Meu primeiro setup para FPV (aprovado)

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Meu primeiro setup para FPV (aprovado)

Mensagem por Rafael Ritter »

Antes de mais nada, como poderão observar, o stick deu um tempo para o Thunder Tiger 0.07 e voltou a ser elétrico. O motivo foi a redução de peso, já que o sistema FPV com a bateria 3S de 1050mAh ficou em 240g. Como da outra vez, absolutamente NADA foi alterado no stick para este projeto. Tudo se encaixa a ele por meio de atilhos, e é totalmente removível. A única mudança foi no RX, que tive que deslocar para a parte de trás, para afastar do TX do FPV.

Ontem comprei madeira e fiz um "case" para abrigar o sistema. Eu tinha comprado na HK uma base para pan & tilt, mas a mesma era muito pequena então "roubei" a idéia e fiz outra, usando balsa e fibra de vidro. Ficou bem forte e leve.

Um dos motivos para a escolha do stick para esse primeiro setup foi, evidentemente, a tranquilidade do vôo - entre meus aeros era o mais adequado. Mas outro motivo foi o fato de ele usar apenas 3 canais, deixando algum recurso para efeitos especiais (pan & tilt). Como não tenho head track, e meu leme tá no canal do aileron, utilizei o canal do leme para virar a câmera pros lados. Para cima e para baixo, como uso um DX6i, que tem apenas 4 canais proporcionais, utilizei o canal do flap, de modo que ao menos consigo alternar entre câmera para frente e câmera 45 graus para baixo.

Bom, infelizmente o dia está chuvoso, mas assim que possível farei o teste. O receptor será ligado ao meu notebook e, se tudo correr bem, pretendo fazer alguns vôos com transmissão ao vivo para quem quiser assistir.

Obrigado a todos que pacientemente tiraram diversas de minhas dúvidas. Os próximos passos agora, em 2012, recairão novamente sobre os vídeo goggles e também sobre o OSD. Mas isso fica pra depois.

Abraço!
Anexos
6.jpg
6.jpg (39.02 KiB) Exibido 10621 vezes
5.jpg
5.jpg (36.27 KiB) Exibido 10621 vezes
4.jpg
4.jpg (38.83 KiB) Exibido 10621 vezes
3.jpg
3.jpg (37.86 KiB) Exibido 10621 vezes
2.jpg
2.jpg (38.73 KiB) Exibido 10621 vezes
1.jpg
1.jpg (38.98 KiB) Exibido 10621 vezes
Bino
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 1:05 am
Localização: Londrina -PR

Mensagem por Bino »

mto legal o modelo, mas tira uma duvida minha quanto a camera., precisa desse equipamento todo? tipo penso q talvez daria utilizar uma micro camera?
[url]https://www.dealextreme.com/details.dx/sku.44188[/url]
ou a vibração iria prejudicar muito a qualidade.

Obrigado
Avatar do usuário
ribeiromarinho
membro
Mensagens: 329
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:42 am
Localização: Interior de São Paulo
Contato:

Mensagem por ribeiromarinho »

O transmissor de video nao esta interferindo no movimento dos servos? (quanto a interferencia)
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Bino, o equipamento todo é para o FPV. Se fosse apenas filmagem aérea, somente a câmera seria suficiente

Ribeiromarinho, estava, mas fiz outro trajeto para os fios dos servos e o problema acabou. Vamos ver durante o vôo.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Eis minha primeira filmagem FPV. Apesar de ter ficado uma droga, é um passo interessante.

Estava ventando pra caramba, como se pode perceber, mas resolvi arriscar.

Após decolar, fiquei brigando com o aero o tempo todo, mas do nada, a menos de 100m, perdi contato com o aero e fiquei sem comando. Marquei o momento no vídeo.

Por sorte o aero estava bem equilibrado e ele simplesmente pousou, mas poderia ter sido pior.

O receptor estava bem longe do módulo transmissor do FPV, mas eu estava usando um AR6000, que é DSM e não DSM2. Não sei se tem relação, mas por via das dúvidas da próxima vez vou utilizar um AR6110 ou um AR6200, que é full.

Alguém consegue pensar em algo mais que possa ter contribuido para este incidente?

Dada a péssima qualidade da filmagem dá para ver que falta bastante até conseguir um vôo estabilizado e sem treme-treme...

[yt]33GfuPwp6zo[/yt]

http://www.youtube.com/watch?v=33GfuPwp6zo
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Nossa, que sorte não ter ido pra água, ehehhehe.

Então, o AR6000 é parkflyer, 300m no máximo. Mas como tem um potente transmissor a poucos centímetros dele fazendo barulho, o alcance cai bastante.

Considere usar o AR6200 e FAÇA O TESTE DE ALCANCE, SEMPRE! :D

Abrcs!
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Farei sim. Por já usar esse RX nele ha tempos sem nunca ter tido problemas, esqueci completamente do agravante do transmissor próximo.

Mas pergunto. Devo esperar sempre uma redução de alcance nesta ordem mesmo? Porque daí com o AR6200 devo conseguir o que? 500/600m?

Fiquei realmente inseguro agora.

Rafael
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Cara... no meu tricopter, o AR6200 deu 35 passos com o video desligado e 32 com ele ligado, mas esse daqui é menos potente que o seu.
Ligue sempre o vídeo antes do tx+rx também, pois aí pode ser que eles procurem um canal menos "ruidoso".

Abrcs!
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

O que mais tem me motivado nesse momento é a idéia de construir um aero específico para FPV. Sei que tem bastante coisa pronta pra comprar, mas quem me conhece sabe que meu negócio no fundo é construir, de modo que seria burrice minha pular esta etapa. Durante uma construção dedicada ao FPV seria possível posicionar cada componente de forma otimizada, e deixar já espaço previsto para outras coisas, como o OSD...

Então, gostaria de receber sugestões dos amigos sobre quais modelos, dentre os que se pode encontrar plantas razoáveis, seria indicado para o FPV.

Pensei em planadores com, no máximo, 2m de asa, mas não sei o que é melhor.
Avatar do usuário
fabio99
membro
Mensagens: 94
Registrado em: Qui Jun 12, 2008 6:41 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio99 »

Que tal um guppy ?
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=35764

é de balsa, sua especialidade, acho que deve ficar bom !
Responder