Aeroporto em Avaré, Aeromodelo Nem pensar. Porque?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 975
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Aeroporto em Avaré, Aeromodelo Nem pensar. Porque?

Mensagem por Nino »

Bom dia a todos.

Aqui em minha cidade temos o Aeroporto Comandante Luiz Gonzaga Lutti, neste há somente trafego de aviões de pequeno porte e são poucos os pousos e decolagens.
Eu gostaria de saber qual a rezão de não ser permitido o voo de aeromodelos na pista, pois seria de mau nenhum se fosse disponibilizado um horário para a prática, já que pousos e decolagens de aeronaves respeitam uma escala e, principalmente por se tratar de uma pista que recebe apenas pequenos aviões. lembrando que ano passado a pista foi liberada para evento de paraquedismo. Alguém aí sabe a razão de tal proibição?

Agradeço.
Anexos
AEROPORTO REGIONAL AVARÉ ARANDU Cmt. LUIZ GONZAGA LUTH..jpg
AEROPORTO REGIONAL AVARÉ ARANDU Cmt. LUIZ GONZAGA LUTH..jpg (24.96 KiB) Exibido 8127 vezes
Avatar do usuário
gubr
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:07 pm
Localização: São Paulo, SP - 04134-021

Mensagem por gubr »

Acho que é proibido voar com aeromodelos até 5 Km dos aeroportos...
Para mim, a decolagem é pior do que o pouso.
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 975
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

[quote:ab868580e3="gubr"]Acho que é proibido voar com aeromodelos até 5 Km dos aeroportos...[/quote:ab868580e3]

Mas gubr, será que nem com horários fora de pico não é possível a prática do hobby? os caras abrem pra eventos, assim fica ruim em. Será que tem alguém que voa no aeroporto da cidade que reside?
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Abrir excessão para um evento é uma coisa.. Voar desregradamente é outra.. Ou vc quer que alguém saia berrando pra vc pousar o modelo quando alguém usar a pista?

O negócio é simples: Se um aeromodelo pega um aeroboero, é morte na certa..

Então é melhor proibir um aeromodelo do que viver sob o risco de acidentes graves..
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Além do mais, a pista poderá ser usada por uma aeronave em dificuldades que esteja passando pela região e isto não tem hora para acontecer.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
fabiomel
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Dom Mai 16, 2010 10:59 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabiomel »

[quote:a48fc1f0ae="gubr"]Acho que é proibido voar com aeromodelos até 5 Km dos aeroportos...[/quote:a48fc1f0ae]

6 km das cabeceiras.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

É proibido e pronto! Será que dá pra ter um mínimo de conciência e parar pra pensar???


.... e o umbigo vai bem obrigado.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Gilmar Jr
membro
Mensagens: 1520
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 3:39 pm
Localização: Unaí - MG / 19

Mensagem por Gilmar Jr »

Aqui na minha cidade eu voo no aeroporto, voo com aeronaves decolando e pousando. Mais e poucas as vezes que alguma aeronave decola aqui. Sou amigo de um dos pilotos e dono de um dos hangares ele também e aeromodelista, a pista encontra interditada pois esta em reforma, e mesmo quando a ANAC liberar a pista vou continuar voando. Não existe regras, so existe a conciencia de quando alguém for tirar sua aeronave do hangar eu irei pousar.

Estamos fechando um projeto para entregar para o secretario de esportes de uma pista de 15x300m, em um espaço publico fora da cidade.
Avatar do usuário
caducunha
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Seg Mar 21, 2005 5:07 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Mensagem por caducunha »

[quote:81944d0ef6="fabiomel"][quote:81944d0ef6="gubr"]Acho que é proibido voar com aeromodelos até 5 Km dos aeroportos...[/quote:81944d0ef6]

6 km das cabeceiras.[/quote:81944d0ef6]

Acho que vocês estão enganados. A UCA em Campinas fica a menos de 1,5 km da cabeceira do Aeroclube dos Amarais (aeroporto municipal). As duas pistas são paralelas.

http://maps.google.com/maps?f=d&source=s_d&saddr=Estrada+desconhecida&daddr=&hl=pt-BR&geocode=FcH8ov4d4iAx_Q&mra=ls&sll=-22.873605,-47.111907&sspn=0.021906,0.033088&ie=UTF8&t=h&z=15
Carlos Eduardo.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Como o pessoal gosta de viajar em cima de suposições... A lei não especifica 5km ou 6km, na verdade km algum.

Segundo a bibliotecária da ANAC, que consultei há poucas semanas, a única legislação em vigor no momento é a portaria 207/STE de 7/4/1999, publicada no DOU de 23/4/1999:

http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=23/04/1999&jornal=1&pagina=183&totalArquivos=234

[quote:262964bf4e]PORTARIA DAC Nº 207/STE, DE 7 DE ABRIL DE 1999
Estabelece as Regras para a Operação do Aeromodelismo no Brasil.
O CHEFE DO SUBDEPARTAMENTO TÉCNICO DO DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL, tendo em vista a delegação de competência estabelecida na Portaria DAC Nº 646/DGAC, de 15 de dezembro de 1998, publicada no Boletim Interno Ostensivo N" 239, de 15 de dezembro de 1998, e as disposições do § l° do Art. 66 da Lei N" 7565, de 19 de dezembro de 1986, e o item 5 do Art. 5° da Portaria N" 453/GM5, de 02 de agosto de 1991, resolve:
Art. 1° Estabelecer as Regras para a Operação do Aeromodelismo no Brasil, como segue:
(a) A operação de aeromodelos deve ser realizada em locais sufícíentemente distantes de
áreas densamente povoadas. Deve ser evitada a operação de aeromodelos motorizados nas proximidades
de áreas ou instalações urbanas sensíveis ao ruído. como hospitais, templos religiosos, escolas e asilos.
(b) Deve ser evitada a operação de aeromodelos na presença de público até que o
aeromodelo seja testado em vôo, com êxito, e comprove segurança na sua operação.
(c) A menos que autorizado, nenhum aeromodelo deve ser operado a mais de 400(quatrocentos) pés acima da superfície terrestre. A operação de aeromodelos nas proximidades de aeródromos somente poderá ser executada após autorização do responsável pela operação do aer6dromo.
(d) É proibida a operação de aeromodelos lias zonas de aproximação e decolagem dos aeródromos.
(e) As operações com equipamentos rádio-controlados distintas de esporte e lazer deverão ser submetidas ao Departamento de Aviação Civil.
(f) Em caso de cjúvidas, procure o Departamento de Aviação Civil ou o Serviço Regional de Aviação Civil.
Art 2° Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
Brig.-do-Ar CESAR COSTA[/quote:262964bf4e]
Responder