Speed control para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não. Quem emite o som é o motor....
dietrich
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Mai 26, 2010 12:25 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por dietrich »

Uhmm, ok! É que eu achei que quem emitia o som era o ESC. Bom, meu motor não está queimado, consegui fazer funcionar em uma rede trifásica 60hz 12V.

Mas ainda não fiz funcionar com o ESC. Não faço ideia do que pode ser. O canal funciona perfeitamente com o servo. E o ESC é zerado, novo.

André
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Os "bips" só serão ouvidos se ligar o motor à saída do ESC.... é o MOTOR que emite os "bips", mas quem gera a corrente para isso é o ESC...
eduardo_loko
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sex Mai 14, 2010 7:49 pm
Localização: barra do garças; mato grosso

Mensagem por eduardo_loko »

boa noite a todos!!! eu li todo o topico e nao achei resposta para a minha duvida. será que alguem sabe se tem como almenta a capacidade de um esc brushless?? é que eu tenho um esc de 20A e queria saber se tem como modificalo para 25 ou 30A? desde ja agradeço pela ajuda e pela atenção, feliz 2011 a todos!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Isso não é tarefa para leigos, e seguramente sai mais caro que comprar o ESC da capacidade correta.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Para modificar um ESC aumentando a corrente é preciso colocar meia dúzia de FETs em paralelo com os originais, reforçar as trilhas e testar.

Como o Cláudio disse, não é para leigos, mas para te desanimar um pouco mais a meia dúzia de FETs custa 30 reais, quase a mesma coisa que se paga num ESC de 25A...
eduardo_loko
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sex Mai 14, 2010 7:49 pm
Localização: barra do garças; mato grosso

Mensagem por eduardo_loko »

muito obrigado pela dica. concordo plenamente com o que o Cláudio disse que isso não é para leigos. posso ser novato por aqui, mais não acredito que eu seja um leigo nesse asunto, eu só preciso saber qual FET colocar e aonde colocar. se os FET custarem 30 reais vai ficar barato pq o esc de 30A mais barato que eu achei foi de 45 reais mais 20 reais de frete via pac, e ter que esperar de 10 a 15 dias uteis pra chagar. vai compensar modificar o que eu tenho. e si nao der certo vou reenrolar meu motor pra ele ficar mais economico. Obrigado pelas dicas e um feliz 2011 a todos.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

se não tiver faltando potencia, é só reduzir a hélice que o consumo reduz também. tentando modificar um esc vc pode estragar ele, e se o motor tá puxando mais corrente que devia, vai acabar queimando.
eduardo_loko
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sex Mai 14, 2010 7:49 pm
Localização: barra do garças; mato grosso

Mensagem por eduardo_loko »

e que eu reenrolei um motor que eu ganhei de um amigo, só que o motor não veio com nenhuma especificação de marca e nem quantos kv, só dava pra sabe que tinha 12 imãs e 9 polos, entao eu enrolei ele com fio 24 e com 28voltas fechando em delta ele tava dando 1kg de empuxo com uma 10x6 e tava gastando 20A, como meu esc era de 20A e 25A de pico, ele esquento muito, por isso que eu queria modificar o esc, mais resolvi reenrolar o motor que foi bem mais facil e não gastei nada. mais obrigado pela atenção.
tonycbr
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Fev 27, 2011 9:40 pm
Localização: Petropolis / RJ

Mensagem por tonycbr »

Pessoal, boa noite!

Aproveitando o assunto... sou calouro no ramo e estou querendo comprar um motor brushless e um esc mas não sei como escolher o esc correto para o motor a partir das especificações do motor, alguem pode me dar uma forcinha?

Desde já agradeço...
Responder