Construção HE 162 Salamander - Corte em CNC
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Construção HE 162 Salamander - Corte em CNC
Amigos,
WHATSAPP (11) 966604012 Mauri
Sempre tive vontade de ter e voar um Salamander, agora a coisa esta bem perto de acontecer.
Ocorre que estou com uma duvida bem cruel (entre outras) na confecção da asa, peço ajuda e sugestões para tentar entender e resolver o que fazer.
Não tenho pretenção de ter um vôo muito rapido, se voar estável e com a veloc. de nossos eléctricos normais, já me dou por satisfeito.
Gostaria então de saber, Qual seria a função do Winglet invertido nas pontas das asas?
Seria esse Winglet já uma espécie de washout a moda antiga?
Devo colocar Washout nessa asa? Se sim, de quantos graus?
Eis o danado em questão:
Video do primeiro vôo:
Novo vídeo com trem de pouso.
Este kit pode ser adquirido através do Tel.
(11) 966604012 WhatsApp c/ Mauri.
.
WHATSAPP (11) 966604012 Mauri
Sempre tive vontade de ter e voar um Salamander, agora a coisa esta bem perto de acontecer.
Ocorre que estou com uma duvida bem cruel (entre outras) na confecção da asa, peço ajuda e sugestões para tentar entender e resolver o que fazer.
Não tenho pretenção de ter um vôo muito rapido, se voar estável e com a veloc. de nossos eléctricos normais, já me dou por satisfeito.
Gostaria então de saber, Qual seria a função do Winglet invertido nas pontas das asas?
Seria esse Winglet já uma espécie de washout a moda antiga?
Devo colocar Washout nessa asa? Se sim, de quantos graus?
Eis o danado em questão:
Video do primeiro vôo:
Novo vídeo com trem de pouso.
Este kit pode ser adquirido através do Tel.
(11) 966604012 WhatsApp c/ Mauri.
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Editado pela última vez por Mauri em Sex Mai 31, 2019 7:50 pm, em um total de 6 vezes.
- Gilberto
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Na época da WW2 o conceito de arrasto induzido já era conhecido e a ponta da asa virada para baixo era um dos recursos usado até a bem pouco tempo para minimizar o problema, vide os primeiros modelos do Ipanema.
O conceito dos winglets existe desde 1897, mas o seu uso se popularizou a partir do fim da década de 70 nos grandes aviões (DC-10). Não me lembro de nenhum modelo da segunda guerra que os tenha usado.
O uso de um dispositivo de ponta de asa para reduzir a ocorrência do arrasto induzido permite uma maior sustentação com um menor arrasto.
O conceito dos winglets existe desde 1897, mas o seu uso se popularizou a partir do fim da década de 70 nos grandes aviões (DC-10). Não me lembro de nenhum modelo da segunda guerra que os tenha usado.
O uso de um dispositivo de ponta de asa para reduzir a ocorrência do arrasto induzido permite uma maior sustentação com um menor arrasto.
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
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Eu adoro esse avião e é um dos que vou pegar ainda esse ano.
.. E CLARO VAI SER ORIGINAL COM INSÍGNIAS E PINTURAS DA ÉPOCA!!!
Se você quiser tem prontinho pra voar.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=10795
[img:75996b5781]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/HE162.jpg[/img:75996b5781]
.. E CLARO VAI SER ORIGINAL COM INSÍGNIAS E PINTURAS DA ÉPOCA!!!
Se você quiser tem prontinho pra voar.
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[img:75996b5781]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/HE162.jpg[/img:75996b5781]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- Mauri
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- Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
- Localização: Guarulhos - SP
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Pessoal,
Agradeço a todos pelos comentários e sugestões.
Mas, confesso que continuo com duvidas a respeito, até pensei sim em usar um washout de uns -2 graus, por causa do formato de sua asa, mas estou na duvida justamente por causa de que se fizer isso, os winglets tbm irão dobrar e com isso temo que possa vir a causar tendências ao modelo, tipo, sair da trajetória em loopings ou em vôos invertido.
As plantas que vi não acusam Washout.
Talvez o winglet faça essa função por ter sua superfície reta e por isso gerar arrasto.
Tive a oportunidade e o privilégio de por muitas vezes, ver bem de pertinho e até tocar em uma maquina original dessas e, olhando visualmente, ele não tem washout por inclinação das pontas de asa.
Pode ser que ele use o sistema de washout aerodinâmico, com um perfil simétrico na raiz e outro mais sustentador nas pontas, mas tbm não deu pra perceber isso em sua asa.
Esse é o original a que me refiro:
Imperial War Museum
London – England
Marco,
Então somos dois, tbm tenho uma verdadeira fascinação por esse modelo, pequeno, leve, lindo, com certeza, teria feito um estrago enorme se tivesse tido tempo de entrar em combate, sorte a nossa que isso não ocorreu...
Faz tempo que observo esse modelinho da hk, o preço dele, somado ao frete e a possivel taxação foi que me incentivou a fazer um, espero que o meu fique parecido a esse, tomára que retorne ao estoque logo e vc possa compra-lo, é lindão mesmo!
E o meu tbm terá todas as insígnias que tiver direito! Alias, como se deve ter..
Vou dar inicio a postagem das fotos da fuselagem, depois vejo esse impasse da asa.
Abrs. a todos!
Agradeço a todos pelos comentários e sugestões.
Mas, confesso que continuo com duvidas a respeito, até pensei sim em usar um washout de uns -2 graus, por causa do formato de sua asa, mas estou na duvida justamente por causa de que se fizer isso, os winglets tbm irão dobrar e com isso temo que possa vir a causar tendências ao modelo, tipo, sair da trajetória em loopings ou em vôos invertido.
As plantas que vi não acusam Washout.
Talvez o winglet faça essa função por ter sua superfície reta e por isso gerar arrasto.
Tive a oportunidade e o privilégio de por muitas vezes, ver bem de pertinho e até tocar em uma maquina original dessas e, olhando visualmente, ele não tem washout por inclinação das pontas de asa.
Pode ser que ele use o sistema de washout aerodinâmico, com um perfil simétrico na raiz e outro mais sustentador nas pontas, mas tbm não deu pra perceber isso em sua asa.
Esse é o original a que me refiro:
Imperial War Museum
London – England
Marco,
Então somos dois, tbm tenho uma verdadeira fascinação por esse modelo, pequeno, leve, lindo, com certeza, teria feito um estrago enorme se tivesse tido tempo de entrar em combate, sorte a nossa que isso não ocorreu...
Faz tempo que observo esse modelinho da hk, o preço dele, somado ao frete e a possivel taxação foi que me incentivou a fazer um, espero que o meu fique parecido a esse, tomára que retorne ao estoque logo e vc possa compra-lo, é lindão mesmo!
E o meu tbm terá todas as insígnias que tiver direito! Alias, como se deve ter..
Vou dar inicio a postagem das fotos da fuselagem, depois vejo esse impasse da asa.
Abrs. a todos!
Editado pela última vez por Mauri em Seg Jan 08, 2018 3:52 pm, em um total de 2 vezes.
Mauri,
Se você acertar o angulo da curvatura no winglet de forma que ele fique na posição normal, deixando somente o encaixe do perfil com o washout?
Não sei se você pretendia fazer a asa + winglet em uma única peça, mas se forem separados daria para ajustar no encaixe do winglet.
Abs
Marco Aurelio
Se você acertar o angulo da curvatura no winglet de forma que ele fique na posição normal, deixando somente o encaixe do perfil com o washout?
Não sei se você pretendia fazer a asa + winglet em uma única peça, mas se forem separados daria para ajustar no encaixe do winglet.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Zoil Junior
- membro
- Mensagens: 1794
- Registrado em: Seg Mar 20, 2006 9:55 am
- Localização: Guarulhos,São Paulo
Mauri,
se as plantas que você vem olhando não tem washout, e você não percebeu isso no original (mesmo sendo quase imperceptivel) manda bala sem mesmo !
Acho que os winglets ja estão ali pra dar estabilidade, reduzir o arrasto e aumentar a velocidade, não sendo necessário o washout...
não sei se falei besteira, só quero incentivar :roll:
se as plantas que você vem olhando não tem washout, e você não percebeu isso no original (mesmo sendo quase imperceptivel) manda bala sem mesmo !
Acho que os winglets ja estão ali pra dar estabilidade, reduzir o arrasto e aumentar a velocidade, não sendo necessário o washout...
não sei se falei besteira, só quero incentivar :roll: