Guardar lipo carregada por quanto tempo?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Guardar lipo carregada por quanto tempo?

Mensagem por rgil »

Olá pessoal, estou com uma dúvida, se eu carregar minha lipo hoje com intenção de voar hoje a tarde, e por algum motivo eu não for voar hoje, por quanto tempo
eu posso deixar a bateria carregada ao ponto de ser necessário descarregá-la para a carga de storage?
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Eu chuto que até 2 semanas não há problemas, mas vou aguardar um resposta correta pois é uma informação importante.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

pois é, dúvido q os mais "conhecedores" apoiem o que vou dizer, mas tenho lipos que estou utilizando a 2,5 anos, que sempre guardei carregadas full e até hj, estão 100%, são lipos chinesas, marca rihno, 4S 4A;Como disse, estou utilizando elas e sempre recarreguei após o uso e mantenho elas "cheias";Comprei a uns 30 dias o EOS sentry da hyperion e conferi minhas lipos, estas que estou comentando, tem 98%de carga (quando carregadas) e a diferênça entre células é de +- 0,005V;Bom, não sei a opinião de vcs, mas para mim, isto me parece bom !!! Sempre recarrego a 0,5C (estas 4A, recarrego a 2A) e já ficaram + de 2 meses sem ser utilizadas.Não considero minha experiência "científica", mas é o relato do que tenho feito e do resultado obtido.Não estou mandando ninguém me copiar, só estou relatando o que fiz e o resultado.Acho q é mais importante recarregar balanceando a uma taxa de 0,5C e utilizar a 50% da capacidade "declarada" do que realmente manter em storage ou descarregar caso não vá ser utilizado no outro dia, mas, repito, esta é a minha experiência pessoal, não é p ninguém utilizar isto como "modelo".

Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

legal eduardo, estou com duvida pq entrei de férias hoje, e não sei bem o dia que voarei, o dia que não chover aqui eu vou pra pista hehe... vou deixar minhas baterias
carregadas só esperando o tempo dar change...

Vlw...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, conheço um aeromodelista que guardou a sua LIPO com carga total de uma semana para outra e ela incendiou dentro da garagem, a sorte dele é que ele as guarda em uma caixa feita com piso cerâmico para evitar esse tipo de acidente se não, a casa dele tinha incendiado como aconteceu com a oficina do Ademir.
Issov ai da sorte de cada um, mas as minhas LIPO's, eu só as guardo com meia carga, ou seja, em modo storage no carregador.
Pode ser bobagem, mas o seguro morreu de velho.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:a56af44ddf="LaercioLMB"]Bom, conheço um aeromodelista que guardou a sua LIPO com carga total de uma semana para outra e ela incendiou dentro da garagem, a sorte dele é que ele as guarda em uma caixa feita com piso cerâmico para evitar esse tipo de acidente se não, a casa dele tinha incendiado como aconteceu com a oficina do Ademir.
Issov ai da sorte de cada um, mas as minhas LIPO's, eu só as guardo com meia carga, ou seja, em modo storage no carregador.
Pode ser bobagem, mas o seguro morreu de velho.[/quote:a56af44ddf]

bom amigo Laercio, a lipo da Ademir pegou fogo quando estava sendo recarregada, é totalmente diferente, agora me explique o pq da lipo incendiar por estar com 4,20V por célula ??? se estiver com 3,8V por célula, muda alguma coisa ??? pode ser q uma lipo dure mais, por ser guardada e armazenada em "storage", disso eu não discuto, só afirmei que estas lipos em questão (que citei), estão a seguramente mais de 2,5 anos em uso, e que confirmei através do EOS Sentry, que a "saúde" delas está muito bem obrigado, agora na questão da "auto combustão", eu realmente queria uma "explicação técnica", afinal, uma lipo em boas condições, totalmente recarregada, pode incendiar sozinha ??? se sim, qual q explicação ??? e se for o caso, sou o maior sortudo do mundo, pq vc viu aqui na minha casa, a quantidade de lipos q possuo, qual o motivo p estarem todas em boas condições ??? e pq nenhum pegou fogo ainda ???

Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

Também acredito que um LIPO só se incendei no processo de Carga ou Descarga e também se tiver algum dano interno ou externo.... na parte de segurança, guardar carregada ou em meia carga não há diferenças, acredito que elas seja como qualquer outra bateria.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:087a7cb4e9="Eduardo Marocco"][quote:087a7cb4e9="LaercioLMB"]Bom, conheço um aeromodelista que guardou a sua LIPO com carga total de uma semana para outra e ela incendiou dentro da garagem, a sorte dele é que ele as guarda em uma caixa feita com piso cerâmico para evitar esse tipo de acidente se não, a casa dele tinha incendiado como aconteceu com a oficina do Ademir.
Issov ai da sorte de cada um, mas as minhas LIPO's, eu só as guardo com meia carga, ou seja, em modo storage no carregador.
Pode ser bobagem, mas o seguro morreu de velho.[/quote:087a7cb4e9]

bom amigo Laercio, a lipo da Ademir pegou fogo quando estava sendo recarregada, é totalmente diferente, agora me explique o pq da lipo incendiar por estar com 4,20V por célula ??? se estiver com 3,8V por célula, muda alguma coisa ??? pode ser q uma lipo dure mais, por ser guardada e armazenada em "storage", disso eu não discuto, só afirmei que estas lipos em questão (que citei), estão a seguramente mais de 2,5 anos em uso, e que confirmei através do EOS Sentry, que a "saúde" delas está muito bem obrigado, agora na questão da "auto combustão", eu realmente queria uma "explicação técnica", afinal, uma lipo em boas condições, totalmente recarregada, pode incendiar sozinha ??? se sim, qual q explicação ??? e se for o caso, sou o maior sortudo do mundo, pq vc viu aqui na minha casa, a quantidade de lipos q possuo, qual o motivo p estarem todas em boas condições ??? e pq nenhum pegou fogo ainda ???

Marocco.[/quote:087a7cb4e9]

Não sei te dizer Eduardo qual a diferença de estar com 4.2V ou 3.3V, mas o fato é que aconteceu com um sócio do GVRC e consta lá isso sobre não ser aconselhável guardar com carga.
Agora vamos convir com uma coisa, a sua casa é um paraíso e a ampla sala destinada ao seu estoque de baterias, acredito que nunca deva esquentar no seu interior já que existe ventilação em abundância, pode ser isso o fato de suas LIPO's não apresentarem problemas, local muito bem ventilado, o que pode não ter sido o caso do colega do GVRC que incendiou a sua bateria estando guardada com carga total.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:aa2fe5f6ff="LaercioLMB"]
Não sei te dizer Eduardo qual a diferença de estar com 4.2V ou 3.3V, mas o fato é que aconteceu com um sócio do GVRC e consta lá isso sobre não ser aconselhável guardar com carga.
Agora vamos convir com uma coisa, a sua casa é um paraíso e a ampla sala destinada ao seu estoque de baterias, acredito que nunca deva esquentar no seu interior já que existe ventilação em abundância, pode ser isso o fato de suas LIPO's não apresentarem problemas, local muito bem ventilado, o que pode não ter sido o caso do colega do GVRC que incendiou a sua bateria estando guardada com carga total.[/quote:aa2fe5f6ff]

Caro Laercio, em primeiro lugar, obrigado pelos elogios as minhas "instalações", realmente sou um previlegiado, principalmente no tocante a espaço e socego !!! ainda assim, mesmo sendo armazendas em uma cozinha velha, espaçosa e muito estável de temperatura, observastes q mantenho elas "dentro" de pequenos "bunkers" de cerâmica, sabe como é, seguro morreu de velho....mas, só uma ressalve, falastes em armazenar em 3,3V, mas o correto para o modo "storage" é entre 3,78 e 3,85V por célula, ao menos, é o que tenho observado neste período que tenho utilizado (e muito) lipos...abçs.

Marocco.

ps: ainda sobre o ocorrido, sem maiores detalhes, fica difícil avaliar o fato.Não sabemos em que condiçoes estavam as lipos...usadas ??? novas ??? se estavam carregadas corretamente, ou não, se tinham sofrido lenha, ou não e por aí vai...só dizer q pegou fogo, é muito, mas muito subjetivo.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
rcarv
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Seg Dez 25, 2006 11:23 pm
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagem por rcarv »

Pelo que eu sei a lipo deve ser armazenada a aproximadamente 3,8V para aumentar a vida útil e não por segurança.
Tenho duas Flight Power EVO 10s 3850mAh 25C, que guardei por mais de 1 ano e meio depois de carregadas e ao verificar uma estava com 96% de carga e a outra com 97% a primeira tinha duas células com -0,003V que as outras e a segunda tinha todas as células com mesma carga. Só pra constar, eu sempre carreguei essas em 1C num carregador FMA Cellpro 10S.

@Marocco e Laercio,

Nosso amigo e mestre (pelo menos para mim) Farina um dia me disse que guarda as lipos carregadas, sem maiores problemas também.


Abs,

Régis
Responder