EMB 312 - Dois Modelos - Retomando - Corte Laser

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Lacerda
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Sáb Mar 27, 2010 2:29 pm
Localização: ribeirao preto - sp

Mensagem por Lacerda »

Puxa Mac2,
Acabei nao prestando atençao no motor e da classe 55, vai ficar um canhao de forte.
No meu Tucano o 4255 ficou muito bom e a bateria ficou no local do tanque, o CG ficou perfeito.
Vou acompanhar a construçao.
Grande abraço
Avatar do usuário
Lacerda
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Sáb Mar 27, 2010 2:29 pm
Localização: ribeirao preto - sp

Mensagem por Lacerda »

Errei o motor e um turnigy 4250-650.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:4132e3bd9a="Lacerda"]Puxa Mac2,
Acabei nao prestando atençao no motor e da classe 55, vai ficar um canhao de forte.
No meu Tucano o 4255 ficou muito bom e a bateria ficou no local do tanque, o CG ficou perfeito.
Vou acompanhar a construçao.
Grande abraço[/quote:4132e3bd9a]
Dá uma olhada neste tópico. Usei um motor 4260-600 para eletrificar o Super Sports
[url]http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=96731[/url]
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Pessoal,

Como moro em apartamento, não posso fazer barulho durante a noite, portanto a utilização de ferramentas elétricas está restrita ao sábado pela manhã. Por esta razão, resolvi cortar todas as peças em compensado de uma só vez utilizando um serra tico-tico eletrica.

Para isso, hoje resolvi passar os desenhos da planta para a placa de compensado.

Como a impressão foi a laser, e o toner é fundido no papel através de calor, tenteio utilizar o mesmo processo que conheço de confecção de circuitos impressos: A transferência através do calor.

Para isso utilizei o ferrinho de entelagem na temperatura mais alta. Na maior parte das peças, a transferência foi razoável, porem em outras não ficou a contento.

Uma outra alternativa, seria usar o solvente do toner: Thinner, porém foi logo descartada por causa do forte cheiro.

Restou o processo mais antigo e conhecido de todos: Papel Carbono. Tirando alguns deslizes de uma mão torta, o resultado ficou satisfatório.

Segue abaixo algumas fotos de ambos os processos.

Abs
Marco Aurelio
Anexos
Processo a carbono
Processo a carbono
SNC00571.jpg (33.91 KiB) Exibido 9088 vezes
Visão geral da placa de compensado com os desenhos transferidos por papel carbono
Visão geral da placa de compensado com os desenhos transferidos por papel carbono
SNC00569.jpg (34.69 KiB) Exibido 9088 vezes
Transferência através de calor: Parte falha
Transferência através de calor: Parte falha
SNC00568.jpg (34.02 KiB) Exibido 9088 vezes
Transferência através de calor: Parte razoável
Transferência através de calor: Parte razoável
SNC00567.jpg (32.68 KiB) Exibido 9088 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
eliabew
membro
Mensagens: 368
Registrado em: Qua Ago 19, 2009 12:03 am
Localização: porto alegre/RS

Mensagem por eliabew »

[quote:ed3c5f1b71="Mac2"][quote:ed3c5f1b71="eliabew"]Ai mac,,tira uma duvida,,,acha que essa bateria ligada em serie para dar 6s daria para seu motor ,,devido a ser 20c de disch. ?

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9185[/quote:ed3c5f1b71]
Eliabew,
Iria ficar no limite. O ESC indicado para o motor é de 80A. Com esta bateria, mesmo em serie formando uma 6S, a descarga seria de 4000 mAh x 20C = 80A.
Além de não ter uma boa reputação, acredito que ela não aguentaria um voo mais agressivo. Se fosse duas de 4S ficaria melhor, pois a corrente exigida seria menor. O motor aguenta 8S neste caso.
Abs
Marco Aurelio[/quote:ed3c5f1b71]

muito bom mac,,nao tinha pensado na possibilidade de colocar 8s,,,

digo 2 baterias de 3 s em paralelo pois quero usar elas em avioes menores,tipo motores de 3 ou 4 s.

Mas essa possibilidade de 2 de 4s seria uma boa,,pois quase todos os melhores motores que aceitam 3 s ,aceitam tambem 4s. obrigado

abç
Avatar do usuário
DREYER
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 11:29 am
Localização: Cascavel, Parana

Mensagem por DREYER »

Olá Pessoal sou novo no site e estou acompanhando essa construção, a espectativa e grande.

abraços

Dreyer
pmunhoz
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 4:55 pm
Localização: Casa Branca, SP

Mensagem por pmunhoz »

bom dia,
tbem estou construindo um a partir da planta do Saratiel, porem com 120 cm de envergadura.... se tudo der certo, vou aumentar tbem a escala e fazê-lo maior!!

boa sorte na construção!!

apanhei pra caramba no alinhamento da fuselagem rsrsrsrsrsrs mas ficou melhor doque eu esperava!


abraço
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:ec043d9b6c="eliabew"][quote:ec043d9b6c="Mac2"]Eliabew,
Iria ficar no limite. O ESC indicado para o motor é de 80A. Com esta bateria, mesmo em serie formando uma 6S, a descarga seria de 4000 mAh x 20C = 80A.
Além de não ter uma boa reputação, acredito que ela não aguentaria um voo mais agressivo. Se fosse duas de 4S ficaria melhor, pois a corrente exigida seria menor. O motor aguenta 8S neste caso.
Abs
Marco Aurelio[/quote:ec043d9b6c]
muito bom mac,,nao tinha pensado na possibilidade de colocar 8s,,,
digo 2 baterias de 3 s em paralelo pois quero usar elas em avioes menores,tipo motores de 3 ou 4 s.
Mas essa possibilidade de 2 de 4s seria uma boa,,pois quase todos os melhores motores que aceitam 3 s ,aceitam tambem 4s. obrigado
abç[/quote:ec043d9b6c]
Eliabew,
Não vejo necessidade de usar um pack 4s em paralelo. Qual o motor que você irá utilizar? Qual o peso e envergadura do modelo?
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Dúvidas com Servos

Mensagem por Mac2 »

Pessoal, não conheço muito os servos (aliás, não conheço quase quase) e gostaria de trocar algumas ideias a respeito disso. Conheço os servos Futaba S3003 e S3004 (báscicos, mas confiáveis) e os indicados para o Tucano da Radar: HS-325, porem não tenho a mínima ideia das características necessárias para o modelo (torque, precisão, digital ou não, etc..)

Para este modelo serão necessários 7 Servos, conforme listagem abaixo:
[code:1:24f2439f01]02 - Ailerons
01 - Flaps
01 - Leme
01 - Profundor
02 - Retráteis (um para o trem do nariz e outro para o trem principal)
[/code:1:24f2439f01]
Também existe a possibilidade de colocar retráteis servoless, mais não achei o conjunto que aguente mais de 3 kg.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Para facilitar a análise, coloquei uma tabela comparativa dos servos mais comuns da Hitec e da Futaba. Se tiverem alguma sugestão me falem que acrescento na relação.

Abs

Marco Aurelio
Anexos
Servos.jpg
Servos.jpg (34.33 KiB) Exibido 8900 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Responder