EMB 312 - Dois Modelos - Retomando - Corte Laser

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Enquanto aguardo a chegada do meu arco de serra,fui adiantando a confecção da longarina principal da asa. Esta é a primeira peça do projeto.
A peça, somente cortada, sem os alívios, estava pesando 55g. Após os alívios, ficou com 28,3 g e não houve alteração na resistência estrutural da mesma
Abaixo fotos da longarina pronta.
Abs
Marco Aurelio
Anexos
SNC00561.jpg
SNC00561.jpg (34.52 KiB) Exibido 20092 vezes
SNC00560.jpg
SNC00560.jpg (33.31 KiB) Exibido 20092 vezes
SNC00558.jpg
SNC00558.jpg (35.81 KiB) Exibido 20092 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
flumauricio
membro
Mensagens: 691
Registrado em: Qui Jun 24, 2010 6:36 pm
Localização: Salvador
Contato:

Mensagem por flumauricio »

Se possível depois coloque um video dessa sua serrinha pra gente? Talvez compre uma pra mim tb a depender do manuseio.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Pessoal,
Hoje mandei imprimir a planta em um serviço de impressão a plotter. Paguei R$ 7,00 o metro de impressão. Foram 3,6 metros divididos em duas plantas, a dos cortes e a da montagem.

O bicho é muito grande. Não sei se é falta de costume meu ou se exagerei no tamanho.

Para se ter uma ideia do tamanho, estou anexando algumas fotos tiradas sobre a mesa da sala de jantar que tem 1800mm de comprimento por 1000 de largura.

[b:ca45d3b0d7]Uma dica importante:[/b:ca45d3b0d7] [i:ca45d3b0d7]Quando impresso no serviço de impressão, as medidas ficaram exatas. Neste último final de semana fiz uma prova de teste, imprimindo na minha impressora através de um software próprio para isso. resultado: a impressão "caseira" ficou com 40 mm a menos nas longarinas das asas, consequentemente 80 mm a menos na envergadura. Valeu a pena ter pago os R$ 25,00 da impressão em plotter.[/i:ca45d3b0d7]

Abs
Marco Aurelio
Anexos
Nervura da raiz da asa. Com o bordo de ataque chegará a 350mm
Nervura da raiz da asa. Com o bordo de ataque chegará a 350mm
SNC00566.jpg (32.25 KiB) Exibido 19841 vezes
Estabilizador horizontal: 700 mm de largura
Estabilizador horizontal: 700 mm de largura
SNC00565.jpg (36.36 KiB) Exibido 19841 vezes
Visão geral com o TX e uma régua de 600 mm
Visão geral com o TX e uma régua de 600 mm
SNC00564.jpg (37.53 KiB) Exibido 19841 vezes
Visão da planta toda sobre a mesa
Visão da planta toda sobre a mesa
SNC00562.jpg (37.56 KiB) Exibido 19841 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
ROD_RIB
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Ter Jan 12, 2010 7:56 pm
Localização: Guaratinguetá, São Paulo

Mensagem por ROD_RIB »

Olá MAC2

Boa pedida um Tucano desse tamanho. Vc disse que irá usar compensado, num tópico aqui do fórum, não lembro quem agora, ensina a fazer compensado, muito simples. Eu fiz alguns aqui de Corupixá, acho que é assim que escreve, fica muito bom e leve, usei cola epoxi comprado na maxepoxi, lá em Santo Amaro SP. É só uma dica. Mas parabéns pela escolha.

Abrs
Fabiano
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:a3c4f2add6="warne"]HAhahahaha! Eu te disse que era um super tucano!!! Não acreditou...
...agora vamos vê se a esposa vai aceitar esse monstro ai no apartamento!!rsrsrs
Que barato a plotagem ai!!
Acompanhando!!
Abs
Warne[/quote:a3c4f2add6]
Warne,

Estou pensando em alugar outra vaga de garagem :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
A plotagem ficou muito boa, ainda mais que pedi para ser a laser (para poder transferir os desenhos para a madeira).

As cavernas da fuselagem que possuem mais de 4" (100 mm) irei fazer em compensado. As demais serão em balsa de 4 mm. As nervuras das asas serão feitas em balsa de 3mm (mas isso ainda poderá mudar).

Pretendo fazer a empenagem com perfil, para reduzir a turbulência.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:4a01c61644="ROD_RIB"]Olá MAC2

Boa pedida um Tucano desse tamanho. Vc disse que irá usar compensado, num tópico aqui do fórum, não lembro quem agora, ensina a fazer compensado, muito simples. Eu fiz alguns aqui de Corupixá, acho que é assim que escreve, fica muito bom e leve, usei cola epoxi comprado na maxepoxi, lá em Santo Amaro SP. É só uma dica. Mas parabéns pela escolha.

Abrs
Fabiano[/quote:4a01c61644]
Olá ROD_RIB,
Já comprei o compensado de virola com 4mm de espessura. Dará certinho no que preciso. Já vi este tópico de compensado caseiro feito com balsa. realmente é uma boa opção
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:2303f64704="Mac2"][quote:2303f64704="warne"]HAhahahaha! Eu te disse que era um super tucano!!! Não acreditou...
...agora vamos vê se a esposa vai aceitar esse monstro ai no apartamento!!rsrsrs
Que barato a plotagem ai!!
Acompanhando!!
Abs
Warne[/quote:2303f64704]
Warne,

Estou pensando em alugar outra vaga de garagem :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
A plotagem ficou muito boa, ainda mais que pedi para ser a laser (para poder transferir os desenhos para a madeira).

As cavernas da fuselagem que possuem mais de 4" (100 mm) irei fazer em compensado. As demais serão em balsa de 4 mm. As nervuras das asas serão feitas em balsa de 3mm (mas isso ainda poderá mudar).

Pretendo fazer a empenagem com perfil, para reduzir a turbulência.

Abs

Marco Aurelio[/quote:2303f64704]
Vai gostar de construir cada pedacinho do modelo, será um "divertimento" só!!
O que vai pesar e a falta da bancada, mas nada que não consiga fazer uma mesa desmontável, que não ocupe espaço quando não estiver trabalhando.
Abs
Warne
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:6a84feac15="warne"]Vai gostar de construir cada pedacinho do modelo, será um "divertimento" só!!
O que vai pesar e a falta da bancada, mas nada que não consiga fazer uma mesa desmontável, que não ocupe espaço quando não estiver trabalhando.
Abs
Warne [/quote:6a84feac15]
O que faz mais falta é um local onde possa deixar a bagunça organizada de um dia para o outro. Depois de terminar os trabalhos, tenho que "desmontar o acampamento" todos os dias. Aí o pessoal diz que sou demorado para construir...
Eu utilizo uma toalha velha sobre a mesa e sobre a toalha uma tábua de MDF laminada com 3 cm de espessura de uma bancada de estudos que sobrou aqui quando fiz os armários embutidos.
Mas que seria útil uma oficina, ah, isso não tenho dúvidas...
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
vosanai001
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Jan 21, 2010 11:27 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por vosanai001 »

[quote:64e1e714c5="Mac2"][quote:64e1e714c5="warne"]Vai gostar de construir cada pedacinho do modelo, será um "divertimento" só!!
O que vai pesar e a falta da bancada, mas nada que não consiga fazer uma mesa desmontável, que não ocupe espaço quando não estiver trabalhando.
Abs
Warne [/quote:64e1e714c5]
O que faz mais falta é um local onde possa deixar a bagunça organizada de um dia para o outro. Depois de terminar os trabalhos, tenho que "desmontar o acampamento" todos os dias. Aí o pessoal diz que sou demorado para construir...
Eu utilizo uma toalha velha sobre a mesa e sobre a toalha uma tábua de MDF laminada com 3 cm de espessura de uma bancada de estudos que sobrou aqui quando fiz os armários embutidos.
Mas que seria útil uma oficina, ah, isso não tenho dúvidas...
Abs
Marco Aurelio[/quote:64e1e714c5]

Um tbm deixo um aspirador portátil para limpar a sujeira.. Rs..

Adoro Tucanos, com certeza irei acompanhar esse tópico com a esperança de um dia que sabe construir um.

Abs!
Vitor Osanai
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:ecf974471a="vosanai001"]Um tbm deixo um aspirador portátil para limpar a sujeira.. Rs..
Adoro Tucanos, com certeza irei acompanhar esse tópico com a esperança de um dia que sabe construir um.
Abs![/quote:ecf974471a]
Vitor,

Este é um sonho antigo (e acredito que seja de muitos outros aeromodelistas), desde a época que morava perto de Pirassununga. Eu devia ter uns 15 anos de idade mais ou menos (faz tempo isso hein!!!)

Bom, acredito que com jeitinho dê para fazer o menino. Se for devagar, com uma peça aqui e outra acolá, quando menos se espera o aero está pronto. Até lá terei que arrumar lugar para ele ou me desfazer do que tenho agora, senão é B.O. na certa...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Responder