Tudo o que sempre quis saber sobre...Rádios

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
falbuquerque
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 3:53 pm
Localização: MACAÉ, RJ

Tudo o que sempre quis saber sobre...Rádios

Mensagem por falbuquerque »

Olá pessoal,

Tenho algumas dúvidas sobre Tx e agradeceria muito se pudessem me ajudar com as questões abaixo:

a) Tenho visto anúncios nos quais a especificação dos rádios diz "com" ou "sem" servos. A dúvida é se eu comprar um Tx sem servo, ficarei preso ao servo específico daquele controle ou poderia adquirir um modelo de mais qualidade dependendo da minha necessidade?

b) Os Spektrum acima de 6 canais são compatíveis com os T-Rex? Necessitam de alguma modificação?

c) Li alguns reviews sobre o Spektrum DX8, todos muito positivos. Como ainda estou começando, preciso de um bom rádio para usar no simulador e para pilotar a dupla mCX/mSR que tenho. Este Tx é indicado para iniciantes? Alguém tem o Spektrum DX8?

d) Li que o DX8 tem um recurso de telemetria "sem adição de outros equipamentos", conforme o site que li. Estes recursos funcionarão nos Blades mCX/mSR?

Um abraço,
Blade mCX
Blade mSR ( apenas 1 voo "oficial")
Avatar do usuário
Daniel Pereira
membro
Mensagens: 304
Registrado em: Ter Mar 18, 2008 12:17 am
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por Daniel Pereira »

Então porque você não posta na area de "radios"?
Engenhoventura
T6XHs, Ugly Stick, Buddy
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

a) Servos são quase todos padrão, se você comprar um TX+RX sem servos poderá comprar de qualquer outro fabricante, de qualquer outro tamanho, e funcionará. (as excessões a esta regra são os servos Futaba s.Bus, os servos Futaba com conectores micro, e os servos digitais de 760 microsegundos de neutro).

b) Sim, mas na verdade não só eles, se você comprar qualquer rádio acima de 6 canais com suporte a rádio estará bem servido. Pessoalmente sugiro fugir dos Spektrum.
Avatar do usuário
falbuquerque
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 3:53 pm
Localização: MACAÉ, RJ

Mensagem por falbuquerque »

[quote:54373a93ec="alexcmag"]b) Sim, mas na verdade não só eles, se você comprar qualquer rádio acima de 6 canais com suporte a rádio estará bem servido. Pessoalmente sugiro fugir dos Spektrum.[/quote:54373a93ec]

Alexcmag, obrigado por sua resposta. Com relação a fugir dos Spektrum é uma questão de opinião pessoal ou o retrospecto deles é ruim em termos de confiabilidade e qualidade?
Blade mCX
Blade mSR ( apenas 1 voo "oficial")
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

spektrun andou dando umas pisadas de bola cuidado, atualmente uma das melhores marcas de rádios é vendida na assaselétricas por um bom preço o de 10 canais é único na categoria é um rádio extremamente seguro, Airtronics.
Já a Futaba me parece que finalmente lançará uma linha nova de rádios com o recurço de telemetria imbarcada, o problema é o preço
livres para voar, agora tenho módulos
Avatar do usuário
falbuquerque
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 3:53 pm
Localização: MACAÉ, RJ

Mensagem por falbuquerque »

E dei uma olhada em outros tópicos aqui do fórum e vi que a opinião de maneira geral com respeito ao Spektrum é de que ele não é do mais confiáveis.

De qualquer maneira um Tx com recursos de telemetria funcionaria nos Blades mCX/mSR?
Avatar do usuário
Leandro Hendges
membro
Mensagens: 217
Registrado em: Seg Fev 07, 2011 10:04 am
Localização: Palotina, PR

Mensagem por Leandro Hendges »

Em relação ao vários servos de marcas diferentes, também tenho dúvidas...eu por exemplo estou pensando em adiquirir um Aitronic 8 Canais...poderei utilizar quaisquer servos com o padrão de três pinos...(stand no caso)...é isso mesmo??

Abraço,
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Provavelmente foi mérito do Phil Kraft na década de 60, se não foi ele mereceu do mesmo jeito, mas graças ao padrão que foi criado, e posteriormente copiado por dezenas de fabricantes, a maioria dos servos do mercado, de microservos de 2g a servos gigantes, passando por servos de 9g a 50g que geralmente utilizamos, speed controls e até servos de parabólicas, todos seguem o mesmo padrão de 3 fios.

Maravilhoso, não?

Pena que é uma das poucas coisas inter-operacionais atualmente...
Avatar do usuário
Leandro Hendges
membro
Mensagens: 217
Registrado em: Seg Fev 07, 2011 10:04 am
Localização: Palotina, PR

Mensagem por Leandro Hendges »

[quote:cf6eb68bcb="LEANDRO HENDGES"]Em relação ao vários servos de marcas diferentes, também tenho dúvidas...eu por exemplo estou pensando em adiquirir um Aitronic 8 Canais...poderei utilizar quaisquer servos com o padrão de três pinos...(stand no caso)...é isso mesmo??

Abraço,[/quote:cf6eb68bcb]


Pode sim...
Leandro Hendges
Palotina PR
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

[quote:03ef643c11="falbuquerque"]E dei uma olhada em outros tópicos aqui do fórum e vi que a opinião de maneira geral com respeito ao Spektrum é de que ele não é do mais confiáveis.

De qualquer maneira um Tx com recursos de telemetria funcionaria nos Blades mCX/mSR?[/quote:03ef643c11]

A telemetria do DX8 não funciona sem o módulo de telemetria no receptor (Vem apenas 1 com o DX8). Logo não funciona nos blades mCX/mSR

Já o Hitec Aurora 9 é outro caso. A sua telemetria básica (tensão da bateria) funciona sem nenhum módulo adicional então é só ligar a bateria no receptor na porta SPC que ele a indica no rádio

Antes de você me perguntar. Não existe jeito prático de usar o Hitec Aurora 9 e nem de adaptar o módulo de telemetria do DX8 nos Blades mCX/mSR
FrSky Taranis OpenTX
Deviation no Devo 8S e 10
Responder