um dos que vou pegar ainda esse ano.

.. E CLARO VAI SER ORIGINAL COM INSÍGNIAS E PINTURAS DA ÉPOCA!!!

Se você quiser tem prontinho pra voar.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=10795

[img:75996b5781]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/HE162.jpg[/img:75996b5781]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por Mauri »

Pessoal,

Agradeço a todos pelos comentários e sugestões.

Mas, confesso que continuo com duvidas a respeito, até pensei sim em usar um washout de uns -2 graus, por causa do formato de sua asa, mas estou na duvida justamente por causa de que se fizer isso, os winglets tbm irão dobrar e com isso temo que possa vir a causar tendências ao modelo, tipo, sair da trajetória em loopings ou em vôos invertido.

As plantas que vi não acusam Washout.

Talvez o winglet faça essa função por ter sua superfície reta e por isso gerar arrasto.

Tive a oportunidade e o privilégio de por muitas vezes, ver bem de pertinho e até tocar em uma maquina original dessas e, olhando visualmente, ele não tem washout por inclinação das pontas de asa.


Pode ser que ele use o sistema de washout aerodinâmico, com um perfil simétrico na raiz e outro mais sustentador nas pontas, mas tbm não deu pra perceber isso em sua asa.

Esse é o original a que me refiro:

Imperial War Museum
London – England



Marco,

Então somos dois, tbm tenho uma verdadeira fascinação por esse modelo, pequeno, leve, lindo, com certeza, teria feito um estrago enorme se tivesse tido tempo de entrar em combate, sorte a nossa que isso não ocorreu...

Faz tempo que observo esse modelinho da hk, o preço dele, somado ao frete e a possivel taxação foi que me incentivou a fazer um, espero que o meu fique parecido a esse, tomára que retorne ao estoque logo e vc possa compra-lo, é lindão mesmo!

E o meu tbm terá todas as insígnias que tiver direito! Alias, como se deve ter..

Vou dar inicio a postagem das fotos da fuselagem, depois vejo esse impasse da asa.

Abrs. a todos!
Editado pela última vez por Mauri em Seg Jan 08, 2018 3:52 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Mauri,
Se você acertar o angulo da curvatura no winglet de forma que ele fique na posição normal, deixando somente o encaixe do perfil com o washout?
Não sei se você pretendia fazer a asa + winglet em uma única peça, mas se forem separados daria para ajustar no encaixe do winglet.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Zoil Junior
membro
Mensagens: 1794
Registrado em: Seg Mar 20, 2006 9:55 am
Localização: Guarulhos,São Paulo

Mensagem por Zoil Junior »

Este vou acompanhar!
Boa construção.
Abraço.
Avatar do usuário
B3tO
membro
Mensagens: 540
Registrado em: Ter Jul 25, 2006 3:29 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por B3tO »

Mauri,
se as plantas que você vem olhando não tem washout, e você não percebeu isso no original (mesmo sendo quase imperceptivel) manda bala sem mesmo !
Acho que os winglets ja estão ali pra dar estabilidade, reduzir o arrasto e aumentar a velocidade, não sendo necessário o washout...
não sei se falei besteira, só quero incentivar :roll:
Responder