Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor
Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites
- Leonardo Alves da fonseca
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[img:d6090f010c]http://img714.imageshack.us/img714/4596/dsc01039o.jpg[/img:d6090f010c]
bom pessoal assim que for progredindo na finalização do piper eu posto mais fotos, e quero parábenizar as pessoas que adminstram este site, e também a todos o membros, pois com as informações que são encontradas aqui eu como leigo no assunto aeromodelo fui capaz de fazer o meu próprio aero.
abraços
bom pessoal assim que for progredindo na finalização do piper eu posto mais fotos, e quero parábenizar as pessoas que adminstram este site, e também a todos o membros, pois com as informações que são encontradas aqui eu como leigo no assunto aeromodelo fui capaz de fazer o meu próprio aero.
abraços
- alexcmag
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As imagens sempre estiveram disponíveis em www.e-voo.com/tutoriais/piper, conforme já está escrito acima em vários pontos.
Em um certo momento da nossa história precisei de espaço rapidamente (ou o site ia parar) e apaguei-as porque era algo que já estava redundante. Depois como dava trabalho acabou ficando, e ficando...
Atualmente não temos mais problema nenhum de espaço e o link de internet de casa é estupidamente rápido, então era só falta de parar para fazer mesmo...
Em todo caso, já recoloquei as imagens.
Em um certo momento da nossa história precisei de espaço rapidamente (ou o site ia parar) e apaguei-as porque era algo que já estava redundante. Depois como dava trabalho acabou ficando, e ficando...
Atualmente não temos mais problema nenhum de espaço e o link de internet de casa é estupidamente rápido, então era só falta de parar para fazer mesmo...
Em todo caso, já recoloquei as imagens.
Alex,
Ganhei um Piper de presente de Natal, construido pelo Randros. Pelo que pude ver pelas fotos nesse tópico, acho que foi baseado nas suas aulas.
Valeu, não só por ter disponibilizado seu trabalho como também pelos tópicos para iniciantes :) Sem seus textos para neófitos eu mal saberia o que é uma asa hehehe
Em nome dos que você ajudou compartilhando seu vasto conhecimento,
MUITO OBRIGADO!!!
Ganhei um Piper de presente de Natal, construido pelo Randros. Pelo que pude ver pelas fotos nesse tópico, acho que foi baseado nas suas aulas.
Valeu, não só por ter disponibilizado seu trabalho como também pelos tópicos para iniciantes :) Sem seus textos para neófitos eu mal saberia o que é uma asa hehehe
Em nome dos que você ajudou compartilhando seu vasto conhecimento,
MUITO OBRIGADO!!!
- Leonardo Alves da fonseca
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Olá Alexcmaq,
Desculpe encomodar, mas gostaria de saber a sua opnião sobre as cartacteristicas dos rádio abaixo, se é bom para iniciante?, e qual a diferença entre rádio de 72 mhz e 2.4 ghz?, Obrigado pela atença.
Sistema Radio 4 canais FM 72Mhz SpringRC + RX
Mode 2 (acelerador no lado esquerdo)
* Entrada para carregador
* Entrada para simulador
* Entrada para cabo trainer
* Compartimento para 8 pilhas ou baterias AA
* Programação PPM
* Modulação FM - 72MHz
* Reversão de servo
* Função Mixer (Elevon) ideal para Asa (Zagi) * Indicador de voltagem: LED
* Alarme de pilha fraca
* Tamanho: 201 x 60 x 192 (mm)
* Trim: mecanico
* Consumo: inferior a 200mAh
* Certificados: CE, RoHS* Somente o rádio transmissor.
Conteúdo:
* 1 Radio transmissor 4 canais
* 1 Receptor 6 canais Sunupp
* 1 par de cristais
________________________________________________________________________________
Sistema Radio 6 canais 2.4GHz SpringRC + RX
Mode 2 (acelerador no lado esquerdo)
* Entrada para carregador
* Entrada para simulador
* Compartimento para 8 pilhas ou baterias AA
* Reversão de servo
* Função mixer (Elevon) ideal para Asa (Zagi)
* Indicador de voltagem: LED
* Alarme de voltagem baixa
* Trim digital
Conteúdo:
* 1 Transmissor 2.4GHz
* 1 Receptor 2.4GHz
Desculpe encomodar, mas gostaria de saber a sua opnião sobre as cartacteristicas dos rádio abaixo, se é bom para iniciante?, e qual a diferença entre rádio de 72 mhz e 2.4 ghz?, Obrigado pela atença.
Sistema Radio 4 canais FM 72Mhz SpringRC + RX
Mode 2 (acelerador no lado esquerdo)
* Entrada para carregador
* Entrada para simulador
* Entrada para cabo trainer
* Compartimento para 8 pilhas ou baterias AA
* Programação PPM
* Modulação FM - 72MHz
* Reversão de servo
* Função Mixer (Elevon) ideal para Asa (Zagi) * Indicador de voltagem: LED
* Alarme de pilha fraca
* Tamanho: 201 x 60 x 192 (mm)
* Trim: mecanico
* Consumo: inferior a 200mAh
* Certificados: CE, RoHS* Somente o rádio transmissor.
Conteúdo:
* 1 Radio transmissor 4 canais
* 1 Receptor 6 canais Sunupp
* 1 par de cristais
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Mode 2 (acelerador no lado esquerdo)
* Entrada para carregador
* Entrada para simulador
* Compartimento para 8 pilhas ou baterias AA
* Reversão de servo
* Função mixer (Elevon) ideal para Asa (Zagi)
* Indicador de voltagem: LED
* Alarme de voltagem baixa
* Trim digital
Conteúdo:
* 1 Transmissor 2.4GHz
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Aero - Leo
- Leonardo Alves da fonseca
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- Registrado em: 25 Jan 2011 20:19
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Acho que o Turnigy 9x está em torno desse valor. Existem alguns tópicos do e-voo sobre ele, o pessoal tem gostado bastante dele.
Eu estava pensando sério em adquirí-lo, pois meu E-fly tem problemas de interfência. Aí um amigo me mostrou o dele, e estava com as porcas dos interruptores oxidadas. Tirando esse detalhe, ele gosta muito dele. Não gostei de ter visto a oxidação, preferi pagar bem mais caro por um Futaba 7CAP.
Principalmente para quem tem grana curta (como é o nosso caso), precisamos pesquisar MUITO para não nos arrependermos (e ter que comprar outro) ou pagar uma fortuna por um elefante branco.
Espero ter ajudado...
Eu estava pensando sério em adquirí-lo, pois meu E-fly tem problemas de interfência. Aí um amigo me mostrou o dele, e estava com as porcas dos interruptores oxidadas. Tirando esse detalhe, ele gosta muito dele. Não gostei de ter visto a oxidação, preferi pagar bem mais caro por um Futaba 7CAP.
Principalmente para quem tem grana curta (como é o nosso caso), precisamos pesquisar MUITO para não nos arrependermos (e ter que comprar outro) ou pagar uma fortuna por um elefante branco.
Espero ter ajudado...
- Leonardo Alves da fonseca
- membro
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- Registrado em: 25 Jan 2011 20:19
- Localização: Goiânia - Goías
Rudolf,
Obrigado pela informação, vou olhar aqui em Goiânia para vê se eu acho este rádio para compra e evitar de pagar o frete.
Acrescetando, eu tenho observado que tem muita gente usando rádio da marca aurora, será que presta?.
Caro amigos, se não for abusar da boa vontade de todos, eu queria que vocês me informa-se quais as marcas de rádio que posso comprar sem ter problemas?.
abraços
Obrigado pela informação, vou olhar aqui em Goiânia para vê se eu acho este rádio para compra e evitar de pagar o frete.
Acrescetando, eu tenho observado que tem muita gente usando rádio da marca aurora, será que presta?.
Caro amigos, se não for abusar da boa vontade de todos, eu queria que vocês me informa-se quais as marcas de rádio que posso comprar sem ter problemas?.
abraços
Aero - Leo
[quote:fdbe1c0033="Leonardo Alves da fonseca"]vou olhar aqui em Goiânia para vê se eu acho este rádio para compra e evitar de pagar o frete.
[/quote:fdbe1c0033]
Você também acha em http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8992
Escolha o Modo 2, que tem o acelerador no stick esquerdo. Como o modo 2 é mais procurado que o modo 1 (e costuma não ter no Hobbyking), tem um tópico no e-voo que ensina a converter o modo 1 para o modo 2. O Turnigy mode 1 é mais fácil de achar no HobbyKing.
[quote:fdbe1c0033]
Acrescetando, eu tenho observado que tem muita gente usando rádio da marca aurora, será que presta?.
[/quote:fdbe1c0033]
O Aurora 9 é da Hitec. Parece que o pessoal tem gostdo muito dele.
[quote:fdbe1c0033]
Caro amigos, se não for abusar da boa vontade de todos, eu queria que vocês me informa-se quais as marcas de rádio que posso comprar sem ter problemas?.
[/quote:fdbe1c0033]
Rádios dos fabricantes Futaba, Hitec e JR. Correndo por fora, Turnigy.
[/quote:fdbe1c0033]
Você também acha em http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8992
Escolha o Modo 2, que tem o acelerador no stick esquerdo. Como o modo 2 é mais procurado que o modo 1 (e costuma não ter no Hobbyking), tem um tópico no e-voo que ensina a converter o modo 1 para o modo 2. O Turnigy mode 1 é mais fácil de achar no HobbyKing.
[quote:fdbe1c0033]
Acrescetando, eu tenho observado que tem muita gente usando rádio da marca aurora, será que presta?.
[/quote:fdbe1c0033]
O Aurora 9 é da Hitec. Parece que o pessoal tem gostdo muito dele.
[quote:fdbe1c0033]
Caro amigos, se não for abusar da boa vontade de todos, eu queria que vocês me informa-se quais as marcas de rádio que posso comprar sem ter problemas?.
[/quote:fdbe1c0033]
Rádios dos fabricantes Futaba, Hitec e JR. Correndo por fora, Turnigy.
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
-
- membro
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- Registrado em: 28 Mar 2011 23:11
- Localização: Aracaju, Sergipe
Olá a todos, sou novo neste forom e estou montando o meu primeiro peiper. Gostaria da orientação em relação a costrução.
Estarei colocando os dados do avião: 100 cm de envergadura, 17 de corda. Já fui aferi o peso com entelamento com fita. A asa ficou com 0,106 g e a fuzelagem com lemes horizontal e vertical entelado ficou com 0,114 g estarei em seguida colocando fotos
Estarei colocando os dados do avião: 100 cm de envergadura, 17 de corda. Já fui aferi o peso com entelamento com fita. A asa ficou com 0,106 g e a fuzelagem com lemes horizontal e vertical entelado ficou com 0,114 g estarei em seguida colocando fotos
- Diego Costa
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: 08 Mar 2011 12:04
- Localização: Campinas - SP
- Contato:
Fabio, que tipo de orientação vc precisa?
Em primeira instancia acho que o peso do aero ficará um pouco acima do esperado, considerando que só o aero está pesando uns 220g (acredito que sem a parte eletrica instalada, correto?).
Pelo que ja li aqui no topico, tem que tomar cuidado com peso, pra não correr o risco de aumentar a carga alar e comprometer a sustentação, e nem deixar o modelo arisco. Carga alar é a razão entre peso do modelo em relação à área da asa, e determina a velocidade do avião. Mais peso precisa de mais sustentação, que pode ser obtida aumentando a velocidade ou aumentando a asa.
Para colocar fotos, hospede-as em um servidor, e depois coloque o link envolto das tags IMG. Por exemplo:
[img*]link direto da imagem[*/img]
PS: Retire os asteriscos. Só coloquei-os para vc visualizar como é o codigo de inserção de imagens.
As imagens não devem ultrapassar a resolução de 640x480pixels
Em primeira instancia acho que o peso do aero ficará um pouco acima do esperado, considerando que só o aero está pesando uns 220g (acredito que sem a parte eletrica instalada, correto?).
Pelo que ja li aqui no topico, tem que tomar cuidado com peso, pra não correr o risco de aumentar a carga alar e comprometer a sustentação, e nem deixar o modelo arisco. Carga alar é a razão entre peso do modelo em relação à área da asa, e determina a velocidade do avião. Mais peso precisa de mais sustentação, que pode ser obtida aumentando a velocidade ou aumentando a asa.
Para colocar fotos, hospede-as em um servidor, e depois coloque o link envolto das tags IMG. Por exemplo:
[img*]link direto da imagem[*/img]
PS: Retire os asteriscos. Só coloquei-os para vc visualizar como é o codigo de inserção de imagens.
As imagens não devem ultrapassar a resolução de 640x480pixels
- Diego Costa
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: 08 Mar 2011 12:04
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- Contato:
Olá Alex. Olha eu te enchendo a paciencia de novo rsrs.
Bom, decidi montar meu proprio Piper, não aguento mais a ansiedade pra voar, até ja encontrei instrutores por aqui. Não sei quando, mas bem provavel que passarei a frequentar a Pedreira do Garcia, aqui em Campinas (inclusive o instrutor que encontrei voa por lá de Sabado à tarde). Então optei por construir o Piper, ja que sua gama de controles pode ser melhor aproveitada no aprendizado.
De inicio, pretendo construir 2 asas para o mesmo modelo, uma com diedro e sem aileron, e outra reta com aileron (ou com um diedro leve de 1 ou 2 graus).
Quanto a isso não tenho duvidas, visto que há varios tutoriais por aqui sobre construção de asas, linkagem e etc, e o seu topico está totalmente "auto-explicativo" e muito bem detalhado, acredito que não terei dificuldades em construir o meu.
Mas me surgiu uma pequena duvida na "conversão de medidas", então utilizarei os dados de seu Piper como exemplo:
Envergadura: 120cm
Fuselagem: 68cm (sem profundor)
Corda: 18cm
Comprimento: 76cm
Carga alar: 22g/dm²
Por causa de um erro bobo acabei fazendo a asa com 1,44m de envergadura e 22cm de corda. Pra converter, multipliquei as medidas do seu Piper por 1,2, e cheguei nessas medidas abaixo:
Envergadura: 1,44m
Fuselagem: 82cm (sem profundor)
Corda: 22cm
Comprimento: 92cm
Carga alar: ???
As medidas estão corretas, ou pelo menos dentro do limite de "tolerancia"?
Usando P3, qual seria a estimativa de peso nessas medidas pronto pra voar, para que eu possa calcular a carga alar? Em torno de 1300~1400g, ou estou exagerando?
Seguindo essas proporções, qual seria o motor + bateria necessarios?
E por ultimo: a caixa de redução é necessaria, ou posso motar com outro motor em direct drive?
A proposito, estou com o RCcalc aqui, mas devido a falta de conhecimento tecnico estou com dificuldades em encontrar o tipo de motor adequado para o Piper de 2m.
Parabéns pelo topico, amanhã comprarei o material necessario para construir o meu
Obrigado mais uma vez pela ajuda :-D
Bom, decidi montar meu proprio Piper, não aguento mais a ansiedade pra voar, até ja encontrei instrutores por aqui. Não sei quando, mas bem provavel que passarei a frequentar a Pedreira do Garcia, aqui em Campinas (inclusive o instrutor que encontrei voa por lá de Sabado à tarde). Então optei por construir o Piper, ja que sua gama de controles pode ser melhor aproveitada no aprendizado.
De inicio, pretendo construir 2 asas para o mesmo modelo, uma com diedro e sem aileron, e outra reta com aileron (ou com um diedro leve de 1 ou 2 graus).
Quanto a isso não tenho duvidas, visto que há varios tutoriais por aqui sobre construção de asas, linkagem e etc, e o seu topico está totalmente "auto-explicativo" e muito bem detalhado, acredito que não terei dificuldades em construir o meu.
Mas me surgiu uma pequena duvida na "conversão de medidas", então utilizarei os dados de seu Piper como exemplo:
Envergadura: 120cm
Fuselagem: 68cm (sem profundor)
Corda: 18cm
Comprimento: 76cm
Carga alar: 22g/dm²
Por causa de um erro bobo acabei fazendo a asa com 1,44m de envergadura e 22cm de corda. Pra converter, multipliquei as medidas do seu Piper por 1,2, e cheguei nessas medidas abaixo:
Envergadura: 1,44m
Fuselagem: 82cm (sem profundor)
Corda: 22cm
Comprimento: 92cm
Carga alar: ???
As medidas estão corretas, ou pelo menos dentro do limite de "tolerancia"?
Usando P3, qual seria a estimativa de peso nessas medidas pronto pra voar, para que eu possa calcular a carga alar? Em torno de 1300~1400g, ou estou exagerando?
Seguindo essas proporções, qual seria o motor + bateria necessarios?
E por ultimo: a caixa de redução é necessaria, ou posso motar com outro motor em direct drive?
A proposito, estou com o RCcalc aqui, mas devido a falta de conhecimento tecnico estou com dificuldades em encontrar o tipo de motor adequado para o Piper de 2m.
Parabéns pelo topico, amanhã comprarei o material necessario para construir o meu
Obrigado mais uma vez pela ajuda :-D
- andré felipe packer
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- Registrado em: 10 Mai 2010 20:11
- Localização: rio negrinho, santa catarina
- Juliano Kamikaze
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- Registrado em: 19 Abr 2010 08:56
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- SAMUEL JASON
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