Fly Fly Fox 3 metros

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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harpia
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Mensagem por harpia »

[quote:2d1ff0aa79="jorge"]Grande harpia,
Obrigado pela orientação porque até então, só tinha encontrado um tópico com fotos de uma planta e Campolina então fica ai caso alguém precise.


abs/ todos

Jorge[/quote:2d1ff0aa79]

Eu procurei muito por uma planta em DXF do Fox mas é muito difícil achar, o que achei foi essa imagem em três vistas.
Edson
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jorge
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Mensagem por jorge »

harpia vou lhe confeçar as plantas mais difíceis dos acrobáticos que eu conheço
Fox MDM1, swift s-1 e Habichit DFS já fiz a procura mais de 200 vezes e nada mais dei uma sorte com Habicht. :twisted:

abs


Jorge :wink:
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Campolina
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Mensagem por Campolina »

Depois de algum tempo a montagem segue lentamente.

Inicialmente gostaria de corrigir a informação sobre o recuo das asas. Ao contrário da informação anterior, o recuo é de 20mm (não 35mm). Resolvi que vou montar com essa asa mesmo até para avaliar o vôo e caso não goste, depois podemos fazer outra asa mais escala. A dúvida agora em relação às asas é se instalo os airbrakes ou não.

Comecei fazendo a janela para a saída da linkagem do profundor que será com um pushrod. O estabilizador horizontal é fixado por dois parafusos, mas os parafusos não apoiam no chapeamento do dorso, mas num compensado no meio do perfil. No entanto o orifício para a passagem do parafuso no profundor é muito grande para o parafuso fornecido. Foi necessária a substituição por um parafuso de maior diâmetro com o alargamento do orifício na fuselagem e produção de nova rosca. Dentro da fuselagem existe uma base reforçada para a fixação, mas o parafuso forçou a emenda da superfície e formou uma trinca. Por garantia colei novamente a emenda com epoxy.


[img:cf615224a9]http://www.ventonacara.com.br/fx10.jpg[/img:cf615224a9]

[img:cf615224a9]http://www.ventonacara.com.br/fx11.jpg[/img:cf615224a9]

[img:cf615224a9]http://www.ventonacara.com.br/fx12.jpg[/img:cf615224a9]


Para a fixação do canopi utilizei uma trava tradicional. Existiam alguns problemas com a espessura da borda da fuselagem e a altura da trava e para funcionar corretamente a trava precisou ser modificada. Infelizmente não fotografei a modificação pois foi um processo de tentativa e erro mas o resultado final me agradou.


[img:cf615224a9]http://www.ventonacara.com.br/fx13.jpg[/img:cf615224a9]

[img:cf615224a9]http://www.ventonacara.com.br/fx16.jpg[/img:cf615224a9]

[img:cf615224a9]http://www.ventonacara.com.br/fx17.jpg[/img:cf615224a9]

[img:cf615224a9]http://www.ventonacara.com.br/fx14.jpg[/img:cf615224a9]

[img:cf615224a9]http://www.ventonacara.com.br/fx15.jpg[/img:cf615224a9]
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
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Campolina
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Mensagem por Campolina »

Um mês depois consegui finalizar a eletrônica. Como já dito anteriormente o comando do profundor foi feito com um pushrod de nylon e servo standard. Como vai ser montado e desmontado todo dia, na extremidade da cauda instalei uma clevis de metal e na extremidade do servo um “E-Z conector” para facilitar a operação no campo.

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx18.jpg[/img:bd3eb58add]

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx19.jpg[/img:bd3eb58add]

No leme utilizei o sistema de horn regulável, mas achei a madeira muito macia, cedendo um pouco ao ajustar a tensão dos cabos. Coloquei então porcas e arruelas ajustando firme para tentar distribuir a tensão e estabilizar o parafuso que atravessa o leme. O leme do Fox tem muita amplitude de comando e o cabo acaba roçando um pouco na fuselagem no final do curso. Substitui as dobradiças de fibra do kit por dobradiças de pino.

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx26.jpg[/img:bd3eb58add]

Os servos das asas foram colados diretamente no chapeado, pelo pouco espaço disponível especialmente nos ailerons. Nos ailerons utilizei dois MKS DS 450 e nos flaps dois Turnigy 555. O MKS tem 10mm e por pouco não fica mais alto que o chapeado. As sedes dos servos já vem cortadas de fábrica e precisaram ser muito próximas das dobradiças. Como eu gosto de utilizar o sistema de clevis duplas, não consegui que os horns fossem instalados na posição mais indicada, ficando o orifício fora do eixo da dobradiça. Poderia ter sido resolvido com um Z Bend ou com conectores tipo “E-Z", mas não gosto de nenhuma das duas opções.

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx27.jpg[/img:bd3eb58add]

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx28.jpg[/img:bd3eb58add]


Para a conexão elétrica da asa com a fuselagem utilizei um conector de 6 pinos. Não uso soldas. Instalo os terminais de conectores de servos nos fios que por sua vez são instalados no conector de 6 pinos. Cada terminal é isolado com termorretrátil individual e um termorretrátil maior mantém todo o conjunto no lugar.

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx20.jpg[/img:bd3eb58add]

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx21.jpg[/img:bd3eb58add]

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx22.jpg[/img:bd3eb58add]

O restante da eletrônica é composta por um receptor Futaba R6008HS, uma bateria Hyperion G3 de 2200 e um SBEC Turnigy de 5A.

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx23.jpg[/img:bd3eb58add]

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx24.jpg[/img:bd3eb58add]

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx25.jpg[/img:bd3eb58add]
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

Naquela caverna, a primeira, que tem um furinho no meio, não vai nada não?

Um tubo de aço com um gancho... Pra passar uma linha que fica presa em outro aeromodelo.. Hein hein hein???? :shock: :shock: :shock: :shock:

Estréia chegando. Semana que vem já começaremos a jogar barranco a baixo :lol:
Marco Aurélio
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Campolina
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Mensagem por Campolina »

Vai nada, é um colineiro nato! (o planador ou eu :roll: ). Aquele buraquinho já ta cheio de chumbo colado com epoxy. Além disso se fosse rebocar teria de substituir o trem dianteiro pois o que vem nele é sem dúvida apenas decorativo.

Na verdade, uma coisa que vem me preocupando é que em nenhum lugar, nenhum fórum no mundo tem qualquer coisa falando nesse planador. No RCG tem um tópico que morreu sem nenhum relato de montagem ou vôo. Vídeo que eu saiba só tem aquele chinês voando na colina com motor no teto que não dá pra saber se o motor esta ajudando ou não.

Não se espera que seja um termal, mas mesmo o comportamento dele na colina é um mistério. Se alguém tiver alguma informação do modelo por favor compartilhe.

O planador está práticamente pronto. A bolha foi colada com fita dupla face 3M. Muito prático e muito seguro. Uma coisa que foi uma surpresa foi a quantidade de peso para acertar o CG no ponto recomendado pelo fabricante. Pegou apenas 240g, pouco mais do que precisei no meu DD que é um 1:8. O peso final ficou em torno dos 3Kg mas preciso conferir o peso exato ainda numa balança mais precisa do que a que utilizei.

Falta agora terminar detalhes decorativos e a configuração no rádio e se o vento ajudar, jogamos ele semana que vem.
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Mensagem por Lambreta »

No RC Universe não tem nada?
Posta no que morreu lá pedindo ajuda e abre um novo. Vai que uma luz aparece.
E outra: Asas importou quantos? Somente dois?

Quem mandou gostar de planador difícil de voar, tem que se ferrar mesmo :lol:

Ainda te arrasto pro lado negro da força.
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Mensagem por Marcos Quito »

[quote:a7e2c33427="MacCross"]Não comprei ( ainda ).
Estou tentando decidir qual com 3 ou 4 metros.
Estou atrás de um Vector III.

Olha aí, é retinho mesmo:

[url]http://www.airliners.net/photo/Marganski-MDM-1-Fox/1082569/L/[/url]
[url]http://www.airliners.net/photo/Marganski-MDM-1-Long/1103373/L/&sid=b50fe9c681aa420d8531b3b1c19cd02b[/url]
[url]http://www.airliners.net/photo/Untitled-%28Innsbrucker-Segelflieger/Zaklad-Romontow-MDM-1/1133977/L/[/url]

Só por curiosidade repara a asa envergando com g positivo e negativo e o fluxo laminar descolando
[yt]1nP0CyiAZJA&feature=player_embedded[/yt][/quote:a7e2c33427]


Impressionante o stoll classeXX aos 1:06.
(eu só conhecia stoll I, II e III, mas este de andar para trás, é demais !!!
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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Mensagem por Lambreta »

[quote:296e6c452e="MARCOS QUITO"]


Impressionante o stoll classeXX aos 1:06.
(eu só conhecia stoll I, II e III, mas este de andar para trás, é demais !!![/quote:296e6c452e]

é pq vc ainda não viu ele fazer a Cobra de Pugachev :)
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Mensagem por Campolina »

Falha minha, acabei indo procurar de novo e tem um topico de maio com um relato de vôo do Fox Flyfly. http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1432522
Segundo o relato voou muito bem mas com vento de 43mph! Destes não tem por aqui. Continua sem paramatro para uma condição mais normal.

Não esperava a questão do CG que ele recuou para 90mm. Vamos repensar...
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