Alguém mais curte trike?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Beleza David!
Imagino se o Paraibano ou Cearense (não lembro bem quem foi direito), que inventou a asa delta, tivesse tido a ideia de colocar um motor para levar a asa, duvido muito que a policia tivesse conseguido impedir dele voar sua construção...
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Mensagem por Davidfuzatto »

Warne, acho que foi melhor mesmo tê-lo impedido, pois a coisa é mais complicada do que se possa imaginar. Uma Asa Delta, voa docilmente, mas, quando dosamos bem s omandos. Por ela ter comando pedular, significa que um comando , sempre terá um deslocamento da massa pendular e ela ficará, por inércia, voando naquele ângulo e se os comandos sofrerem mudanças abruptas, tal como em um pêndulo, o balanço vai se somando e chega em um momento em que ela estará totalmente descontrolada.

Nunca se deve voar uma Asa Delta ou trike, sem antes fazer um curso.

As pessoas às vêzes comentam sobre os pioneiros da aviação e dizem que eles eram muito corajosos. Eu acho que eles eram inocentes e não tinham idéia do risco.

Veja a maluquice desse pessoal da década de 70, quando ainda estava nascendo a Asa Delta:

http://www.youtube.com/watch?v=t-XC0dxerYs
Paulo Bullara
membro
Mensagens: 157
Registrado em: Seg Mai 03, 2010 4:05 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Paulo Bullara »

Estou adorando este tópico!
David dei muita risada com este vídeo...
Eu sempre tive vontade de adquirir um trike, mais nunca fui afundo no assunto, mais lendo este tópico já estou me animando novamente.
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Mensagem por Davidfuzatto »

Então você vai gostar deste vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=Lsd4UgLSaaY
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

Cara! Graças a esse tópico eu fiquei imediatamente apaixonado por minitrikes. Hoje de manhã já liguei lá pra Prodelta para me inteirar dos preços do Fly Min e tambem do curso de pilotagem.

Tá parecendo quando eu comecei no aeromodelismo, viciei no ato!

Já pensei até em começar a construir um. Desde ontem estou pesquisando na net tudo sobre construção de mini trikes.

Dependendo do preço que o vendedor da Prodelta me passar, acho que vou entrar de vez nessa de trike.
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
Avatar do usuário
diego.mdx
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Qua Out 22, 2008 10:22 am
Localização: Coromandel / MG

Mensagem por diego.mdx »

[quote:f9fcebf926="jujuba"]Cara! Graças a esse tópico eu fiquei imediatamente apaixonado por minitrikes. Hoje de manhã já liguei lá pra Prodelta para me inteirar dos preços do Fly Min e tambem do curso de pilotagem.

Tá parecendo quando eu comecei no aeromodelismo, viciei no ato!

Já pensei até em começar a construir um. Desde ontem estou pesquisando na net tudo sobre construção de mini trikes.

Dependendo do preço que o vendedor da Prodelta me passar, acho que vou entrar de vez nessa de trike.[/quote:f9fcebf926]

posta os preços que o vendedor te passar pro pessoal ver .
Deixa o povo ser feliz cada um voa como pode e com o dinheiro que tem...
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

[quote:6aa188609a="diego.mdx"][quote:6aa188609a="jujuba"]Cara! Graças a esse tópico eu fiquei imediatamente apaixonado por minitrikes. Hoje de manhã já liguei lá pra Prodelta para me inteirar dos preços do Fly Min e tambem do curso de pilotagem.

Tá parecendo quando eu comecei no aeromodelismo, viciei no ato!

Já pensei até em começar a construir um. Desde ontem estou pesquisando na net tudo sobre construção de mini trikes.

Dependendo do preço que o vendedor da Prodelta me passar, acho que vou entrar de vez nessa de trike.[/quote:6aa188609a]

posta os preços que o vendedor te passar pro pessoal ver .[/quote:6aa188609a]

Então aí está: Mini trike Fly Min com motor sem asa R$ 17.500. Este valor pode ser parcelado em 6X .

Há 4 modelos de motor: Top 80, Vitorazzi Fly 100, Vitorazzi Monster, Sky engines. Todos com hélice de carbono e garantia de tres meses.

Asa delta Sky, modelo de voo livre adaptada para o mini trike: R$ 5.500.

Somando tudo: Mini trike com motor importado R$ 23.000 - com motor nacional: R$ 18.500.

Curso para formação de piloto de mini trike: R$ 3.500. No caso do fechamento do equipamento com eles, o curso sai por R$ 2.500.

Achei esse preço meio salgado para um mini trike. Tá quase o preço de um ultraleve.

Agora é que eu me animei mesmo em fazer um. O carrinho é relativamente fácil de fazer. Tenho uma oficina bem equipada, aí só precisaria comprar a asa e fazer o curso de pilotagem.

Calculo que eu deva gastar por volta de uns dez mil reais nessa empreitada.

Aproveito o tópico e peço ajuda dos colegas de fórum que já tiveram experiência na construção de um mini trike, com opiniões, fotos, links envolvendo o assunto...
Editado pela última vez por jujuba em Sex Jun 23, 2017 6:33 pm, em um total de 1 vez.
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Mensagem por Davidfuzatto »

Vejam como são as coisas, um preço justo para quem investe em pesquisa, estudo e se aventura em construir e comercializar um mini trike, afinal, tem seus custos e etc.. Porém, um preço salgado para quem quer comprar um minitrike.
Para os que não buscam informações e se contentam em simplesmente comprar um produto pronto,tudo bem. Mas, se a pessoa tem nas veias o vírus da construção caseira, então se economisa muito dinheiro.
Uma asa de vôo livre, adaptada para trike... O que eles fazem nesta asas? Geralmente, cortam um pedadço do cano que é a quilha, para que este não bata na hélice e reforçam, tanto a quilha quanto o cross bar( Canos transversais que mantem a asa aberta.)

Este reforço, pode ser, um cano de alumínio mais expesso,substituindo o original, ou, outros canos agregados aos originais. Adicionam mais um cabeamento de vôo( cabos de aço que são ligados do trapésio ao nariz, cauda, meio da semi=asa esquerda e meio da semi-asa direita. adicionam a conecção articulada que liga a asa ao triciclo. Isso vai aumentar um pouco o preço de uma asa, mas não chega a ser algo absurdo.

Para quem vai construir um mini trike e ainda não tem formação como piloto, são exigidos um mínimo de 15 horas de vôo de instrução. Se quiser otimisar, poderá fazer um curso de Asa Delta, se habilitar na ABVL e depois, fazer somente 7 horas de vôo em trike de instrução. Fica basicamente o mesmo preço de um curso de pilotagem de trike. assim, você poderá voar a asa em vôo livre, ou, coloca-la no minitrike e voar ultraleve.

Estou pensando em criar um blog e nele passar todas as informações sobre a construção de minitrikes.
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
Paulo Bullara
membro
Mensagens: 157
Registrado em: Seg Mai 03, 2010 4:05 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Paulo Bullara »

David, seria fantástico se você fizesse este blog, estou decidido em fazer meu trike... Você poderia postar um projeto inteiro, com desenhos e plantas, por mais que eu tenha procurado não encontrei nada deste tipo na web.
Pra mim a coisa mais fácil é comprar e preparar o motor, tirando isso eu não entendo mais nada, onde encontrar alumínio aeronáutico, qual espessura, qual o tamanho da asa de acordo com o peso do piloto, custo benefício entre hélice e motor etc...????????
Realmente um blog seria muito útil.
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

Ótima idéia essa de criar um blog específico para mini trikes, já que é difícil encontrar muita informação em português. E acho que tem muita gente a fim de construir sua própria aeronave.

Pensando sobre o que o David falou sobre os custos de um projeto, protótipos, até chegar ao consumidor final, acho que tem toda razão. Mas para o meu poder aquisitivo é um pouco salgado comprar um trike por R$ 23.000.

Então decidi construir um pra mim, que acho não deve ser nenhum bicho de sete cabeças.

É claro que antes de iniciar o projeto vou pesquisar muito, me informar, estudar estruturas, fazer curso de pilotagem e finalmente começar a construção.

Acho que vou ter de comprar primeiro a asa e depois fazer o carrinho baseado nela. O motor é a parte mais fácil pra mim, já que eu tenho um vizinho que tem um trike e dois ultraleves parados e desmontados aqui na garagem dele a mais de dois anos.
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
Responder