Alguém mais curte trike?
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Kkkk... ta parecendo quando eu vi um aeromodelo pela primeira vez, apenas vi um amigo fazendo um e em 3 dias o meu tava pronto primeiro que o dele, foi paixão a primeira vista, aprendi a voar sozinho, sem nunca ter visto outro aeromodelo voar antes, com trike ta acontecendo a mesma coisa, to começando a perder o sono por conta deste trem, já estou com o motor, agora vou começar a pesquisar o preço do alumínio necessário, e durante a construção vou fazer o curso, que eu acho indispensável, daqui uns 3 meses já vou estar voando o meu próprio trike... Assim espero!
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David liguei para fabricante que você indicou, a asa 180 190 para trike, ta saindo R$ 6.800...
Muito caro, deste jeito não da não... Tenho que fazer a minha ou compra uma usada, se não vai estourar o orçamento. Eu estou me baseando nos custos que você passou no começo do tópico, tenho que dar um jeito de construir o trike com uns 6 mil.
Muito caro, deste jeito não da não... Tenho que fazer a minha ou compra uma usada, se não vai estourar o orçamento. Eu estou me baseando nos custos que você passou no começo do tópico, tenho que dar um jeito de construir o trike com uns 6 mil.
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Os preços da Asa usada, sai mesmo em torno de 2 a mil reais. Veja exmplo de anúncio:
http://www.aerofree.com.br/classifieds/detail.php?id=8828
Me esqueci de responder à pergunta do jujuba, sobre o ângulo do eixo do motor... è para cima sim e é necessário. Quando o trike decola, o mesmo é empurrado pela hélice e esta força faz com que o carrinho fique meio com o nariz empinado. desta forma o eio de tração fica quase na horizontal e leva a aeronave equilibraa. Se não tiver este ângulo, o trike ficará instável. Algo em torno de 5 a 10 graus.
Não se esqueçam de ter em mãos a nota fiscal do motor, poi em trânsito em carretinhas, pelas BRs os policiais irão pedir.
outra coisa, tenham em mãos cópia do RBHA 37
segue o link:
http://www.abraace.com.br/forum/download/file.php?id=310
http://www.aerofree.com.br/classifieds/detail.php?id=8828
Me esqueci de responder à pergunta do jujuba, sobre o ângulo do eixo do motor... è para cima sim e é necessário. Quando o trike decola, o mesmo é empurrado pela hélice e esta força faz com que o carrinho fique meio com o nariz empinado. desta forma o eio de tração fica quase na horizontal e leva a aeronave equilibraa. Se não tiver este ângulo, o trike ficará instável. Algo em torno de 5 a 10 graus.
Não se esqueçam de ter em mãos a nota fiscal do motor, poi em trânsito em carretinhas, pelas BRs os policiais irão pedir.
outra coisa, tenham em mãos cópia do RBHA 37
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"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
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- Vinicius Fantini
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[quote:7786887b8c="Paulo Bullara"]Eu estou sugando tudo que encontro sobre trike, vai ai um link completo sobre redução de motores.
http://www.aviacaoexperimental.pro.br/aero/tecnica/motores/redutor.pdf[/quote:7786887b8c]
Muito bom o PDF!
http://www.aviacaoexperimental.pro.br/aero/tecnica/motores/redutor.pdf[/quote:7786887b8c]
Muito bom o PDF!
O tempo de vôo é diretamente proporcional ao número de lenhas.
- jujuba
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- Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
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Hoje comprei um tubo de seis metros de comprimento e mais ou menos 1/2 polegada de diâmetro, só para testar a rigidez do alumínio.
Cortei o tudo em quatro pedaços de 1,5 mt e submeti-os à pressão do meu próprio peso (76 kg), e envergaram bem pouco.
Fiz essa experiência com um tubo mais fino do que eu pretendo construir o chassis do carrinho do trike.
Estava pensando em fazer a estrutura do carrinho entreliçada. Será que há a necessidade de usar alumínio aeronáutico no carro?
Se for necessário, eu não faço nem idéia de onde conseguir.
Meu vizinho caiu com o trike dele a três anos atrás e precisou comprar o alumínio aeronáutico para reparar o carro em Pernambuco se não me engano. Aqui em Manaus não tem pra vender. E agora?
Cortei o tudo em quatro pedaços de 1,5 mt e submeti-os à pressão do meu próprio peso (76 kg), e envergaram bem pouco.
Fiz essa experiência com um tubo mais fino do que eu pretendo construir o chassis do carrinho do trike.
Estava pensando em fazer a estrutura do carrinho entreliçada. Será que há a necessidade de usar alumínio aeronáutico no carro?
Se for necessário, eu não faço nem idéia de onde conseguir.
Meu vizinho caiu com o trike dele a três anos atrás e precisou comprar o alumínio aeronáutico para reparar o carro em Pernambuco se não me engano. Aqui em Manaus não tem pra vender. E agora?
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As expecificações recomendam alumínio aeronáltico, mas as coisas são mesmo relativas, pois a própria ICARUS, usa aço para fazer suas asas de trike.
Tem muita gente usando metalom no triciclo e o único problema é em relação ao peso um pouco mior que o alumínio.
São possibilidades a ser explorada e que podem muito bem substituir o convencional.
Analizando um triciclo de trike, observando os pontos de maior esforçs, vamos ver que as cargas são concentradas da seguinte forma:
COLUNA- Nela, todo o peso do triciclo, fica pendurado em vôo e em solo, todo o peso da asa.
Bom, o peso do triciclo, incluindo piloto, motor e hélice, combustíve,(melhor 5 litros) mais rodas, cabos e etc... não vai ser muito fora de no máximo 200 kg( Extremo)
Neste caso, a coluna suporta esta carga tranquilamente e ainda mais se por dentro dela se colocar um cabo de áço que passa por dentro da longarina central e tambem por dentro do limitador de estol.(Aquela longarina que vai do nariz do triciclo até a ponta superior da coluna. Desse modo, faz-se um triângulo que distribue a carga.
Em solo, a asa para mini trike, pesa em torno de 30kg, isso é irrelevante para este triângulo.
SUSPENSÃO TRASEIRA- O que realmente segura toda a carga do minitrike, contando triciclo tripulado e asa, é o cabo de aço que vai desde a ponta da coluna, passa pela extremidade do eixo, lado direito, passa pelo amortecedor que está preso ao centro e vai em direção ao extremo do eixo esquerdo e sobe até a ponta da coluna. No momento do pouso, num caso de um stoll abrupto, estes 200kg(extremo) do mini trike, vai chegar a 800kg. por ísso deve se ter muita observação em dimensionar a suspensão traseira. o trike, é uma aeronave que não concentra toda a carga em uma única roda, em um pouso em que primeiro se toca uma única roda na pista. por ele ser pendular, o triciclo, ao tocar o solo com uma roda,inclina e logo toca a outra roda ao solo, diferentemente dos ultraleves convencionais.
SUSPENSÃO DIANTEIRA- Nela, basicamente a carga é quase nula, salvo em casos em que encontre obstáculos ou, num caso de pouso totalmente errado, em que se toca o solo com a roda dianteira.
OBSERVAÇÃO: O freio, somente pode ser utilizado na roda dianteira e não pode ser usado bruscamente para evitar que a aeronave pilone( Capotar para a frente)
Nos mini trikes, o freio a disco de biciceta é o ideal. Leve e muito eficiente.
quanto ao alumínio 6061, os construtores amadores estão importando. Tem a autoalumínio que vende, estou tentando ver isso. O ideal, é comprar uma asa delta velha(500 a 800,00) e utilizar os tubos de alumínio dela.
Tem muita gente usando metalom no triciclo e o único problema é em relação ao peso um pouco mior que o alumínio.
São possibilidades a ser explorada e que podem muito bem substituir o convencional.
Analizando um triciclo de trike, observando os pontos de maior esforçs, vamos ver que as cargas são concentradas da seguinte forma:
COLUNA- Nela, todo o peso do triciclo, fica pendurado em vôo e em solo, todo o peso da asa.
Bom, o peso do triciclo, incluindo piloto, motor e hélice, combustíve,(melhor 5 litros) mais rodas, cabos e etc... não vai ser muito fora de no máximo 200 kg( Extremo)
Neste caso, a coluna suporta esta carga tranquilamente e ainda mais se por dentro dela se colocar um cabo de áço que passa por dentro da longarina central e tambem por dentro do limitador de estol.(Aquela longarina que vai do nariz do triciclo até a ponta superior da coluna. Desse modo, faz-se um triângulo que distribue a carga.
Em solo, a asa para mini trike, pesa em torno de 30kg, isso é irrelevante para este triângulo.
SUSPENSÃO TRASEIRA- O que realmente segura toda a carga do minitrike, contando triciclo tripulado e asa, é o cabo de aço que vai desde a ponta da coluna, passa pela extremidade do eixo, lado direito, passa pelo amortecedor que está preso ao centro e vai em direção ao extremo do eixo esquerdo e sobe até a ponta da coluna. No momento do pouso, num caso de um stoll abrupto, estes 200kg(extremo) do mini trike, vai chegar a 800kg. por ísso deve se ter muita observação em dimensionar a suspensão traseira. o trike, é uma aeronave que não concentra toda a carga em uma única roda, em um pouso em que primeiro se toca uma única roda na pista. por ele ser pendular, o triciclo, ao tocar o solo com uma roda,inclina e logo toca a outra roda ao solo, diferentemente dos ultraleves convencionais.
SUSPENSÃO DIANTEIRA- Nela, basicamente a carga é quase nula, salvo em casos em que encontre obstáculos ou, num caso de pouso totalmente errado, em que se toca o solo com a roda dianteira.
OBSERVAÇÃO: O freio, somente pode ser utilizado na roda dianteira e não pode ser usado bruscamente para evitar que a aeronave pilone( Capotar para a frente)
Nos mini trikes, o freio a disco de biciceta é o ideal. Leve e muito eficiente.
quanto ao alumínio 6061, os construtores amadores estão importando. Tem a autoalumínio que vende, estou tentando ver isso. O ideal, é comprar uma asa delta velha(500 a 800,00) e utilizar os tubos de alumínio dela.
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
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Paulo Bullara, veja este material, o sujeito pretende usar o motor da xL 350 e ainda usar o tanque de combustível da própria moto. detalhe importante, ele pretende usar asa extruturada. para quem não vai precisar de desmontar a asa, é uma opção interessante.
http://www.abraace.com.br/forum/viewtopic.php?f=7&t=74&start=10
http://www.abraace.com.br/forum/viewtopic.php?f=7&t=74&start=10
- Vinicius Fantini
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