Cuidados e conservação de baterias

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Lolata
membro
Mensagens: 377
Registrado em: Seg Jul 05, 2010 10:29 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mensagem por Lolata »

Eu tambem tenho essa duvida.
Comprei uma Bateria, quando chegou, eu dei a primeira carga, aparentemente deu certo, mas na hora de voar ela não aguentou nada, coloquei no carregador e ele deu erro em uma das celulas, não está inchada, somente uma não funciona.
Posso eliminar essa celula, colocar um conector p/ 2S e continuar usando ?
Avatar do usuário
Hérison Mercês de Aguiar
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Sex Mai 28, 2010 4:20 pm
Localização: Belém-PA

Mensagem por Hérison Mercês de Aguiar »

carreguei uma bateria turnigy 1800 20c(nova) para ligar na eletrônica e testar os componentes, porem a eletrônica apresentou problemas oque eu faço agora?

* Posso guardar a bateria carregada como esta? (por quanto tempo?)
Avatar do usuário
marcelo_l
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Dez 08, 2010 10:39 am

Mensagem por marcelo_l »

Apartir de hoje, essas baterias de Li-Po dormirão fora de casa e em 3,6V.

Agora para compartilhar um conhecimento (vai até parecer coisa do "Acredite se quiser" mas é verdade).
Tenho um barbeador da philips e eu sempre fui "enjoado" com relação a baterias, esse é o modelo 825 com baterias internas de Ni-Cd (nem peça se fabrica mais), tenho a 14 anos e a bateria continua praticamente com a mesma capacidade de carga, pouquíssima coisa foi perdida.
Lembro que quando usei a primeira vez, observei que ela durava em média de uma semana e meia a duas, hoje após os 14 anos, a bateria dura de uma semana a uma semana e meia.
Praticamente foi perdido apenas meia semana ou coisa de 25% em 14 anos.
E olha que faço barba todos os dias.

Como eu agi com esse barbeador:

Simplesmente nunca carreguei pela metade ou iniciei carga sem descarregar completamente.
De tempos em tempos, fazia a cilcagem, descarregava todo até o motor parar e depois carregava por 24hs.

Simples assim.


Já com as novas baterias de Ni-Mh já perdi uma penca, hoje estou um pouco mais cuidadoso com as Mh, faço umas ciclagens sempre que posso e evito descargas completas.

Agora é a saga das Li-Po, e já comecei fazendo caquinha, a original de meu heli eu estava guardando completamente carregada.
Vamos ver como vou me sair daqui para frente, rs...

Parabéns ao post, acredito que isso deva sanar 90% das dúvidas de todos.
djcharlesx
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Qua Set 01, 2010 5:50 pm
Localização: maringa

Mensagem por djcharlesx »

Como faço para medir a voltagem de cada célula ?
Dias atrás, eu desmontei uma rhino, de 1550, pois com o tombo do aero ela havia rompido o terminal q interligam as células. mas notei que nenhuma das celulas estavam perfuradas. então gostaria de medi-las e se possivel como fazer o esquema de ligacao entre elas para ver se consigo recupera-la.

Abraço
zzzz
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Dom Out 03, 2010 6:44 pm
Localização: goiania

bateria com anomalia

Mensagem por zzzz »

bem nesse post gostaria de dizer o que me ocorreu:
estava eu com um turnigy1000mha 2s 30c no meu heli usando

normalmente e carregando com um turnigy acucel 6
sempre em 1ah e tudo ia bem, isso durante ums 5 ciclos.

pois bem certo dia fui voar e um colega levou um helicoptero
desses da candide de 3 canais mais especificamente um phanter.

colocamos nesse heli e o mesmo usou até parar de rodar a helice
do mesmo e ele levou um tombo de mais ou menos 2 metros de altura,
mas o pack estava bem alocado no slot.

ocorreu que o pack deu uma inchada somente numa parte que é na traseira
onde tem as saidas dos fios, ela inchou tanto na face como nas costaas e laterais.

somente neste ponto aparece a anomalia tem mais ou menos 1,5cm de largura perfazendo uma especie de faixa no pack.

alguem ja teve uma experiencia destas em que o pack nao incha por inteiro?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Se voou até o heli cortar já condenou sua LiPo, pois o corte desses helis com bateria NiMh é baixo demais para as LiPo....
zzzz
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Dom Out 03, 2010 6:44 pm
Localização: goiania

Mensagem por zzzz »

[quote:c319d51f1d="claudiorfernandes"]Se voou até o heli cortar já condenou sua LiPo, pois o corte desses helis com bateria NiMh é baixo demais para as LiPo....[/quote:c319d51f1d]

obrigado pela resposta.

com meu carregador lipo é um turnigy acucel 6 tenho como fazer uma mediçao precisa da bateria ou precisarei de um medidor especifica?

outra coisa depois dela ter passado por esse incidente é possivel recupera-la ou essa condenaçao é de morte?

realmente este seu diagnostico confere tinha outra lipo velinha e testamos tambem ate cortar e o veridito é o mesmo.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A "recuperação" de LiPo é EXTREMAMENTE perigosa e de resultados duvidosos. Se errar é incêndio na certa, e fogo de LiPo não é brincadeira (ah, e se jogar água para apagar o fogo ela provavelmente explode na sua cara...), assim, eu pelo menos NUNCA digo o que fazer para tentar recuperar LiPo com sobredescarga.... Para dar uma idéia da coisa, a tensão-limite de carga de uma célula de LiPo é 4,2V. Chegando a 4,3V ela explode em chamas....
zzzz
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Dom Out 03, 2010 6:44 pm
Localização: goiania

Mensagem por zzzz »

[quote:491ee4032e="claudiorfernandes"]A "recuperação" de LiPo é EXTREMAMENTE perigosa e de resultados duvidosos. Se errar é incêndio na certa, e fogo de LiPo não é brincadeira (ah, e se jogar água para apagar o fogo ela provavelmente explode na sua cara...), assim, eu pelo menos NUNCA digo o que fazer para tentar recuperar LiPo com sobredescarga.... Para dar uma idéia da coisa, a tensão-limite de carga de uma célula de LiPo é 4,2V. Chegando a 4,3V ela explode em chamas....[/quote:491ee4032e]

e ai qual melho jeito de medir a tensao dela?

e como saber se ela esta totalmente perdida?

melhor custo beneficio é descartar antes que ocorra o pior?

se descartar qual melhor forma de fazer? colocar imersa na agua com sal?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

1 - usando um multimetro

2 - [quote:ff1e026bba="claudiorfernandes"]Se voou até o heli cortar já condenou sua LiPo, pois o corte desses helis com bateria NiMh é baixo demais para as LiPo....[/quote:ff1e026bba]

3 - sim

4 - sim
Responder