Ajuda sobre construção (peso e cg)

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
marques
membro
Mensagens: 404
Registrado em: Sáb Mar 25, 2006 9:48 am

Mensagem por marques »

[quote:1e50885d91="Gaia"][quote:1e50885d91="marques"]Lendo mais um pouco, parece que com linha de pesca não é muito indicado, por que ela tem uma certa elasticidade. Mas o sistema é muito simples, basta usar o braço do servo que se usa com o aileron geralmente, e dois horn, um em cada lado da superfície de comando.
Depois tento fazer um desenho para tentar explicar melhor.
Abraços. vou pesquisar qual poderia ser o melhor fio também! mas agora tenho que sair, lá pras 11h eu posto os resultados das pesquisas.[/quote:1e50885d91]
[b:1e50885d91]marques[/b:1e50885d91], minha principal dúvida e dificuldade neste sistema é quanto ao travamento das linhas, amarrá-las na medida certa, sem folgas para que os comandos fiquem precisos.....não me parece muito fácil esse ajuste fino.[/quote:1e50885d91]
A unica vez que eu fiz eu usei linha de pipa e e CA comum (superbonder) para na precisar amarra, fiz uma especie de forca, so que no lugar de amarrar passei superbonder e enrolei o fio, assim se o resultado não ficasse bom, era só corta o laço. eu também tencionei um pouquinho para ficar um comando bem firme. no meu note não tem paint, vou procurar outra forma de desenhar.
Frequencia:72.150
Canal:18
Avatar do usuário
Gaia
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 8:51 pm
Localização: Goiânia/Rialma

Mensagem por Gaia »

Gustavo Murad, em sua homenagem fiz o ugly e ficou bem bacana, ainda pesado (680g), mas o CG ficou perfeito sem nenhuma adaptação. Vou testá-lo amanhã e depois posto notícias.Abraço.
[URL=http://img153.imageshack.us/i/uglychuvisco3.jpg/][img:e6778a520b]http://a.imageshack.us/img153/7444/uglychuvisco3.jpg[/img:e6778a520b][/URL]
[URL=http://img15.imageshack.us/i/uglychuvsco2.jpg/][img:e6778a520b]http://a.imageshack.us/img15/7286/uglychuvsco2.jpg[/img:e6778a520b][/URL]
Avatar do usuário
doglas263
membro
Mensagens: 295
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 5:52 pm
Localização: barcarena

PROBLEMAS NO MEU TAMBÉM

Mensagem por doglas263 »

Eu sou iniciante também e tentei fazer um SS e não consegui fazer ele voar. Quase acabo com meu motor. Fiz algumas modificações na planta dele primeiro que moro em Belém e aqui não tem depron, já rodei a cidade inteira, e acabei fazendo a asa com perfil clarck y com P0. Montei um excelente cortador de isopor, depois de muito bater cabeça, e agora minhas próximas construções devem ser melhores. Cometi alguns erros, por exemplo usei arame de solda para linkagem, muita cola quente, outra coisa que fica ruim para fazer aeros é não ter uma balança, mas já pedi uma legal no DX deve chegar em breve.
Vou postar um tópico sobre meu cortador de isopor, foi feito com fonte de computador, e ajusto a tensão através de um potenciômetro ligado a uns resistores e ao pino um do CI. O arco, eu fiz com fio níquel-cromo e cabo de vassoura.
Bom segundo as dicas o próximo modelo que vou fazer vai ser o do Big, o NIS. Parece ser bem fácil para construir. Bom tem uma planta dele no 4shared (http://www.4shared.com/file/HqqX-Vw7/Planta_NIS.htm ) muito bom em corel e em pdf. Vou segui-la.
Ah a outra coisa, tem um cara que tem um vídeo no youtube que ensina a usar arame de peneu de carro para fazer linkagem, alguém já fez isso? (http://www.youtube.com/watch?v=dZd9RLhjNcY) esse vídeo tem o titulo arame para berimbau mas em outro vídeo desse mesmo cara ele fala que serve para linkagem.

Boa sorte para nos iniciantes.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Eu uso esse guarda chuva para retirar arame de linkagem! Custa 8 reais e tem 16 varas de 64cm de arame de aço de espessura de 1,5mm.
[url=http://d.imagehost.org/view/0619/Niver_Manu_007][img:c03630b2c0]http://d.imagehost.org/0619/Niver_Manu_007.jpg[/img:c03630b2c0][/url]
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Gaia
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 8:51 pm
Localização: Goiânia/Rialma

Mensagem por Gaia »

Doglas, que bom que você ja tem um bom cortador, porque eu ainda não consegui fazer um bom.....ou não esquenta o suficiente, ou o fio sempre acaba esticando e prejudica um pouco a qualidade do corte. Sobre asas de P0, desde que você reforce bem (espetos de churrasco, varetas de fibra.....etc) e entele com fita de embalagens, ficam muito boas (quando se consegue cortar bem o perfil desejado).
Sobre lincagem, desenvolva seus métodos......sinceramente ja construi muitos aeros depois deste post e hoje uso varetas de fibra para linkagens internas ou externas desde que curtas, e arame de solda para linkagens externas mais longas. Sinceramente nada como vc testar e ver o que da certo para vc. A diferença de peso entre o arame de solda e outros materiais da mesma espessura é ínfima (quando sua balança chegar vc poderá comprovar) e certamente os erros nos projetos são bem mais relevantes do que a diferença no peso da linkagem. Cola quente realmente é um problema quanto a peso, hj uso cola quente em muito poucos projetos e apenas em locais onde julgo que ela seja adequada. Uso cola de contato, cola de isopor, epoxi e CA. Com o tempo vamos parendendo a usar cada tipo de cola com economia e fazer aeros muito firmes e reforçados sem excesso de peso.
Esse meu ugly voa muito bem, é estável e plana muito, mas a planta é projetada para depron, se tiver acesso ao depron (eu comprei pela net na spumapepaer e valeu a pena, logo renovarei meu estoque com eles) não deixe de tentar costruir um para ver. Além de voar muito bem ele é bem resistente....já caí de bico e ele ainda voa muito bem....só tive que refazer a base do trem de pouso ).
warne....meu sonho é achar um guarda chuvas destes.....rsrsrs (além de ter varetas num boa medida, tem um custo semelhante aos arames de solda)....já procurei por aqui e só achei feito de chapinha e não com arames.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Pois é Gaia, os arames retirados desse guarda chuva são perfeito pra nosso uso.
Não enferrujam, tem boa resistência e é de fácil manuseio.
E de quebra, ainda podemos aproveitar o tecido para fazer paraquedas!heheh
[url=http://b.imagehost.org/view/0223/Niver_Manu_004][img:ab1b6b4008]http://b.imagehost.org/0223/Niver_Manu_004.jpg[/img:ab1b6b4008][/url]
[url=http://d.imagehost.org/view/0210/Niver_Manu_003][img:ab1b6b4008]http://d.imagehost.org/0210/Niver_Manu_003.jpg[/img:ab1b6b4008][/url]
[url=http://b.imagehost.org/view/0339/Niver_Manu_005][img:ab1b6b4008]http://b.imagehost.org/0339/Niver_Manu_005.jpg[/img:ab1b6b4008][/url]
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
doglas263
membro
Mensagens: 295
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 5:52 pm
Localização: barcarena

Mensagem por doglas263 »

Bom, para fazer meu cortador eu bati bastante cabeça e ate queimei duas fontes, mas consegui recuperá-las trocando os capacitores, sei algumas coisas de eletrônica. Bom, como falei moro em Belém mas na verdade to construindo o meu avião em uma cidade próxima na casa da minha mãe, pois em Belém moro em um kit-net por causa da faculdade ai todos os finais de semana vou paca casa dela. Com isso o frete de materiais são muito caros, tem um pessoal do fórum que mora aqui, vou tentar juntar alguns para pedirmos alguns deprons e racharmos o frete, deve valer a pena.
Vou montar um tópico na parte de cortadores ai vou colocara to o esquema do meu.

Quanto a linkagem com sombrinha é uma ótima idéia. Vou ver se no comércio aqui tem p vender com esse tipo de varetas.

Essa semana vou começar a construir um modelo do Big.

Vou postar as fotos.
Avatar do usuário
Gaia
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 8:51 pm
Localização: Goiânia/Rialma

Mensagem por Gaia »

doglas, aguardo a postagem do seu tópico sobre o cortador, se não for nada muito complicado (de eletrônica só sei soldar....rsrsrsr....e se não for nada muito pequeno) tento fazer.
O Big nis é muito bem recomendado para iniciantes, facil de fazer e ajustar cg. Uma cisa que observei, quando vc estiver construindo, mesmo antes de entelar e colocar eletrônica veja como está o cg, pois depois que vc colocar, não vai mudar muita coisa....se estiver próximo do ideal, manda bala que é fácil ajustar com a eletrônica, mas se estiver meio longe ai já fique sabendo que mesmo com eletrônica vai ser difícil conseguir um bom balanceamento.
warne, eu ja tive muitos guarda chuvas com varetas, mas isto foi antes do aeromedelismo, eu me lembro bem deles, mas os que tenho hoje são de outro modelo e os que ja achei para vender que são nesse sistema, custam de R$40,00 pra cima.....ai naum dá....mas uma hora acho um camelô com o modelo certo....rsrsrs!!
Avatar do usuário
doglas263
membro
Mensagens: 295
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 5:52 pm
Localização: barcarena

cortador

Mensagem por doglas263 »

rapa decidi não criar um tópico novo e postei em um que já existia.


http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=7824&postdays=&postorder=asc&start=225


o mais importante é a figura com nome "aaa"

qualquer coisa pode mandar uma MP.

ou me add no msn

bom ainda não tirei as fotos do meu pronto mas quero fazer isso essa semana.

não criei um tópico novo pois la só pode ser criado por moderados "não entendi muito bem isso"

ainda não sei fazer um avião que voe mas um cortador já estou fera.. ahuahuahu
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Opa!

Mensagem por fabiofleal »

Gaia, desculpa a demora na resposta. Acredito que quase todas as perguntas que vc me fez, a turma ja respondeu.

Quanto ao conduite, uso so canudos de refrigerante, do mais fino que existe, jutamente por causa da historia dos momentos. Como minhas linkagens sao longas (Meu 727 tem uma de mais de 1,5m) e feitas de varetas de fibra, às vezes preciso de um bom conduite, o mais leve possivel.
No aviao ai da foto, o CG ja estava ajustado e tem tanta coisa mais pesada nele que o conector eletrico nem fez cocega. Mas em aeros menores, eu usaria so linha ou fita + CA p/ unir a vareta com o arame que faz o Z-link. O Canudo que aparece ai é so p/ livrar a fibra do atrito com a fuselagem.

Abs.
Anexos
09122010108.jpg
09122010108.jpg (32.62 KiB) Exibido 9018 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Responder