Alguém mais curte trike?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Paulo Bullara
membro
Mensagens: 157
Registrado em: Seg Mai 03, 2010 4:05 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Paulo Bullara »

Kkkk... ta parecendo quando eu vi um aeromodelo pela primeira vez, apenas vi um amigo fazendo um e em 3 dias o meu tava pronto primeiro que o dele, foi paixão a primeira vista, aprendi a voar sozinho, sem nunca ter visto outro aeromodelo voar antes, com trike ta acontecendo a mesma coisa, to começando a perder o sono por conta deste trem, já estou com o motor, agora vou começar a pesquisar o preço do alumínio necessário, e durante a construção vou fazer o curso, que eu acho indispensável, daqui uns 3 meses já vou estar voando o meu próprio trike... Assim espero!
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

Ha ha ha, faço minhas as suas palavras!

Rapaz! Esse negócio de trike tambem me pegou de jeito. Não paro de pensar nisso um minuto, já está ficando uma obssessão.

Só vou parar quando estiver fazendo meus voozinhos por aí.
Paulo Bullara
membro
Mensagens: 157
Registrado em: Seg Mai 03, 2010 4:05 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Paulo Bullara »

David liguei para fabricante que você indicou, a asa 180 190 para trike, ta saindo R$ 6.800...
Muito caro, deste jeito não da não... Tenho que fazer a minha ou compra uma usada, se não vai estourar o orçamento. Eu estou me baseando nos custos que você passou no começo do tópico, tenho que dar um jeito de construir o trike com uns 6 mil.
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Mensagem por Davidfuzatto »

Os preços da Asa usada, sai mesmo em torno de 2 a mil reais. Veja exmplo de anúncio:

http://www.aerofree.com.br/classifieds/detail.php?id=8828

Me esqueci de responder à pergunta do jujuba, sobre o ângulo do eixo do motor... è para cima sim e é necessário. Quando o trike decola, o mesmo é empurrado pela hélice e esta força faz com que o carrinho fique meio com o nariz empinado. desta forma o eio de tração fica quase na horizontal e leva a aeronave equilibraa. Se não tiver este ângulo, o trike ficará instável. Algo em torno de 5 a 10 graus.

Não se esqueçam de ter em mãos a nota fiscal do motor, poi em trânsito em carretinhas, pelas BRs os policiais irão pedir.
outra coisa, tenham em mãos cópia do RBHA 37
segue o link:
http://www.abraace.com.br/forum/download/file.php?id=310
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Vinicius Fantini »

[quote:7786887b8c="Paulo Bullara"]Eu estou sugando tudo que encontro sobre trike, vai ai um link completo sobre redução de motores.
http://www.aviacaoexperimental.pro.br/aero/tecnica/motores/redutor.pdf[/quote:7786887b8c]

Muito bom o PDF!
O tempo de vôo é diretamente proporcional ao número de lenhas.
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

Hoje comprei um tubo de seis metros de comprimento e mais ou menos 1/2 polegada de diâmetro, só para testar a rigidez do alumínio.

Cortei o tudo em quatro pedaços de 1,5 mt e submeti-os à pressão do meu próprio peso (76 kg), e envergaram bem pouco.

Fiz essa experiência com um tubo mais fino do que eu pretendo construir o chassis do carrinho do trike.

Estava pensando em fazer a estrutura do carrinho entreliçada. Será que há a necessidade de usar alumínio aeronáutico no carro?

Se for necessário, eu não faço nem idéia de onde conseguir.

Meu vizinho caiu com o trike dele a três anos atrás e precisou comprar o alumínio aeronáutico para reparar o carro em Pernambuco se não me engano. Aqui em Manaus não tem pra vender. E agora?
Paulo Bullara
membro
Mensagens: 157
Registrado em: Seg Mai 03, 2010 4:05 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Paulo Bullara »

Jujuba esta empresa manda para todo Brasil, só não sei se preço se o preço é bom.
http://www.ggdmetals.com.br/?gclid=COT7wpTVjKgCFYXu7QodkVgWDA
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Mensagem por Davidfuzatto »

As expecificações recomendam alumínio aeronáltico, mas as coisas são mesmo relativas, pois a própria ICARUS, usa aço para fazer suas asas de trike.
Tem muita gente usando metalom no triciclo e o único problema é em relação ao peso um pouco mior que o alumínio.
São possibilidades a ser explorada e que podem muito bem substituir o convencional.

Analizando um triciclo de trike, observando os pontos de maior esforçs, vamos ver que as cargas são concentradas da seguinte forma:

COLUNA- Nela, todo o peso do triciclo, fica pendurado em vôo e em solo, todo o peso da asa.
Bom, o peso do triciclo, incluindo piloto, motor e hélice, combustíve,(melhor 5 litros) mais rodas, cabos e etc... não vai ser muito fora de no máximo 200 kg( Extremo)

Neste caso, a coluna suporta esta carga tranquilamente e ainda mais se por dentro dela se colocar um cabo de áço que passa por dentro da longarina central e tambem por dentro do limitador de estol.(Aquela longarina que vai do nariz do triciclo até a ponta superior da coluna. Desse modo, faz-se um triângulo que distribue a carga.
Em solo, a asa para mini trike, pesa em torno de 30kg, isso é irrelevante para este triângulo.
SUSPENSÃO TRASEIRA- O que realmente segura toda a carga do minitrike, contando triciclo tripulado e asa, é o cabo de aço que vai desde a ponta da coluna, passa pela extremidade do eixo, lado direito, passa pelo amortecedor que está preso ao centro e vai em direção ao extremo do eixo esquerdo e sobe até a ponta da coluna. No momento do pouso, num caso de um stoll abrupto, estes 200kg(extremo) do mini trike, vai chegar a 800kg. por ísso deve se ter muita observação em dimensionar a suspensão traseira. o trike, é uma aeronave que não concentra toda a carga em uma única roda, em um pouso em que primeiro se toca uma única roda na pista. por ele ser pendular, o triciclo, ao tocar o solo com uma roda,inclina e logo toca a outra roda ao solo, diferentemente dos ultraleves convencionais.
SUSPENSÃO DIANTEIRA- Nela, basicamente a carga é quase nula, salvo em casos em que encontre obstáculos ou, num caso de pouso totalmente errado, em que se toca o solo com a roda dianteira.

OBSERVAÇÃO: O freio, somente pode ser utilizado na roda dianteira e não pode ser usado bruscamente para evitar que a aeronave pilone( Capotar para a frente)
Nos mini trikes, o freio a disco de biciceta é o ideal. Leve e muito eficiente.

quanto ao alumínio 6061, os construtores amadores estão importando. Tem a autoalumínio que vende, estou tentando ver isso. O ideal, é comprar uma asa delta velha(500 a 800,00) e utilizar os tubos de alumínio dela.
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Mensagem por Davidfuzatto »

Paulo Bullara, veja este material, o sujeito pretende usar o motor da xL 350 e ainda usar o tanque de combustível da própria moto. detalhe importante, ele pretende usar asa extruturada. para quem não vai precisar de desmontar a asa, é uma opção interessante.

http://www.abraace.com.br/forum/viewtopic.php?f=7&t=74&start=10
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Vinicius Fantini »

Isso sim é um sonho

[yt]UhZKChzNjfM[/yt]
Responder