Construção HE 162 Salamander - Corte em CNC
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[quote:6486d1e618="Mac2"]Mauri,
Se você acertar o angulo da curvatura no winglet de forma que ele fique na posição normal, deixando somente o encaixe do perfil com o washout?
Não sei se você pretendia fazer a asa + winglet em uma única peça, mas se forem separados daria para ajustar no encaixe do winglet.
Abs
Marco Aurelio[/quote:6486d1e618]
Marco,
Entendi o que vc quiz dizer, seria, sem duvida, uma saida para o problema.
A questão é que se o Winglet, mesmo estando colado reto como vc sugeriu, ja estiver fazendo a função de arrasto de ponta, ao tbm Torcer a asa, teremos duas forças agindo para fazer o memo efeito, só que dobrado, podendo prejudicar ao invés de ajudar no vôo.
Não tem como fazer essa peça em corte unico na CNC, serão duas peças separadas.
Abrs.
Se você acertar o angulo da curvatura no winglet de forma que ele fique na posição normal, deixando somente o encaixe do perfil com o washout?
Não sei se você pretendia fazer a asa + winglet em uma única peça, mas se forem separados daria para ajustar no encaixe do winglet.
Abs
Marco Aurelio[/quote:6486d1e618]
Marco,
Entendi o que vc quiz dizer, seria, sem duvida, uma saida para o problema.
A questão é que se o Winglet, mesmo estando colado reto como vc sugeriu, ja estiver fazendo a função de arrasto de ponta, ao tbm Torcer a asa, teremos duas forças agindo para fazer o memo efeito, só que dobrado, podendo prejudicar ao invés de ajudar no vôo.
Não tem como fazer essa peça em corte unico na CNC, serão duas peças separadas.
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[quote:a179bd0047="Zoil Junior"]Este vou acompanhar!
Boa construção.
Abraço.[/quote:a179bd0047]
Fala Zoil,
Não te falei que um dia iria fazer um desses? Pois é, ta saindo..
Vou fazer esse mais devagar, entre um projeto e outro dou uma mexida de vez em quando, espero voar com ele ainda esse ano, vamos ver..
Abrs.
Boa construção.
Abraço.[/quote:a179bd0047]
Fala Zoil,
Não te falei que um dia iria fazer um desses? Pois é, ta saindo..
Vou fazer esse mais devagar, entre um projeto e outro dou uma mexida de vez em quando, espero voar com ele ainda esse ano, vamos ver..
Abrs.
[quote:4df863dec0="Mauri"]Marco,
Entendi o que vc quiz dizer, seria, sem duvida, uma saida para o problema.
A questão é que se o Winglet, mesmo estando colado reto como vc sugeriu, ja estiver fazendo a função de arrasto de ponta, ao tbm Torcer a asa, teremos duas forças agindo para fazer o memo efeito, só que dobrado, podendo prejudicar ao invés de ajudar no vôo.
Não tem como fazer essa peça em corte unico na CNC, serão duas peças separadas.
Abrs.[/quote:4df863dec0]
Mauri,
Acredito que o objetivo do Winglet seja reduzir o arrasto e não aumentar, pois ele reduz o vórtice gerado na ponta da asa, o que por si só, já aumenta a sustentação.
Não vejo problemas em você aplicar as duas soluções no seu modelo.
Já que a peça terá que ser construída separada, faça o teste com em sem os winglets...
Abs
Marco Aurelio
Entendi o que vc quiz dizer, seria, sem duvida, uma saida para o problema.
A questão é que se o Winglet, mesmo estando colado reto como vc sugeriu, ja estiver fazendo a função de arrasto de ponta, ao tbm Torcer a asa, teremos duas forças agindo para fazer o memo efeito, só que dobrado, podendo prejudicar ao invés de ajudar no vôo.
Não tem como fazer essa peça em corte unico na CNC, serão duas peças separadas.
Abrs.[/quote:4df863dec0]
Mauri,
Acredito que o objetivo do Winglet seja reduzir o arrasto e não aumentar, pois ele reduz o vórtice gerado na ponta da asa, o que por si só, já aumenta a sustentação.
Não vejo problemas em você aplicar as duas soluções no seu modelo.
Já que a peça terá que ser construída separada, faça o teste com em sem os winglets...
Abs
Marco Aurelio
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[quote:ed90e6d435="B3tO"]Mauri,
se as plantas que você vem olhando não tem washout, e você não percebeu isso no original (mesmo sendo quase imperceptivel) manda bala sem mesmo !
Acho que os winglets ja estão ali pra dar estabilidade, reduzir o arrasto e aumentar a velocidade, não sendo necessário o washout...
não sei se falei besteira, só quero incentivar :roll:[/quote:ed90e6d435]
Betão,
Acho que pode estar ai a solução do problema cara..
Olhando mais atentamente hoje cedo, das quatro plantas que tenho dele, três não orientam a colocar Washout, apenas uma sim, e ainda de apenas -1 grau.
Sendo assim, pela maioria é não, seria essa então a solução mais lógica.
Abrs.
se as plantas que você vem olhando não tem washout, e você não percebeu isso no original (mesmo sendo quase imperceptivel) manda bala sem mesmo !
Acho que os winglets ja estão ali pra dar estabilidade, reduzir o arrasto e aumentar a velocidade, não sendo necessário o washout...
não sei se falei besteira, só quero incentivar :roll:[/quote:ed90e6d435]
Betão,
Acho que pode estar ai a solução do problema cara..
Olhando mais atentamente hoje cedo, das quatro plantas que tenho dele, três não orientam a colocar Washout, apenas uma sim, e ainda de apenas -1 grau.
Sendo assim, pela maioria é não, seria essa então a solução mais lógica.
Abrs.
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[quote:f950031de6="Mac2"][quote:f950031de6="Mauri"]Marco,
Entendi o que vc quiz dizer, seria, sem duvida, uma saida para o problema.
A questão é que se o Winglet, mesmo estando colado reto como vc sugeriu, ja estiver fazendo a função de arrasto de ponta, ao tbm Torcer a asa, teremos duas forças agindo para fazer o memo efeito, só que dobrado, podendo prejudicar ao invés de ajudar no vôo.
Não tem como fazer essa peça em corte unico na CNC, serão duas peças separadas.
Abrs.[/quote:f950031de6]
Mauri,
Acredito que o objetivo do Winglet seja reduzir o arrasto e não aumentar, pois ele reduz o vórtice gerado na ponta da asa, o que por si só, já aumenta a sustentação.
Não vejo problemas em você aplicar as duas soluções no seu modelo.
Já que a peça terá que ser construída separada, faça o teste com em sem os winglets...
Abs
Marco Aurelio[/quote:f950031de6]
Acho então que sempre pensei errado Marco, no meu entendimento, se as laterais dos Winglets são planas (s/ perfil) geram mais arrasto, por isso fiz a pergunta inicial de que se eles faziam o papel de Washout.
Bom, esse é o meu modo de pensar, mas posso tbm estar errado..
Abrs.
Entendi o que vc quiz dizer, seria, sem duvida, uma saida para o problema.
A questão é que se o Winglet, mesmo estando colado reto como vc sugeriu, ja estiver fazendo a função de arrasto de ponta, ao tbm Torcer a asa, teremos duas forças agindo para fazer o memo efeito, só que dobrado, podendo prejudicar ao invés de ajudar no vôo.
Não tem como fazer essa peça em corte unico na CNC, serão duas peças separadas.
Abrs.[/quote:f950031de6]
Mauri,
Acredito que o objetivo do Winglet seja reduzir o arrasto e não aumentar, pois ele reduz o vórtice gerado na ponta da asa, o que por si só, já aumenta a sustentação.
Não vejo problemas em você aplicar as duas soluções no seu modelo.
Já que a peça terá que ser construída separada, faça o teste com em sem os winglets...
Abs
Marco Aurelio[/quote:f950031de6]
Acho então que sempre pensei errado Marco, no meu entendimento, se as laterais dos Winglets são planas (s/ perfil) geram mais arrasto, por isso fiz a pergunta inicial de que se eles faziam o papel de Washout.
Bom, esse é o meu modo de pensar, mas posso tbm estar errado..
Abrs.
Mauri
Você não está errado. A meu ver, toda superfície, plana ou não, gera arrasto, umas mais, outras menos. No caso dos winglets o arrasto gerado por eles deve ser menor que o arrasto do vortice que eles reduzem. Se eu estiver errado, peço que alguém me corrija, pois entendi desta forma o funcionamento deste dispositivo.
Abs
Marco Aurélio
Você não está errado. A meu ver, toda superfície, plana ou não, gera arrasto, umas mais, outras menos. No caso dos winglets o arrasto gerado por eles deve ser menor que o arrasto do vortice que eles reduzem. Se eu estiver errado, peço que alguém me corrija, pois entendi desta forma o funcionamento deste dispositivo.
Abs
Marco Aurélio
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EDITADO:
O CG DESSE AEROMODELO ENCONTRA-SE A 75 MM DO BORDO DE ATAQUE.
Segue o inicio da montagem da fuselagem:
O CG DESSE AEROMODELO ENCONTRA-SE A 75 MM DO BORDO DE ATAQUE.
Segue o inicio da montagem da fuselagem:
Editado pela última vez por Mauri em Sex Mar 22, 2019 5:29 am, em um total de 4 vezes.