Baterias de li-on Li-po Anatomia de um monstro

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
jhresende
membro
Mensagens: 129
Registrado em: Ter Jan 26, 2010 3:49 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por jhresende »

Tenho uma bateria de lipo 6s que estragou (amassou e está com 2 celulas a quase 0), quero descarta-la...Como fazer?...
Avatar do usuário
Flyerx
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Dom Out 10, 2010 3:13 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Flyerx »

para descartar coloque em solução de agua com muito sal. após algumas horas vira lixo comum.


Marco:

Um amigo no clube fez um teste inusitado. Voou uma 3S num 450 pro até a bateria ficar fraca e deixar de alimentar o motor com eficiencia, embora o voo ainda fosse possível.

Ao medir a tensão das células, estavam com aproximadamente 3.25v cada.

Vejamos, se ela ainda possui carga, porque não dá força até zerar? É o ESC que começa a avisar dando essa perda de potencia, por pura programação de software? Ou a bateria que não aguenta mais mesmo?

Vamos deixar de lado nessa questão o nível de segurança das células que devem permanecer entre 3.6 e 4.2v por célula!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

.. mediu como? Telemetria informando a tensão no exato momento da perda de potência ou parou, desconectou o pack ou desligou a carga(é a mesma coisa) e mediu.

Acho que respondi sua pergunta.


Quanto a margem de tensão que o ESC desliga:

... eu programo meus ESC pra desligar a 3V e já desliguei a 2,9V
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Flyer, se medir a tensão DEPOIS de desligar, mede um valor errado. A tensão deve ser medida DURANTE a drenagem de corrente. Justamente por causa da resistencia interna da célula.
Avatar do usuário
Flyerx
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Dom Out 10, 2010 3:13 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Flyerx »

Realmente não tinha telemetria. Após o pouso o heli foi desligado e então conferidas as células.

Pelo que entendi, durante a drenagem de corrente a tensão fica abaixo do medido após desligar o heli. Dá pra concluir então que o ESC não desliga totalmente, mas envia menos carga ao motor, de modo que sentimos que passou da hora do pouso.
Em tese, se o ESC não cortasse conforme programado, voaríamos até praticamente zerar a célula, inutilizando-a. Neste caso é claro que devemos observar a tensão mínima necessária para receptor e servos. Mas para melhor entendimento, estou supondo que somente o ESC e motor estão conectados a bateria principal, sendo que servos e receptor estariam em outra bateria.
obrigado!
berosilva
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Jun 01, 2010 12:59 pm
Localização: são paulo/sp

Mensagem por berosilva »

[quote:031e49932b="Flyerx"]para descartar coloque em solução de agua com muito sal. após algumas horas vira lixo comum.[/quote:031e49932b]


Posso fazer isto com qualquer bateria e pilha comum
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Não...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
ivanbert
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 2:57 pm
Localização: Florianópolis, SC

Mensagem por ivanbert »

Marco, parabéns. Um dos tópicos mais esclarecedores que li sobre Lipo. Vc não se restringe ao "como", mas se dedica também ao "porque".

Então percebi que hoje deliberadamente cometi um erro. Carreguei minhas lipos de 1000mA com corrente de 2A (2C), quando, no máximo deveria ter adotado 0,7A. Isso no capô do carro, e enquanto voava outro pack. Legal né?

Pergunto: Por que carregar com corrente elevada prejudica a bateria? Ela pode incendiar nesta condição, mesmo com a tensão limitada? O que de fato pode (ou vai) ocorrer?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Hoje algumas baterias suportam uma sobrecarga nessa taxa sem problema mas a probabilidade de se criar um acumulo litio sólido em um dos terminais e consequentemente ele vir a se incendiar é grande... se sua bateria não foi feita pra suportar isso.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
arturpaffaro
membro
Mensagens: 85
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 2:31 am
Localização: Jundiaí

Mensagem por arturpaffaro »

Pessoal, primeiramente bem Bacana está Aula sobre baterias, todos que usam devem saber um pouco sobre elas e também conhecer os perigos delas.

Tenho uma dúvida: gostaria de ciclar um pack de bateria de uma maquina digital da sony ( 3,6 V 900 mAh Li-Ion), fiz todas as adaptacoes para ciclar em um carregador inteligente Turning 5A quando notei que o carregador só carrega Li-Po.

Teria algum problema eu carregar Li-Ion na configuração de Li-Po, tendo em vista q tensão máxima da Li-po é 0,1V maior q a ideal para Li-Ion?

Valeu
Responder