Entelando com Vinil

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Vinitac é mais leve do que vinil de plotter.

Tem um tópico antigo com peso de materiais para entelagem:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9595&view=previous&sid=97ef25a860b038762914e78d633a79f5

[quote:7fab8e4c96]Oracover: 64 g/m² à 109 g/m² dependente da cor
Oralight: 36/g m²
Lightex: 5.8g/pé² - convertendo dá umas 54g/m² [/quote:7fab8e4c96]

[quote:7fab8e4c96]
ViniTac: 75g/m² a 100g/m² dependendo da cor, custa R$22,00 o rolo de 10m x 45cm (4,5m²), ou seja, R$4,88/m²
- Fita adesiva colorida: 40g/m² a 50g/m², custa cerca de R$3,00 o rolo de 45m x 4,8cm (2,16m²), ou seja, R$1,39/m²
[/quote:7fab8e4c96]

[quote:7fab8e4c96]Tem o solite - 20,3 g/m^2 - http://www.laserarts.com/product_info.php?cPath=26_47_49&products_id=144

Para isopor tem gente que usa o papel kraft, 80g/m^2, apesar de horrivel, da resistência.[/quote:7fab8e4c96]

O que ele perde em relação a outras entelagens é que não é tão rígido, então não cria tanta rigidez torcional nem resistência a tração quanto outras entelagens, mas é barato e fácil de usar, dá bons resultados.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Putz! aqui o m do vinil com 50cm de largura sai a R$ 3,00
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Este preço do Vinitac é de quando comprei pela última vez, em rolo de 10m, ok?
Avatar do usuário
João Paulo
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:40 pm
Localização: Salvador - baêa

Mensagem por João Paulo »

rapaz eu desisti do vinil, em apena um lado da asa, so de vinil deu 46 gramas

se colocar no avião todo vai ficar com mais 200 gramas

barril
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:3afd0822eb="João Paulo"]rapaz eu desisti do vinil, em apena um lado da asa, so de vinil deu 46 gramas

se colocar no avião todo vai ficar com mais 200 gramas

barril[/quote:3afd0822eb]

Tem algo errado aí, o meu Hannibal todo entelado com vinil, com 1200mm de envergadura, acrescentou 96g de vinil.
O vinil que utilizo é o Alko e nada tenho a reclamar dele. ótima aderência ao depron, mesmos em fazer aquelas misturas de colas diluidas ou passar massas.
Pago R$5,00 o metro dele, sendo que a largura do rolo é de 1,2 m.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
vanderlei.doge
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Dom Ago 31, 2008 10:21 pm
Localização: Schroeder - Santa Catarina

Mensagem por vanderlei.doge »

O que me indicariam pra entelar balsa?

estou fazendo um telemaster, e gostaria de saber se é possivel entelar com vinil ou se é necessario comprar monokote ou algo do tipo.

abraços
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O monokote é um vinil também, porém de gramatura menor, ou seja, mais leve, já o Oracal, que eu pensava ser também vinil, me alertaram dizendo que não é, sendo de outro material que não me recordo exatamente, mas um tipo de policarbonato eu acho e é bem mais leve do que o Monokote e mais caro lógico.
Se o seu Telemaster tiver envergadura em torno de 1200mm, pode usar vinil sim, mas se for inferior a 1000mm, tem que ser oracal ou até mesmo papel japonês com dope, pois a vantagem do papel japonês, além do peso ser mínimo, é que já pode colar o papel na cor que deseja.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
vanderlei.doge
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Dom Ago 31, 2008 10:21 pm
Localização: Schroeder - Santa Catarina

Mensagem por vanderlei.doge »

vou procurar vinil neste final de semana entao para colocar no telemaster.


abraços
Avatar do usuário
João Paulo
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:40 pm
Localização: Salvador - baêa

Mensagem por João Paulo »

[quote:92fa87e5ad="LaercioLMB"][quote:92fa87e5ad="João Paulo"]rapaz eu desisti do vinil, em apena um lado da asa, so de vinil deu 46 gramas

se colocar no avião todo vai ficar com mais 200 gramas

barril[/quote:92fa87e5ad]

Tem algo errado aí, o meu Hannibal todo entelado com vinil, com 1200mm de envergadura, acrescentou 96g de vinil.
O vinil que utilizo é o Alko e nada tenho a reclamar dele. ótima aderência ao depron, mesmos em fazer aquelas misturas de colas diluidas ou passar massas.
Pago R$5,00 o metro dele, sendo que a largura do rolo é de 1,2 m.[/quote:92fa87e5ad]

é laercio, não sei dizer a marca agora, o vinil ta em casa mais o meu modelo é um pouco maior que o seu, so de envergadura ele tem 1975 mm e 1350 de fuzelagem e um peso de 1400 e pouco sem a entelagem e como falei, entelei um lado da asa, que nem foi ate o meio e depois arranquei pois não gostei de como tinha ficado e ai embolei so o vinil e pesei, deu 46 gramas,

ai fiquei na duvida se uso ou nao o vinil.

olha ai minha contrução.

abraço
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=100475
João Paulo Matos
Construção e design de projetos aeromodelisticos especiais. huahauhauhauh
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:4bd5ece9a5="João Paulo"]
é laercio, não sei dizer a marca agora, o vinil ta em casa mais o meu modelo é um pouco maior que o seu, so de envergadura ele tem 1975 mm e 1350 de fuzelagem e um peso de 1400 e pouco sem a entelagem e como falei, entelei um lado da asa, que nem foi ate o meio e depois arranquei pois não gostei de como tinha ficado e ai embolei so o vinil e pesei, deu 46 gramas,

ai fiquei na duvida se uso ou nao o vinil.

olha ai minha contrução.

abraço
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=100475[/quote:4bd5ece9a5]

Quanto a sua envergadura e o peso que ele está ficando, se tiver 200g a mais de vinil, será muito bom, pois ele está até leve demais para o tamanho dele e se você entelou uma asa e deu 46g, as duas darão 92g e a fuselagem toda, não dará 100g nunca, tendo em vista que a área dele é igual ou inferior a área das asas.
Esse aeromodelo é digno de ser entelado sim, pois está ficando muito bom, embora eu tenha achado um tanto estranho no início, não comentei nada pois seria algo somente meu e não um erro seu de construção, pois o que interessa são os finalmentes e não os entretantos hehehehehehehe.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder