Conversão do CAP 232 da Radar

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
retepfilho
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 9:41 pm
Localização: Salvador BA

Mensagem por retepfilho »

Desculpa cara.. o voo dente de serra é aquele voo com comandos agrestes, sem linearidade, sem um eixo... ou seja .. o famoso voo do avião pra n cair... tipo voo de video game.. tudo ou nada tudo ou nada tudo ou nada... e esse avião voa muitoooo, faz cada manobra linda, uma faca perfeita...
retepfilho
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 9:41 pm
Localização: Salvador BA

Mensagem por retepfilho »

so acho q se as pessoas que entendem mais ou que voam a mais tempo poderiam dar dicas aos menos experientes ao invés de chegar e falar.. parabéns pelo voo... o iniciante vai achar q é assim ... eu acho que temos que falar a verdade.. as vezes com as letras a gente parece agressivo ou arrogante e não é o caso... realmente eu tenho o defeito de falar a verdade... claro que nem sempre as pessoas querem ouvir as criticas... eu jamais vou elogiar algo que não ta bom pra agradar a B ou a C.

afinal de contas um forum pra mim é visto como uma forma de compartilhar e aprender... se a pessoa ta vendo que ta errado e ta elogiando outras pessoas vão entrar no tópico, vão ler e achar que é assim que se deve fazer...
Avatar do usuário
Eder07
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 11:20 pm
Localização: Anápolis - GO

Mensagem por Eder07 »

[quote:7d7febaa4d="FabrícioMC"]Pôxa retepfilho,

Desta forma você não contribui em nada com o fórum.
Porquê ao invés de criticar, você não orienta o que pode estar causando o que julga como famoso "vôo dente de serra"?
Denunciado à moderação.

FabrícioMC[/quote:7d7febaa4d]

Concordo com vc Fabrício, as críticas devem existir e de preferência devem ser construtivas e é nesse sentido que participamos de um fórum de debate, para trocar experiências que irão ajudar os mais novos no hobby.
No caso desse primeiro vôo tive dois problemas que estavam dificultando o vôo, o CAP tendia para a direita (Ailerons) e no solo apesar da bequilha estar bem alinhada ele corria para a esquerda. Evidentemente por não ter tanta experiência com acrobáticos, apesar de ter dois modelos, o meu primeiro vôo com o CAP 232 não foi perfeito, mas não é nada que não tenha como melhorar.

Obrigado
retepfilho
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 9:41 pm
Localização: Salvador BA

Mensagem por retepfilho »

[quote:40bd5880c6="Eder07"][quote:40bd5880c6="retepfilho"]so acho q se as pessoas que entendem mais ou que voam a mais tempo poderiam dar dicas aos menos experientes ao invés de chegar e falar.. parabéns pelo voo... o iniciante vai achar q é assim ... eu acho que temos que falar a verdade.. as vezes com as letras a gente parece agressivo ou arrogante e não é o caso... realmente eu tenho o defeito de falar a verdade... claro que nem sempre as pessoas querem ouvir as criticas... eu jamais vou elogiar algo que não ta bom pra agradar a B ou a C.

afinal de contas um forum pra mim é visto como uma forma de compartilhar e aprender... se a pessoa ta vendo que ta errado e ta elogiando outras pessoas vão entrar no tópico, vão ler e achar que é assim que se deve fazer...[/quote:40bd5880c6]
O voo não foi uma maravilha mas com certeza vai melhorar e para começar vc poderia dar algumas sugestões como alguns acertos ou técnicas de voo que poderão contribuir com a pilotagem desse modelo.[/quote:40bd5880c6]

eder, desculpe se pareci agressivo... eu acho q vc poderia começar diminuindo comando ou mechendo no exponencial, procure voar com movimentos lineares assim como um avião de verdade. outra coisa que me pareceu é que o avião ta com peso de cauda, pois ta voando arrastado... quando vc mede o cg o aviao deve ficar em torno de 25 a 45 graus embicado.. voe com comandos mais doceis.. mais leves pra ficar um voo plasticamente bonito... eu não sou o melhor piloto do mundo, mas veja o voo do meu modelo ...

http://www.youtube.com/watch?v=fhOPNXb6yco

procure ser mais manso.. mais linear.. comando não se deve dar toques e sim um comando continuo...
Avatar do usuário
Eder07
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 11:20 pm
Localização: Anápolis - GO

Mensagem por Eder07 »

[quote:41f06eaeb6="finatti"]Eder,

Meus parabéns, é lindo aero. Estou interessado em fazer uma conversão desse tipo de glow para elétrico então estou lendo alguns tópicos aqui antes de enfrentar a conversão.

10 minutos de voo de autonomia?? Foi isso mesmo? Com alguma sobra de margem para erro?

Poderia nos postar a configuração final da eletrônica? Muito Obrigado e parabéns!!![/quote:41f06eaeb6]

MOTOR TURNIGY 4260-600kv 900W 43A (Máx 50A)
ESC TURNIGY 85A C/ BEC 5,5V/5A
CARREGADOR ECO SIX HOBBY KING
BATERIA Zippy Flightmax: 4Ah 5S 20C 499g
MONTANTE TURNIGY PARA MOTOR 42-40
HOBBY KING BATTERY MONITOR 5S
HOBBY KING HK-010 Wattmeter & Voltage Analyzer
Quatro servos HXT 10kg Servo (metal gear) 55g / 10kg / .16sec
Hélice APC 12x6E

A configuração do motor, esc, bateria e hélice foram feitas utilizando as planilhas indicadas no fórum e a orientação dos nossos colegas aeromodelistas. Quanto a autonomia o cálculo mostrou 10min e no primeiro voo registrei 8,2min e ainda sobrou 35% de carga na bateria de acordo com o watimetro. No final do voo o monitor da bateria estava piscando azul quando acelerava o motor, e no teste estático chequei até no vermelho picando sem perder o controle dos comandos do avião (a curta distância).

Bateria 5S
Azul continuo: >18,5V / Azul piscando: 18,5V ~ 17V
Vermelho continuo: 17V ~ 16,5V / Vermelho piscando e buzina: <16,5V

Obs:
I max registrada no teste estático = 41A
Rpm: 9.300
Avatar do usuário
Eder07
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 11:20 pm
Localização: Anápolis - GO

Mensagem por Eder07 »

[quote:8fb32fe8c4="Mac2"]Eder07,
Esse motor vai muito bem com uma bateria 6S. Vai ter muita força e velocidade para suas manobras...
Abs
Marco Aurelio[/quote:8fb32fe8c4]
Acho que ficará bom, mas a princípio desisti porque o peso da bateria 6S agregaria mais lastro para o CAP que já está pesado para um elétrico. Mas nada que não se possa estudar novamente já que até o momento só tenho uma bateria para voar.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:5feed3276f="Eder07"][quote:5feed3276f="Mac2"]Eder07,
Esse motor vai muito bem com uma bateria 6S. Vai ter muita força e velocidade para suas manobras...
Abs
Marco Aurelio[/quote:5feed3276f]
Acho que ficará bom, mas a princípio desisti porque o peso da bateria 6S agregaria mais lastro para o CAP que já está pesado para um elétrico. Mas nada que não se possa estudar novamente já que até o momento só tenho uma bateria para voar.[/quote:5feed3276f]
Éder,
Quando você aumenta a tensão poderá reduzir a capacidade da bateria, com isso você poderia jogar com o peso.

Para você ter uma ideia, no meu falecido Super Sports (2700g) eu usava este mesmo motor, hélice Master Airscrew 12x6 e um pack LiFe 7s que é equivalente a uma LiPo 6S de 2650 mAh. Eu voava no talo durante 7 minutos e se fosse um voo mais calmo, com 1/2 motor até 12 minutos. O voo dele era de espantar qualquer um na pista, inclusive um colega que tem um CAP 46 da Radar vai usar o mesmo setup para eletrificar o aero.

Sem alterar o peso, daria para você colocar uma 6S 3300 Nanotech (489g)
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11925[/url]
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Eder07
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 11:20 pm
Localização: Anápolis - GO

Mensagem por Eder07 »

[quote:34cf9886f6="retepfilho"][quote:34cf9886f6="Eder07"][quote:34cf9886f6="retepfilho"]so acho q se as pessoas que entendem mais ou que voam a mais tempo poderiam dar dicas aos menos experientes ao invés de chegar e falar.. parabéns pelo voo... o iniciante vai achar q é assim ... eu acho que temos que falar a verdade.. as vezes com as letras a gente parece agressivo ou arrogante e não é o caso... realmente eu tenho o defeito de falar a verdade... claro que nem sempre as pessoas querem ouvir as criticas... eu jamais vou elogiar algo que não ta bom pra agradar a B ou a C.

afinal de contas um forum pra mim é visto como uma forma de compartilhar e aprender... se a pessoa ta vendo que ta errado e ta elogiando outras pessoas vão entrar no tópico, vão ler e achar que é assim que se deve fazer...[/quote:34cf9886f6]
O voo não foi uma maravilha mas com certeza vai melhorar e para começar vc poderia dar algumas sugestões como alguns acertos ou técnicas de voo que poderão contribuir com a pilotagem desse modelo.[/quote:34cf9886f6]

eder, desculpe se pareci agressivo... eu acho q vc poderia começar diminuindo comando ou mechendo no exponencial, procure voar com movimentos lineares assim como um avião de verdade. outra coisa que me pareceu é que o avião ta com peso de cauda, pois ta voando arrastado... quando vc mede o cg o aviao deve ficar em torno de 25 a 45 graus embicado.. voe com comandos mais doceis.. mais leves pra ficar um voo plasticamente bonito... eu não sou o melhor piloto do mundo, mas veja o voo do meu modelo ...

http://www.youtube.com/watch?v=fhOPNXb6yco

procure ser mais manso.. mais linear.. comando não se deve dar toques e sim um comando continuo...[/quote:34cf9886f6]

Boas imagens, o voo está bem equilibrado, tb tenho um T27 com ASP .91 mas ainda não consigo voar perfeitamente. Quanto aos ajustes vou corrigir meus end points e dual rates e sobre o exponencial qual é a melhor porcentagem na sua opinião?
No meu Tucano precisei colocar um glow driver pois não conseguia uma boa lenta e o motor ficava apagando (Temp. média de Minaçu-GO = 32°C)

Obrigado pelas dicas
retepfilho
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 9:41 pm
Localização: Salvador BA

Mensagem por retepfilho »

tem que regular a marcha lenta... o meu eu tive que fechar quase 3 voltas (nao caia na conversa que não deve se mecher em marcha lenta pq eh lenda)... no meu tucano não uso exponencial (não sei mecher no rádio, um hitec optima 6), mas isso varia de piloto pra piloto... uso apenas dual rate uso aileron a 50% profundor a 80 % leme a 100%.... mas o dual tb depende do tipo do disco de servo que está usando ... eu sempre gostei de comandos sensiveis...
retepfilho
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Sex Fev 11, 2011 9:41 pm
Localização: Salvador BA

Mensagem por retepfilho »

moro em salvador, e as temperaturas aqui tb são altas... vc pode ver os videos dos motores que eu regulei...

http://www.youtube.com/watch?v=b1WG1YD09l8

http://www.youtube.com/watch?v=T-9sM0TgLfQ

o pouso do paulistinha foi horrivel .. mas observe na resposta do motor. (tava com medo do aviao ) rs
Responder