Como fazer lincagem de ailerons

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

[quote:b1a8e3f515="borokite"]Gostaria de tirar uma dúvida. Fiz este esquema e ficou muito bom, mas o elástico que prende a asa, no caso fiz um Cesna, passa por cima do tubete, tem alguma forma de evitar isso? Precisa fazer algum reforço para não apertar e travar o movimento?[/quote:b1a8e3f515]

Não tem nenhum problema, ele até ajuda para que o elástico não "rasgue" o isopor do bordo de fuga. :D :D :D
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:22aa28cb0b="Antonio Carlos"][quote:22aa28cb0b="borokite"]Gostaria de tirar uma dúvida. Fiz este esquema e ficou muito bom, mas o elástico que prende a asa, no caso fiz um Cesna, passa por cima do tubete, tem alguma forma de evitar isso? Precisa fazer algum reforço para não apertar e travar o movimento?[/quote:22aa28cb0b]

Não tem nenhum problema, ele até ajuda para que o elástico não "rasgue" o isopor do bordo de fuga. :D :D :D[/quote:22aa28cb0b]
Antonio, ele pode fazer um v de compensado e colocar por cima da asa colado, assim não rasga o BF e nem atrapalha o aileron.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Avatar do usuário
-xj-9-
membro
Mensagens: 839
Registrado em: Qui Fev 28, 2008 8:50 pm
Localização: Ladário - MS - 67
Contato:

Mensagem por -xj-9- »

muito bom Antonio,
acho que vou fazer isso no meu Scout antes de fazer o primeiro voo, a linkagem que está agora é aquela em V, Y sei la.
Do jeito que você fez fica bom porque nao dá pra ver a linkagem, fica mais bonito sem os arames pra fora :lol:
Pampa
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Jun 09, 2009 11:17 am
Localização: Canoas - RS

Mensagem por Pampa »

Muito bom este tópico!!!! Meus problemas acabaram-se!!!

OBRIGADO!
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Cara.. fiz para um modelo de 1Mt de envergadura com raio de bicicleta. fucionou.

Mas... se puder não agregar tanto peso, seria interessante.
Aileron
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Nov 26, 2010 5:08 pm
Localização: Barra Bonita

Mensagem por Aileron »

[quote:b376b8e874="cebola"]Raio fino de bicicleta rola???[/quote:b376b8e874]

Ai pessoal, um amigo deu uma dica e ficou muito bom, arame galvanizado 16bwg (aquele arame fino) coloca em uma furadeira e torça o arame. Ele ira ficar bem rigido.
Avatar do usuário
dimas123
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Qua Nov 19, 2008 7:34 pm

linkagem

Mensagem por dimas123 »

parabens amigo muito bom tutorial , essa maneira eu nem imaginaria em fazer, pelo menos para mim foi muito util obrigado....
................ ...............
Avatar do usuário
RodMoro
membro
Mensagens: 570
Registrado em: Dom Out 10, 2010 11:28 am
Localização: Ituiutaba-MG

Mensagem por RodMoro »

Uma pergunta, talvez até não muito inerente ao tópico, mas que me causa dúvida: tenho um scoutcessna e uso somente um servo nos ailerons, depois de ter aprendido a voar somente com leme e profundor... meu rádio é um hk 4 ch 2,4g... dá pra usar um servo em cada aileron com esse rádio, ou tem que ser um de mais canais?
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:0bb2cbe7de="RODMORO"]Uma pergunta, talvez até não muito inerente ao tópico, mas que me causa dúvida: tenho um scoutcessna e uso somente um servo nos ailerons, depois de ter aprendido a voar somente com leme e profundor... meu rádio é um hk 4 ch 2,4g... dá pra usar um servo em cada aileron com esse rádio, ou tem que ser um de mais canais?[/quote:0bb2cbe7de]
Não vai precisar de outro canal! Basta comprar um cabo em Y ( https://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=15_20&products_id=1697 ).
Na hora de linkagem dos servos, apenas terá que mudar a posição de um braço de servo, assim, um dos ailerons sobe e o outro desce e vise e versa...entendeu!?
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
RodMoro
membro
Mensagens: 570
Registrado em: Dom Out 10, 2010 11:28 am
Localização: Ituiutaba-MG

Mensagem por RodMoro »

Entendi perfeitamente... Essa explicação vai servir pro Extra 300 que estou construindo. Obrigado Warne.

Abs.

Rodrigo Moro.
Responder