Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Infelizmente não testei esta parte antes de atualizar o meu, e agora só estou com um para saber como é a parte do trainer.

A boa notícia é que se não der para configurar é só abrir e inverter a chave :)
Avatar do usuário
anghinoni
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Qua Nov 03, 2010 8:11 pm
Localização: Santo Andre, Sao Paulo

Mensagem por anghinoni »

[quote:93bb2da5e1="alexcmag"]Infelizmente não testei esta parte antes de atualizar o meu, e agora só estou com um para saber como é a parte do trainer.

A boa notícia é que se não der para configurar é só abrir e inverter a chave :)[/quote:93bb2da5e1]

Foi isso o que o meu pai falou...
Amanha vou inverter os radios, Eurgle como instrutor e Turnigy como aluno....

Vamos ver!
Avatar do usuário
anghinoni
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Qua Nov 03, 2010 8:11 pm
Localização: Santo Andre, Sao Paulo

Mensagem por anghinoni »

Acabei de ir pra bancada e testar.

Coloquei o Eurgle como instrutor e FUNCIONOU!

A chave do Turnigy está invertida!
Abri o rádio, mas aí a coisa piorou, na chave do Trainner tem 3 "perninhas" como eu faço?

Inverto os fios apenas? Ou tenho que soldar um dos fios em outra "perninha"

Oh diaxo, pq eu não fiz um curso de eletronica! :( :( :(
Avatar do usuário
Julio Santão
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 8:42 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Julio Santão »

Pessoal, por experiência própria, pra quem for realizar a atualização de firmware sem experiencia, muito cuidado com a configuração de FUSE. Nos softwares de gravação avr tem essa opção e o eepe também tem essa configuração, então não mexam nesses valores que o chip atmega pode travar e só destrava com um gerador de sinais. Faça o procedimento conforme o site do er9x, th9x.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:253492fbf2="anghinoni"]Acabei de ir pra bancada e testar.

Coloquei o Eurgle como instrutor e FUNCIONOU!

A chave do Turnigy está invertida!
Abri o rádio, mas aí a coisa piorou, na chave do Trainner tem 3 "perninhas" como eu faço?

Inverto os fios apenas? Ou tenho que soldar um dos fios em outra "perninha"

Oh diaxo, pq eu não fiz um curso de eletronica! :( :( :([/quote:253492fbf2]

O fio que está no centro, deixe no centro. O fio que está num dos cantos, solde no outro canto, isto deve resolver.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Gyovane »

Há quase um mês que estou com meu turnigy 9x, seguindo as dicas do Alex, assim que chegou, fiz os ajustes pra endurecer um pouco os sticks pois eles estavam realmente meio moles, ainda não vooei sem ser pelo simulador, portanto o dedo ainda não está devidamente CALIBRADO e na verdade poderia até ser apenas impressão de iniciante. Acompanhado o tópico, abrí o radio novamente pra verificar outros ítens que estão apresentando problema (fios quebrados, plaquinha soldada errada, fios passando no lugar errado) e não constatei nada disso no meu radio. Ele apresenta realmente uma boa construção, não tem nada agarrando e os sticks me parecem estar atuando da forma correta, inclusive aceitando ajuste de trimagem que eu nem sabia que existia.

No frigir dos ovos, acho que fui um dos contemplados que um excelente produto e com um preço realmente acessível em relação a outros rádios comprados aqui no Brasil. Na cidade onde moro, o amigo que me arrastou para o evoo comprou um Dx5e por 350 merreca à vista, conseguí o meu por 300 merrecas dividido em 3 vezes e com muito mais recursos que o dele.

Realmente acho que fiz uma excelente escolha e estou muito empolgado com o equipamento.

Abraços a todos

Gyovane
Avatar do usuário
anghinoni
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Qua Nov 03, 2010 8:11 pm
Localização: Santo Andre, Sao Paulo

Mensagem por anghinoni »

[quote:532269b1db="alexcmag"][quote:532269b1db="anghinoni"]Acabei de ir pra bancada e testar.

Coloquei o Eurgle como instrutor e FUNCIONOU!

A chave do Turnigy está invertida!
Abri o rádio, mas aí a coisa piorou, na chave do Trainner tem 3 "perninhas" como eu faço?

Inverto os fios apenas? Ou tenho que soldar um dos fios em outra "perninha"

Oh diaxo, pq eu não fiz um curso de eletronica! :( :( :([/quote:532269b1db]

O fio que está no centro, deixe no centro. O fio que está num dos cantos, solde no outro canto, isto deve resolver.[/quote:532269b1db]

Alex, ajuda eu de novo? :cry:

Fiz conforme vc disse, porém quando ligo o radio ele fica dando o Switch Error, aí tenho que dar aquela levantadinha no Switch do Trainner para o radio ligar!

Será que eu não tenho que inverter algo mais??? :?:

Obrigado
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Gyovane »

[quote:ae3d8c8f77="anghinoni"][quote:ae3d8c8f77="alexcmag"][quote:ae3d8c8f77="anghinoni"]Acabei de ir pra bancada e testar.

Coloquei o Eurgle como instrutor e FUNCIONOU!

A chave do Turnigy está invertida!
Abri o rádio, mas aí a coisa piorou, na chave do Trainner tem 3 "perninhas" como eu faço?

Inverto os fios apenas? Ou tenho que soldar um dos fios em outra "perninha"

Oh diaxo, pq eu não fiz um curso de eletronica! :( :( :([/quote:ae3d8c8f77]

O fio que está no centro, deixe no centro. O fio que está num dos cantos, solde no outro canto, isto deve resolver.[/quote:ae3d8c8f77]

Alex, ajuda eu de novo? :cry:

Fiz conforme vc disse, porém quando ligo o radio ele fica dando o Switch Error, aí tenho que dar aquela levantadinha no Switch do Trainner para o radio ligar!

Será que eu não tenho que inverter algo mais??? :?:

Obrigado[/quote:ae3d8c8f77]

Essa chave é de 2 posições, ou você liga o meio com o fio de baixo ou liga o meio com o fio de cima, se o fio de baixo foi invertido com o de cima para ficar no meso padrão dos outros rádios, não há muito o que fazer, ela agora só não vai dar switch error se ficar virada pra cima, pois os contatos ficarão na mesma condição de antes da solda. Se você inverter apenas a chave, você volta na condição anterior do problema no modo traineer. Neste caso, só reprogramação resolve, mas, quem faria?
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Gyovane »

[quote:d04a9fd65b="anghinoni"][quote:d04a9fd65b="alexcmag"][quote:d04a9fd65b="anghinoni"]Acabei de ir pra bancada e testar.

Coloquei o Eurgle como instrutor e FUNCIONOU!

A chave do Turnigy está invertida!
Abri o rádio, mas aí a coisa piorou, na chave do Trainner tem 3 "perninhas" como eu faço?

Inverto os fios apenas? Ou tenho que soldar um dos fios em outra "perninha"

Oh diaxo, pq eu não fiz um curso de eletronica! :( :( :([/quote:d04a9fd65b]

O fio que está no centro, deixe no centro. O fio que está num dos cantos, solde no outro canto, isto deve resolver.[/quote:d04a9fd65b]

Alex, ajuda eu de novo? :cry:

Fiz conforme vc disse, porém quando ligo o radio ele fica dando o Switch Error, aí tenho que dar aquela levantadinha no Switch do Trainner para o radio ligar!

Será que eu não tenho que inverter algo mais??? :?:

Obrigado[/quote:d04a9fd65b]

Essa chave é de 2 posições, com uma molinha que mantem ela abaixada, ela liga o meio com o fio de baixo ou liga o meio com o fio de cima, se o fio de baixo foi invertido com o de cima para ficar no meso padrão dos outros rádios, não há muito o que fazer, ela agora só não vai dar switch error se ficar virada pra cima, (mas a mola força pra baixo) pois os contatos ficarão na mesma condição de antes da solda. Se você inverter apenas a chave, você volta na condição anterior do problema no modo traineer. Neste caso, só reprogramação resolve, mas, quem faria?
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:0fbf7ed0c2="anghinoni"][quote:0fbf7ed0c2="alexcmag"][quote:0fbf7ed0c2="anghinoni"]Acabei de ir pra bancada e testar.

Coloquei o Eurgle como instrutor e FUNCIONOU!

A chave do Turnigy está invertida!
Abri o rádio, mas aí a coisa piorou, na chave do Trainner tem 3 "perninhas" como eu faço?

Inverto os fios apenas? Ou tenho que soldar um dos fios em outra "perninha"

Oh diaxo, pq eu não fiz um curso de eletronica! :( :( :([/quote:0fbf7ed0c2]

O fio que está no centro, deixe no centro. O fio que está num dos cantos, solde no outro canto, isto deve resolver.[/quote:0fbf7ed0c2]

Alex, ajuda eu de novo? :cry:

Fiz conforme vc disse, porém quando ligo o radio ele fica dando o Switch Error, aí tenho que dar aquela levantadinha no Switch do Trainner para o radio ligar!

Será que eu não tenho que inverter algo mais??? :?:

Obrigado[/quote:0fbf7ed0c2]

Que estranho, tá com cara de bug. Vou tentar regravar o firmware original no FDS e fazer um teste
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder