Entelando com Vinil
- alexcmag
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Vinitac é mais leve do que vinil de plotter.
Tem um tópico antigo com peso de materiais para entelagem:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9595&view=previous&sid=97ef25a860b038762914e78d633a79f5
[quote:7fab8e4c96]Oracover: 64 g/m² à 109 g/m² dependente da cor
Oralight: 36/g m²
Lightex: 5.8g/pé² - convertendo dá umas 54g/m² [/quote:7fab8e4c96]
[quote:7fab8e4c96]
ViniTac: 75g/m² a 100g/m² dependendo da cor, custa R$22,00 o rolo de 10m x 45cm (4,5m²), ou seja, R$4,88/m²
- Fita adesiva colorida: 40g/m² a 50g/m², custa cerca de R$3,00 o rolo de 45m x 4,8cm (2,16m²), ou seja, R$1,39/m²
[/quote:7fab8e4c96]
[quote:7fab8e4c96]Tem o solite - 20,3 g/m^2 - http://www.laserarts.com/product_info.php?cPath=26_47_49&products_id=144
Para isopor tem gente que usa o papel kraft, 80g/m^2, apesar de horrivel, da resistência.[/quote:7fab8e4c96]
O que ele perde em relação a outras entelagens é que não é tão rígido, então não cria tanta rigidez torcional nem resistência a tração quanto outras entelagens, mas é barato e fácil de usar, dá bons resultados.
Tem um tópico antigo com peso de materiais para entelagem:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9595&view=previous&sid=97ef25a860b038762914e78d633a79f5
[quote:7fab8e4c96]Oracover: 64 g/m² à 109 g/m² dependente da cor
Oralight: 36/g m²
Lightex: 5.8g/pé² - convertendo dá umas 54g/m² [/quote:7fab8e4c96]
[quote:7fab8e4c96]
ViniTac: 75g/m² a 100g/m² dependendo da cor, custa R$22,00 o rolo de 10m x 45cm (4,5m²), ou seja, R$4,88/m²
- Fita adesiva colorida: 40g/m² a 50g/m², custa cerca de R$3,00 o rolo de 45m x 4,8cm (2,16m²), ou seja, R$1,39/m²
[/quote:7fab8e4c96]
[quote:7fab8e4c96]Tem o solite - 20,3 g/m^2 - http://www.laserarts.com/product_info.php?cPath=26_47_49&products_id=144
Para isopor tem gente que usa o papel kraft, 80g/m^2, apesar de horrivel, da resistência.[/quote:7fab8e4c96]
O que ele perde em relação a outras entelagens é que não é tão rígido, então não cria tanta rigidez torcional nem resistência a tração quanto outras entelagens, mas é barato e fácil de usar, dá bons resultados.
- fabiofleal
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- João Paulo
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- LaercioLMB
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[quote:3afd0822eb="João Paulo"]rapaz eu desisti do vinil, em apena um lado da asa, so de vinil deu 46 gramas
se colocar no avião todo vai ficar com mais 200 gramas
barril[/quote:3afd0822eb]
Tem algo errado aí, o meu Hannibal todo entelado com vinil, com 1200mm de envergadura, acrescentou 96g de vinil.
O vinil que utilizo é o Alko e nada tenho a reclamar dele. ótima aderência ao depron, mesmos em fazer aquelas misturas de colas diluidas ou passar massas.
Pago R$5,00 o metro dele, sendo que a largura do rolo é de 1,2 m.
se colocar no avião todo vai ficar com mais 200 gramas
barril[/quote:3afd0822eb]
Tem algo errado aí, o meu Hannibal todo entelado com vinil, com 1200mm de envergadura, acrescentou 96g de vinil.
O vinil que utilizo é o Alko e nada tenho a reclamar dele. ótima aderência ao depron, mesmos em fazer aquelas misturas de colas diluidas ou passar massas.
Pago R$5,00 o metro dele, sendo que a largura do rolo é de 1,2 m.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- vanderlei.doge
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O monokote é um vinil também, porém de gramatura menor, ou seja, mais leve, já o Oracal, que eu pensava ser também vinil, me alertaram dizendo que não é, sendo de outro material que não me recordo exatamente, mas um tipo de policarbonato eu acho e é bem mais leve do que o Monokote e mais caro lógico.
Se o seu Telemaster tiver envergadura em torno de 1200mm, pode usar vinil sim, mas se for inferior a 1000mm, tem que ser oracal ou até mesmo papel japonês com dope, pois a vantagem do papel japonês, além do peso ser mínimo, é que já pode colar o papel na cor que deseja.
Se o seu Telemaster tiver envergadura em torno de 1200mm, pode usar vinil sim, mas se for inferior a 1000mm, tem que ser oracal ou até mesmo papel japonês com dope, pois a vantagem do papel japonês, além do peso ser mínimo, é que já pode colar o papel na cor que deseja.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- vanderlei.doge
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- João Paulo
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[quote:92fa87e5ad="LaercioLMB"][quote:92fa87e5ad="João Paulo"]rapaz eu desisti do vinil, em apena um lado da asa, so de vinil deu 46 gramas
se colocar no avião todo vai ficar com mais 200 gramas
barril[/quote:92fa87e5ad]
Tem algo errado aí, o meu Hannibal todo entelado com vinil, com 1200mm de envergadura, acrescentou 96g de vinil.
O vinil que utilizo é o Alko e nada tenho a reclamar dele. ótima aderência ao depron, mesmos em fazer aquelas misturas de colas diluidas ou passar massas.
Pago R$5,00 o metro dele, sendo que a largura do rolo é de 1,2 m.[/quote:92fa87e5ad]
é laercio, não sei dizer a marca agora, o vinil ta em casa mais o meu modelo é um pouco maior que o seu, so de envergadura ele tem 1975 mm e 1350 de fuzelagem e um peso de 1400 e pouco sem a entelagem e como falei, entelei um lado da asa, que nem foi ate o meio e depois arranquei pois não gostei de como tinha ficado e ai embolei so o vinil e pesei, deu 46 gramas,
ai fiquei na duvida se uso ou nao o vinil.
olha ai minha contrução.
abraço
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=100475
se colocar no avião todo vai ficar com mais 200 gramas
barril[/quote:92fa87e5ad]
Tem algo errado aí, o meu Hannibal todo entelado com vinil, com 1200mm de envergadura, acrescentou 96g de vinil.
O vinil que utilizo é o Alko e nada tenho a reclamar dele. ótima aderência ao depron, mesmos em fazer aquelas misturas de colas diluidas ou passar massas.
Pago R$5,00 o metro dele, sendo que a largura do rolo é de 1,2 m.[/quote:92fa87e5ad]
é laercio, não sei dizer a marca agora, o vinil ta em casa mais o meu modelo é um pouco maior que o seu, so de envergadura ele tem 1975 mm e 1350 de fuzelagem e um peso de 1400 e pouco sem a entelagem e como falei, entelei um lado da asa, que nem foi ate o meio e depois arranquei pois não gostei de como tinha ficado e ai embolei so o vinil e pesei, deu 46 gramas,
ai fiquei na duvida se uso ou nao o vinil.
olha ai minha contrução.
abraço
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=100475
João Paulo Matos
Construção e design de projetos aeromodelisticos especiais. huahauhauhauh
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- LaercioLMB
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[quote:4bd5ece9a5="João Paulo"]
é laercio, não sei dizer a marca agora, o vinil ta em casa mais o meu modelo é um pouco maior que o seu, so de envergadura ele tem 1975 mm e 1350 de fuzelagem e um peso de 1400 e pouco sem a entelagem e como falei, entelei um lado da asa, que nem foi ate o meio e depois arranquei pois não gostei de como tinha ficado e ai embolei so o vinil e pesei, deu 46 gramas,
ai fiquei na duvida se uso ou nao o vinil.
olha ai minha contrução.
abraço
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=100475[/quote:4bd5ece9a5]
Quanto a sua envergadura e o peso que ele está ficando, se tiver 200g a mais de vinil, será muito bom, pois ele está até leve demais para o tamanho dele e se você entelou uma asa e deu 46g, as duas darão 92g e a fuselagem toda, não dará 100g nunca, tendo em vista que a área dele é igual ou inferior a área das asas.
Esse aeromodelo é digno de ser entelado sim, pois está ficando muito bom, embora eu tenha achado um tanto estranho no início, não comentei nada pois seria algo somente meu e não um erro seu de construção, pois o que interessa são os finalmentes e não os entretantos hehehehehehehe.
é laercio, não sei dizer a marca agora, o vinil ta em casa mais o meu modelo é um pouco maior que o seu, so de envergadura ele tem 1975 mm e 1350 de fuzelagem e um peso de 1400 e pouco sem a entelagem e como falei, entelei um lado da asa, que nem foi ate o meio e depois arranquei pois não gostei de como tinha ficado e ai embolei so o vinil e pesei, deu 46 gramas,
ai fiquei na duvida se uso ou nao o vinil.
olha ai minha contrução.
abraço
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=100475[/quote:4bd5ece9a5]
Quanto a sua envergadura e o peso que ele está ficando, se tiver 200g a mais de vinil, será muito bom, pois ele está até leve demais para o tamanho dele e se você entelou uma asa e deu 46g, as duas darão 92g e a fuselagem toda, não dará 100g nunca, tendo em vista que a área dele é igual ou inferior a área das asas.
Esse aeromodelo é digno de ser entelado sim, pois está ficando muito bom, embora eu tenha achado um tanto estranho no início, não comentei nada pois seria algo somente meu e não um erro seu de construção, pois o que interessa são os finalmentes e não os entretantos hehehehehehehe.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.