Meu primeiro setup para FPV (aprovado)

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
RJRC
membro
Mensagens: 101
Registrado em: Ter Set 14, 2010 3:25 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por RJRC »

[quote:616ae6aa0a="Rafael Ritter"]Muito bom. E quanto aos planadores, como o ASH-31 que a zagi tava seguindo? Pouco espaço para equipamento?[/quote:616ae6aa0a]

Deve ter sim um Bom Espaço.

Só que não deve ser um Tank igual a Zagi e o Easy Star.
Rafael Monteiro
RJ/RC - Site de Integração dos Aeromodelista do Rio de Janeiro | EyeSky - Fotografias e Filmagens Aéreas em Alta Resolução
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Andei namorando um Bird of Time, mas como no final do ano a grana vai toda pra festas, presentes e viagens, acabei optando por adaptar meu velho Pitts para a tarefa de levar o equipamento de FPV.

Optei pelo Pitts por vários motivos:

1. Tem uma carga alar absurdamente baixa. É um biplano com 1,2m de envergadura e menos de 1,3Kg.

2. Apesar de ser um biplano, tem um vôo lento e bastante estável, tudo que se deseja no FPV.

3. Tem muuuuito espaço interno para tudo.

4. É grande, logo dá para deixar tudo bem afastado.

Entao é o seguinte. Ele já usava um AR6200, daí o que fiz foi pegar ele e colocar para a cauda, deixando o satélite mais pra trás ainda, na parte de baixo e pelo lado de fora. Coloquei a câmera entre os trens de pouso e o transmissor do FPV na altura das asas, na parte de cima da fuselagem e longe de tudo.

Esse aero é capaz de pousar praticamente sozinho, então o que pretendo fazer é decolar com o TX do FPV desligado trimar ele para descer em círculos sem comandos. Feito isso, irei realizar o teste de alcance do DX6i e depois resta testar tudo na prática.

Me desejem sorte, pois não gostaria de perder um aero desses por detalhes bobos.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Rafael, acho que não é legal usar esse modelo para esse fim. Digo isso por achar seu roll muito rápido.
Eu imagino que, vc estando totalmente focado na tela, e seu modelo recebe uma rajada de vento e girar, talvez vc não vá perceber a gravidade da situação na tela.
Minha afirmativa é baseada em um voo com Snowball com câmera on board.
Certo dia, estava voando com o Snowball e o vento quase faz o modelo entrar em roll, ele quase lenhava no mergulho que deu, chegou a poucos centímetros do chão. Vendo o vídeo on board em casa, parecia apenas que o modelo tinha inclinado um pouco e dado um rasante, até a proximidade do chão não ficou tão explicita.
Eu posso esta falando besteira, me perdoe por isso!
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Warne, o Pitts realmente tem esse problema, mas esse meu é quase um shock, dá uma olhada no vídeo abaixo, em 01:40 dá para ver o quanto é suave.

http://www.youtube.com/watch?v=pbKrxuHZ1rU

Dentre todos meus aeros é o mais fácil de voar, sem contar que não estarei fazendo exatamente vôo em primeira pessoa, estarei acompanhando tudo por um monitor, mas o vôo será em terceria pessoa, para avaliar o alcance do rádio.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Chegou minha telinha. Sei que não vai ser muito útil com sol forte, mas vai me ajudar com esses testes que estou fazendo, nem que seja só à tardinha. Fixei ao rádio utilizando o suporte que veio junto.

A caixinha acomoda o receptor, voltímetro, cabos e uma bateria 3S de 5000mAh. Foi comprada na Linna e entelada com Oracover.
Anexos
6.jpg
6.jpg (37.91 KiB) Exibido 9829 vezes
5.jpg
5.jpg (35.17 KiB) Exibido 9829 vezes
4.jpg
4.jpg (35.88 KiB) Exibido 9829 vezes
3.jpg
3.jpg (36.86 KiB) Exibido 9829 vezes
2.jpg
2.jpg (38.55 KiB) Exibido 9829 vezes
1.jpg
1.jpg (37.96 KiB) Exibido 9829 vezes
Avatar do usuário
funfly
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:46 am
Localização: LONDRINA-PR

Mensagem por funfly »

Opa Rafael! Parabéns pelo equipamento!
Estou quase comprando esse kit da hk, mas como tenho interesse em colocar uma gopro futuramente e gostaria de tirar essa dúvida......será que este kit da hk aceitaria uma camera gopro para transmissao? pois como o novo firmaware parece ser possivel gravar as imagens em hd no cartão e enviar as imagens (nao hd) para o tx.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Olha, não sei dizer, teria que ver as especificações de ambas e estudar a questão dos conectores.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

eu comprei o tx/rx da HK recentemente também, o meu é de 1.5W, 900mhz. o meu eu instalei num motoplanador que eu mesmo fiz, com a finalidade de ser um fotógrafo. a fuselagem dele é mínima, em fibra de vidro e depron, e o que vai nele é preso externamente. depois eu vou achar umas fotos e posto aqui.

por enquanto eu ainda não voei fpv com ele, estou voando no visual e meu pai controlando o pan/tilt da câmera com um receptor separado. to recebendo o sinal no notebook, e ainda não achei uma solução boa pra enxergar direito a tela dele na pista.

por enquanto eu to prendendo o tx na fuselagem, e a câmera vai no meio da asa pra fugir do disco da hélice. isso não atrapalhou você não? no futuro pretendo fazer um bimotor, dois motores na asa (virados pra frente mesmo, não devo fazer pusher não), e o nariz sobra livre pra câmera. por enquanto essa é a melhor configuração que eu já projetei! (só falta construir agora)
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

fotos

Mensagem por ze_mayer »

segue anexo algumas fotos da configuração atual. ainda estou pensando em fazer a mesma coisa que você, essa câmera assimétrica causou uma certa instabilidade no vôo...
Anexos
IMG_4731.jpg
IMG_4731.jpg (38.85 KiB) Exibido 6441 vezes
câmera de um lado, speed e transmissor do outro, e mais 15g de chumbo na ponta pra balancear o avião. pra balancear aerodinamicamente precisaria aumentar ainda mais o arrasto, preferi deixar assim mesmo.
câmera de um lado, speed e transmissor do outro, e mais 15g de chumbo na ponta pra balancear o avião. pra balancear aerodinamicamente precisaria aumentar ainda mais o arrasto, preferi deixar assim mesmo.
IMG_4733.jpg (38.37 KiB) Exibido 6441 vezes
como é um motoplanador, a área frontal é pequena, o que elimina também espaço interno na fuselagem. lá só cabem os servos e bateria, e o speed eu resolvi deixar pra fora pra ventilação.
como é um motoplanador, a área frontal é pequena, o que elimina também espaço interno na fuselagem. lá só cabem os servos e bateria, e o speed eu resolvi deixar pra fora pra ventilação.
IMG_4735.jpg (36.22 KiB) Exibido 6441 vezes
Ronaldo
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Sex Nov 19, 2004 3:05 pm
Localização: Oasasco - SP

Mensagem por Ronaldo »

Bem legal o sistema do monitor, estou pensando também em comprar o kit da HK para montar um FPV, estou em duvida ainda sobre o monitor ou oculos.
Responder