EMB 312 - Dois Modelos - Retomando - Corte Laser
[quote:4132e3bd9a="Lacerda"]Puxa Mac2,
Acabei nao prestando atençao no motor e da classe 55, vai ficar um canhao de forte.
No meu Tucano o 4255 ficou muito bom e a bateria ficou no local do tanque, o CG ficou perfeito.
Vou acompanhar a construçao.
Grande abraço[/quote:4132e3bd9a]
Dá uma olhada neste tópico. Usei um motor 4260-600 para eletrificar o Super Sports
[url]http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=96731[/url]
Abs
Marco Aurelio
Acabei nao prestando atençao no motor e da classe 55, vai ficar um canhao de forte.
No meu Tucano o 4255 ficou muito bom e a bateria ficou no local do tanque, o CG ficou perfeito.
Vou acompanhar a construçao.
Grande abraço[/quote:4132e3bd9a]
Dá uma olhada neste tópico. Usei um motor 4260-600 para eletrificar o Super Sports
[url]http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=96731[/url]
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Pessoal,
Como moro em apartamento, não posso fazer barulho durante a noite, portanto a utilização de ferramentas elétricas está restrita ao sábado pela manhã. Por esta razão, resolvi cortar todas as peças em compensado de uma só vez utilizando um serra tico-tico eletrica.
Para isso, hoje resolvi passar os desenhos da planta para a placa de compensado.
Como a impressão foi a laser, e o toner é fundido no papel através de calor, tenteio utilizar o mesmo processo que conheço de confecção de circuitos impressos: A transferência através do calor.
Para isso utilizei o ferrinho de entelagem na temperatura mais alta. Na maior parte das peças, a transferência foi razoável, porem em outras não ficou a contento.
Uma outra alternativa, seria usar o solvente do toner: Thinner, porém foi logo descartada por causa do forte cheiro.
Restou o processo mais antigo e conhecido de todos: Papel Carbono. Tirando alguns deslizes de uma mão torta, o resultado ficou satisfatório.
Segue abaixo algumas fotos de ambos os processos.
Abs
Marco Aurelio
Como moro em apartamento, não posso fazer barulho durante a noite, portanto a utilização de ferramentas elétricas está restrita ao sábado pela manhã. Por esta razão, resolvi cortar todas as peças em compensado de uma só vez utilizando um serra tico-tico eletrica.
Para isso, hoje resolvi passar os desenhos da planta para a placa de compensado.
Como a impressão foi a laser, e o toner é fundido no papel através de calor, tenteio utilizar o mesmo processo que conheço de confecção de circuitos impressos: A transferência através do calor.
Para isso utilizei o ferrinho de entelagem na temperatura mais alta. Na maior parte das peças, a transferência foi razoável, porem em outras não ficou a contento.
Uma outra alternativa, seria usar o solvente do toner: Thinner, porém foi logo descartada por causa do forte cheiro.
Restou o processo mais antigo e conhecido de todos: Papel Carbono. Tirando alguns deslizes de uma mão torta, o resultado ficou satisfatório.
Segue abaixo algumas fotos de ambos os processos.
Abs
Marco Aurelio
- Anexos
-
- Processo a carbono
- SNC00571.jpg (33.91 KiB) Exibido 9088 vezes
-
- Visão geral da placa de compensado com os desenhos transferidos por papel carbono
- SNC00569.jpg (34.69 KiB) Exibido 9088 vezes
-
- Transferência através de calor: Parte falha
- SNC00568.jpg (34.02 KiB) Exibido 9088 vezes
-
- Transferência através de calor: Parte razoável
- SNC00567.jpg (32.68 KiB) Exibido 9088 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
[quote:ed3c5f1b71="Mac2"][quote:ed3c5f1b71="eliabew"]Ai mac,,tira uma duvida,,,acha que essa bateria ligada em serie para dar 6s daria para seu motor ,,devido a ser 20c de disch. ?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9185[/quote:ed3c5f1b71]
Eliabew,
Iria ficar no limite. O ESC indicado para o motor é de 80A. Com esta bateria, mesmo em serie formando uma 6S, a descarga seria de 4000 mAh x 20C = 80A.
Além de não ter uma boa reputação, acredito que ela não aguentaria um voo mais agressivo. Se fosse duas de 4S ficaria melhor, pois a corrente exigida seria menor. O motor aguenta 8S neste caso.
Abs
Marco Aurelio[/quote:ed3c5f1b71]
muito bom mac,,nao tinha pensado na possibilidade de colocar 8s,,,
digo 2 baterias de 3 s em paralelo pois quero usar elas em avioes menores,tipo motores de 3 ou 4 s.
Mas essa possibilidade de 2 de 4s seria uma boa,,pois quase todos os melhores motores que aceitam 3 s ,aceitam tambem 4s. obrigado
abç
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9185[/quote:ed3c5f1b71]
Eliabew,
Iria ficar no limite. O ESC indicado para o motor é de 80A. Com esta bateria, mesmo em serie formando uma 6S, a descarga seria de 4000 mAh x 20C = 80A.
Além de não ter uma boa reputação, acredito que ela não aguentaria um voo mais agressivo. Se fosse duas de 4S ficaria melhor, pois a corrente exigida seria menor. O motor aguenta 8S neste caso.
Abs
Marco Aurelio[/quote:ed3c5f1b71]
muito bom mac,,nao tinha pensado na possibilidade de colocar 8s,,,
digo 2 baterias de 3 s em paralelo pois quero usar elas em avioes menores,tipo motores de 3 ou 4 s.
Mas essa possibilidade de 2 de 4s seria uma boa,,pois quase todos os melhores motores que aceitam 3 s ,aceitam tambem 4s. obrigado
abç
[quote:ec043d9b6c="eliabew"][quote:ec043d9b6c="Mac2"]Eliabew,
Iria ficar no limite. O ESC indicado para o motor é de 80A. Com esta bateria, mesmo em serie formando uma 6S, a descarga seria de 4000 mAh x 20C = 80A.
Além de não ter uma boa reputação, acredito que ela não aguentaria um voo mais agressivo. Se fosse duas de 4S ficaria melhor, pois a corrente exigida seria menor. O motor aguenta 8S neste caso.
Abs
Marco Aurelio[/quote:ec043d9b6c]
muito bom mac,,nao tinha pensado na possibilidade de colocar 8s,,,
digo 2 baterias de 3 s em paralelo pois quero usar elas em avioes menores,tipo motores de 3 ou 4 s.
Mas essa possibilidade de 2 de 4s seria uma boa,,pois quase todos os melhores motores que aceitam 3 s ,aceitam tambem 4s. obrigado
abç[/quote:ec043d9b6c]
Eliabew,
Não vejo necessidade de usar um pack 4s em paralelo. Qual o motor que você irá utilizar? Qual o peso e envergadura do modelo?
Abs
Marco Aurelio
Iria ficar no limite. O ESC indicado para o motor é de 80A. Com esta bateria, mesmo em serie formando uma 6S, a descarga seria de 4000 mAh x 20C = 80A.
Além de não ter uma boa reputação, acredito que ela não aguentaria um voo mais agressivo. Se fosse duas de 4S ficaria melhor, pois a corrente exigida seria menor. O motor aguenta 8S neste caso.
Abs
Marco Aurelio[/quote:ec043d9b6c]
muito bom mac,,nao tinha pensado na possibilidade de colocar 8s,,,
digo 2 baterias de 3 s em paralelo pois quero usar elas em avioes menores,tipo motores de 3 ou 4 s.
Mas essa possibilidade de 2 de 4s seria uma boa,,pois quase todos os melhores motores que aceitam 3 s ,aceitam tambem 4s. obrigado
abç[/quote:ec043d9b6c]
Eliabew,
Não vejo necessidade de usar um pack 4s em paralelo. Qual o motor que você irá utilizar? Qual o peso e envergadura do modelo?
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Dúvidas com Servos
Pessoal, não conheço muito os servos (aliás, não conheço quase quase) e gostaria de trocar algumas ideias a respeito disso. Conheço os servos Futaba S3003 e S3004 (báscicos, mas confiáveis) e os indicados para o Tucano da Radar: HS-325, porem não tenho a mínima ideia das características necessárias para o modelo (torque, precisão, digital ou não, etc..)
Para este modelo serão necessários 7 Servos, conforme listagem abaixo:
[code:1:24f2439f01]02 - Ailerons
01 - Flaps
01 - Leme
01 - Profundor
02 - Retráteis (um para o trem do nariz e outro para o trem principal)
[/code:1:24f2439f01]
Também existe a possibilidade de colocar retráteis servoless, mais não achei o conjunto que aguente mais de 3 kg.
Abs
Marco Aurelio
Para este modelo serão necessários 7 Servos, conforme listagem abaixo:
[code:1:24f2439f01]02 - Ailerons
01 - Flaps
01 - Leme
01 - Profundor
02 - Retráteis (um para o trem do nariz e outro para o trem principal)
[/code:1:24f2439f01]
Também existe a possibilidade de colocar retráteis servoless, mais não achei o conjunto que aguente mais de 3 kg.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Para facilitar a análise, coloquei uma tabela comparativa dos servos mais comuns da Hitec e da Futaba. Se tiverem alguma sugestão me falem que acrescento na relação.
Abs
Marco Aurelio
Abs
Marco Aurelio
- Anexos
-
- Servos.jpg (34.33 KiB) Exibido 8900 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001