Speed control para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
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serginho_la
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Mensagem por serginho_la »

Tony, primeiro dê mais informações: qual motor, qual aeromodelo, qual bateria, qual hélice?

Tudo se leva em conta, o motor em si sozinho não dá para calcular, pois depende do tamanho da hélice e do seu passo, a bateria do numero de células ( quanto maior a voltagem, maior esforço fará o motor ).

No fim tudo tem que se casar, por isso se tem dúvidas, pergunte, pesquise e só compre depois de saber tudo sobre o que realmente quer.

Abraço.
tonycbr
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Mensagem por tonycbr »

Valeu Serginho,

Na verdade seria para fazer um upgrade em um heli Walkera 59#d, tava pensando em importar pois aqui no Brasil está tudo muito caro... tinha pensado em um motor da himodel que tem 3600kv, na descrição diz que esse motor tem capacidade de corrente:81A/60s. O Heli usa pás de 290mm e uma engrenagem principal com 190 dentes... se alguém tiver alguma dica sobre esse upgrade (tipo de motor/esc, etc) tb agradeço...

valeu...
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serginho_la
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Mensagem por serginho_la »

Tony, infelizmente sobre eletrônica de helicópteros eu não "sabo" nada.
Tenta postar algo na área de Helicópteros do fórum que com certeza vai ter ajuda.
tonycbr
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Mensagem por tonycbr »

Blz, de qq forma fico grato pela dica...
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Neokayros
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Mensagem por Neokayros »

Olá a todos,

bem pessoal, li o topico e não achei nada referente ao meu problema, é o seguinte: Tenho um radio HK-T6A e ao coloca-lo em um novo aero não consigo resposta nenhuma com o ESC conectado no canal 3 (anteriormente estava funcionando). Para ter resposta do Receptor, preciso fazer uma ligação extra no canal BAT.

Alguem já teve algum problema como esse? ou sabe como resolve-lo?

PS: Já testei 2 ESCs diferentes e o problema continua. Usar outro canal tb não funciona.
Fiquei sabendo que: "Acertando o CG tudo voa!"
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mikedundee
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ESC, a dúvida

Mensagem por mikedundee »

Ola pessoal, é um prazer fazer parte desse forum e essa é minha primeira interação (pergunta) com voces.

Esse tópico já tem um tempo que não tem mensagens mas é que lendo esse mensagem acabei ficando com mais dúvida sobre quais equipamentos comprar.

Bom, sou novo em aeromodelismo, apesar de tentar iniciar durante anos :)

Estou montando um aero de depron (um F-22) e comprei motor, esc, servos, etc na HobbyKing. E lendo a mensagem abaixo, foi que minhas dúvidas aumentaram, pois como comprei sem ler antes (nunca façam isso em casa kkk), de cara eu comprei um motor brushless e um ESC que não era brushless. Depois de descobrir o erro, comprei um ESC brushless e aguardei ele chegar (em média está levando 20 dias vindo de Hong Kong).

Comprei uma bateria Rhino 1550mAh 2S1P 25C Lipoly Pack 7.4V e o ESC HobbyKing 30A BlueSeries Brushless SBEC: 5V/ 3A Output

Fiz os cálculos:

Potencia drenada pelo BEC: 7.4V x 1550mAh = 11.47 Watts.
Potencia entregue à eletronica: 5V x 3A = 15 Watts.

Essa é a conta correta para o mAh? Não conheço quase nada de eletrônica mas já estou procurando iniciar também.

Se a conta for correta significa que tenho pouca potência para entregar a eletrônica? Se eu estiver errado, o que devo fazer?

Valeu, abraços a todos.

[quote:12954f08ba="SkyRaptor"]Olá Floyd.. vou me intrometer no assunto, he he.

A questão do aquecimento existe, mas não é a principal.. como vc mesmo disse, o ESC pode ficar num lugar bem ventilado. Mas pense por outro lado.. toda essa energia que está sendo dissipada em forma de calor está vindo de sua bateria.. Ou seja, vc está jogando fora a preciosa energia q vc usa para voar!!!

Vou dar um exemplo para esclarecer.

Digamos q vc use baterias 3S (11.1V) no seu 450 e seu BEC linear (interno ao ESC) tenha uma saida de 5V. Digamos que durante o voo sua eletronica (receptor, servos, gyro) tenha um consumo médio de 2A.

O seu BEC vai drenar da bateria esses 2A, abaixar a tensão para 5V e assim alimentará a eletronica..

Vamos aos calculos.

Potencia drenada pelo BEC: 11.1V x 2A = 22.2 Watts.
Potencia entregue à eletronica: 5V x 2A = 10 Watts.

ou seja, seu BEC está drenando 22.2W e entregando 10W.. os outros 12.2W estão sendo, literalmente, jogados fora.

Mesmo não sendo muito, esse valor diminui o seu tempo de voo... e, com sabemos, cada segundo de voo é precioso, he he.. então por que jogá-lo fora??

Abraços.[/quote:12954f08ba]
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Rickremers
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Mensagem por Rickremers »

Li na primeiro pagina que a muitos esc da gws e esses mais enconta nao teem cut off para bateria LiPo...alguem pode me dizer qual esc mais enconta teria esta função?
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

[quote:d4bdce7b2c="rickjf"]Li na primeiro pagina que a muitos esc da gws e esses mais enconta nao teem cut off para bateria LiPo...alguem pode me dizer qual esc mais enconta teria esta função?[/quote:d4bdce7b2c]

Atualmente você praticamente não encontra mais ESCs que não tenham corte para bateria LiPo, nem para motores escovados.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Alvin
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Mensagem por Alvin »

Realmente muito bom o topico explica tudo bem certinho um abraço
julio.edu
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Mensagem por julio.edu »

Senhores, preciso tirar dúvidas que não achei no tópico ainda. Caso não seja o local, favor me repassar onde deverá ser colocado o post.

Possuo um ESC de 45A e motor (conjunto da Hobby King HK3027) compatível com o mesmo. Preciso ligar o ESC em uma bateria de carro 12 Volts de 65 Ampéres.

Como deveria fazer?
O ESC suportaria, ou a bateria de 65A queimaria o ESC (lembrando que o motor é compatível com o ESC)?? Ou não tem nada haver, o ESC só não suportaria a SAÍDA com mais de 45 A (a corrente de entrada maior sem problemas...??)???

Qual o SINAL (tensão + corrente máxima) que devo "injetar" no cabo de sinal do ESC??? QUal a tensão máxima e mínima que um RX injeta no ESC para o controle da velocidade????

A idéia do conjunto é ligar uma FAN com o ESC numa bateria de carro com possibilidade de controle de velocidade via "potenciômetro" no cabo de sinal do ESC.

Alguém pode dar uma luz????

Grato,

Júlio Eduardo.
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