Montando um motor Brushless de cdrom /Guga e Carlos

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
André Luiz Mendes
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Qui Dez 16, 2010 11:58 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por André Luiz Mendes »

legal, gostei, tenho ums 20 cdrom aqui, sou téc. informática, ja pensou se der certo, vou fazer varios motores para varios modelos, e o melhor e que um moter deste para um aviãozinho da pra pegar 20 conto mole, e um cdrom funcionando aqui em uma loja de usados custa R$ 5,00, devido a não ser mais usado, estado de novo, por isso eu acumulei tantos, achando que um dia eu fosse aproveitar alguma peça, tai o resultado, vai ser bem aproveitado.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:ab992d2b04="André Luiz Mendes"]legal, gostei, tenho ums 20 cdrom aqui, sou téc. informática, ja pensou se der certo, vou fazer varios motores para varios modelos, e o melhor e que um moter deste para um aviãozinho [color=red:ab992d2b04]da pra pegar 20 conto mole,[/color:ab992d2b04] e um cdrom funcionando aqui em uma loja de usados custa R$ 5,00, devido a não ser mais usado, estado de novo, por isso eu acumulei tantos, achando que um dia eu fosse aproveitar alguma peça, tai o resultado, vai ser bem aproveitado.[/quote:ab992d2b04]

http://hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=2074

Melhor, muito mais potente, mais barato, com peças de reposição....
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:32cc1d5c32="André Luiz Mendes"]legal, gostei, tenho ums 20 cdrom aqui, sou téc. informática, ja pensou se der certo, vou fazer varios motores para varios modelos, e o melhor e que um moter deste para um aviãozinho [color=red:32cc1d5c32]da pra pegar 20 conto mole,[/color:32cc1d5c32] e um cdrom funcionando aqui em uma loja de usados custa R$ 5,00, devido a não ser mais usado, estado de novo, por isso eu acumulei tantos, achando que um dia eu fosse aproveitar alguma peça, tai o resultado, vai ser bem aproveitado.[/quote:32cc1d5c32]


Parece que você não leu tudo... principalmente sobre os imãs...
E, só para efeito de comparação:

http://hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=2074

Melhor, muito mais potente, mais barato, com peças de reposição....
ermandinho
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 9:46 am
Localização: joão pessoa,PB

Mensagem por ermandinho »

nossa cara,muito bom esse tutorial,ta de parebens ^^
Avatar do usuário
gabrieltimm
membro
Mensagens: 267
Registrado em: Ter Jan 11, 2011 3:45 pm

Mensagem por gabrieltimm »

iai galera em qual e melhor E-max ou TURNIGY

espero respostas
ate
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:4ee9aa3ebb="gabrieltimm"]iai galera em qual e melhor E-max ou TURNIGY

[color=red:4ee9aa3ebb]espero respostas[/color:4ee9aa3ebb]
ate[/quote:4ee9aa3ebb]

Enquanto espera, aproveita e dá uma lida nas regras do fórum... 8) 8) 8) 8)
Avatar do usuário
gabrieltimm
membro
Mensagens: 267
Registrado em: Ter Jan 11, 2011 3:45 pm

Mensagem por gabrieltimm »

O não to falando mandando que postem mensagem me respondendo,e so um jeito de falar

naum vo cometer o erro de vouta apesar de ser um jeito de falar
Avatar do usuário
wellington_spock
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Jan 17, 2011 7:53 am
Localização: Machados, PE
Contato:

Mensagem por wellington_spock »

Vou tentar enrolar uns motorzinhos pra aprender alguma coisa 8)
Alescussel
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Jan 22, 2011 6:08 pm
Localização: Bento Gonçalves, RS

Mensagem por Alescussel »

Olá pessoal!

Por treinamento, satisfação pessoal e até, quem sabe, uso prático, preparei um motor de cd rom segundo este tutorial e na sexta à noite fiz o enrolamento em delta, com 12 voltas de fio, bem apertadas e distribuídas. Hoje no fim da tarde tomei coragem e pluguei minha lipo 3S 1300 mAh no esc HK de 25 A, após ligar rx e motor. Iniciei a alimentação do motor e o danado girou tranquilo, sem vibração ou outro sinal de problema. Tateei o esc após uns 10 segundos de funcionamento em baixa rotação e estava levemente aquecido. O motor idem. Pus meu multímetro digital na escala de 10A e tentei medir a corrente em uma das lides do motor, mas não obtive resultado, talvez pelo meu multímetro não ser true RMS. Dúvidas:

- Na hipótese de conseguir medir a corrente em uma das lides, estarei medindo o consumo total, ou estou enganado?
- De maneira geral, o que se pode esperar de consumo aproximado de um motor assim (9 polos), utilizando uma bateria 3S ? O ideal seria utilizar 2S?
- Montei um Alley Cat com peso final de 290 g utilizando uma configuração com E-max 2822. Estimo que com o motor de Cd rom e bateria 2S o peso caia em torno de 60 g, ou seja, +ou- 230 g. Poderia tentar uma configuração com esse motor?
Obrigado pela atenção, abraços a todos.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Você tem de medir a corrente que vai para o ESC, não a que vai para o motor, pois a alimentação das fases do motor é feita em PWM (pulsada), que o multimetro não consegue medir.
Responder