Construindo o Gloster Meteor F8 - CLG Escala

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

30- A incidência deve ser positiva, porém muito próxima de zero.
Anexos
30.jpg
30.jpg (8.43 KiB) Exibido 7775 vezes
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

31- Colar o leme com cola diluída. A colagem do leme, estabilizador e asa deve sempre ser fraca. Em caso de impacto (isso com certeza vai acontecer muito), é preferível que essas partes se descolem ao invés de quebrarem.
Anexos
31.jpg
31.jpg (7.54 KiB) Exibido 7773 vezes
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

32- Checar o CG acrescentando ou eliminado chumbo no nariz.
Anexos
32.jpg
32.jpg (17.21 KiB) Exibido 7769 vezes
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

33- O modelo está pronto.

O tutorial termina aqui.

Agora vem o mais dificil, que é trimar um modelo fora de padrão como este.
Anexos
33.jpg
33.jpg (9.31 KiB) Exibido 7755 vezes
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Caro Omar,

Impressionante sua forma de construção, estou seguindo suas dicas à risca e quero muito ver este modelo no Villa...por acaso será este domigo próximo? Agora eu preciso deixar minha filmadora sempre "no gatilho" com essas obras de arte voando na praça musical.

Estava só aguardando terminar o tutorial para poder postar, elogiar e apreciar esta sua construção. Tanto pelo fator sentimental a qual vimos a realidade na flor da pele, quanto pelas fotos.

É uma imensa inspiração para mim e a todos os novos praticantes de VL´s que acompanham este forum.

Abraços!!

Fernando Yanaguita
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Fernando,

Domingo estarei lá no Villa trimando o Meteor. Este não é um modelo fácil de trimar. Na verdade faze-lo voar será um verdadeiro desafio. Se ele fizer um belo looping refletindo o sol no mergulho já me darei por satisfeito.
Avatar do usuário
Anderson jose
membro
Mensagens: 333
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 1:59 pm
Localização: Curitiba Pr

Mensagem por Anderson jose »

Caro omar, primeiramente é lindo esse modelo digo isto comparando com o original, pois moro em curitiba e tem a base aerea Sindacta não lembro qual é mas é um sindacta e na entrada tem um gloster meteor f8 de exposiçãorealmente muito lindo.

Mas a minha duvida é: essa qualtidade de balsa usada não deixa o modelo muito pesado? pois toda vez que faço um modelo assim não voa e uso bals 1/16 da midway e dão dá muito certo, o que devo fazer?
Mostrou os defeitos e erros, tudo bem, mas aproveite a oportunidade para apresentar a solução!!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Anderson

Vamos tomar como base um modelo tipo Zero, ou outros caças semelhntes.

Para uma envergadura de mais ou menos 25 centímetros o modelo deve pesar entre 9 e 12 gramas. Se for mais para 9 gramas o modelo voará mais lentamente e subirá menos. O inverso se dá se o modelo estiver com o peso mais para as 12 gramas.

Os dois voarão bem de qualquer forma se:
1- a decalagem for zero ou quase zero positivo.
2- Tiver suficiente área de leme e estabilizador (apica-se os mesmos princípios de qualquer outro modelo de voo livre)
3- CG entre 35% e 50% (vai depender da área de estabilizador x momento do mesmo – novamente os mesmos princípios de voo livre)
4- finalmente, um pouco de sorte e muita paciência ao trimar o modelo.

Essa não é uma modalidade fácil. Esses modelos me dão muito mais trabalho para trimar do que se eu estivesse trimando um Wakefield, um P-30 ou um Coup d'Hiver.
Responder