Montagem de uma zagi 120cm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
guitng
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 5:10 pm
Localização: Belo Horizonte / MG / 26 anos

Mensagem por guitng »

[quote:0916308414="Rafael Dias"]Acabei de perceber a lenha =P
70cm é a envergadura com as duas metades da asa juntas(desenhei elas juntas para caber na cartolina)..esqueci de somar com a largura da fuselagem.Agora vai ficar assim mesmo..to com preguiça de desenhar tudo denovo na cartolina com envergadura nova,corda raiz e corda da ponta novas,etc.
Apesar do detalhe ter passado despercebido,acredito e espero que não vá atrapalhar o vôo..na verdade,teoricamente pelo que sei,essa asa um pouco maior até ajudará..minha preocupação é com a aparência(asa parecer muito grande).
Falando em aparência,irei ultilizar tinta metal color da acrilex para pintura.Ví num topico um extra de isopor pintado com essa tinta,e me pareceu muito mais realista e atraente do que entelar com fita,vinil e etc..ainda mais em isopor.
Segue as medidas:
Aproximadamente 80 cm envergadura(70cm sem contar largura da fuselagem)
Aproximadamente 55 cm comprimento
15,5 cm corda raiz
8 cm corda da ponta
Distância B.F da asa ao B.A do estabilizador horizontal = 25 cm
Largura da fuselagem em relação ao bordo de ataque da asa = + - 10 cm
Perfil da asa = NACA0009
Para fixação da asa na fuselagem,uma baioneta de madeira leve e resistente e 2 parafusos de nylon em cada asa.

E por enquanto é isso..Só queria ter certeza de que o erro da envergadura não compremetesse muito o resultado final..estou aberto a sugestões.Talvez eu corte a asa hoje mesmo,se tiver isopor aqui..e a fuselagem a partir de segunda feira.[/quote:0916308414]

Opa, bom dia Rafael!
Cara acho que não atrapalha a sua construção assim, mas de qualquer forma 80cm de envergadura é um avião bem pequeno, então provavelmente terá um voo crítico.

Pesquise sobre carga alar (http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=5424) e tente calcular para saber se ta tudo certinho.

Segundo meus cálculos se seu aero ficar em até 500g ele vai ficar com aproximadamente 44g/dm2

Aguardo seu tópico com os passos da sua construção.

Abraço.
Guilherme Teixeira
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:ec4cc77270="Rafael Dias"]Acabei de perceber a lenha =P
70cm é a envergadura com as duas metades da asa juntas(desenhei elas juntas para caber na cartolina)..esqueci de somar com a largura da fuselagem.Agora vai ficar assim mesmo..to com preguiça de desenhar tudo denovo na cartolina com envergadura nova,corda raiz e corda da ponta novas,etc.
Apesar do detalhe ter passado despercebido,acredito e espero que não vá atrapalhar o vôo..na verdade,teoricamente pelo que sei,essa asa um pouco maior até ajudará..minha preocupação é com a aparência(asa parecer muito grande).
Falando em aparência,irei ultilizar tinta metal color da acrilex para pintura.Ví num topico um extra de isopor pintado com essa tinta,e me pareceu muito mais realista e atraente do que entelar com fita,vinil e etc..ainda mais em isopor.
Segue as medidas:
Aproximadamente 80 cm envergadura(70cm sem contar largura da fuselagem)
Aproximadamente 55 cm comprimento
15,5 cm corda raiz
8 cm corda da ponta
Distância B.F da asa ao B.A do estabilizador horizontal = 25 cm
Largura da fuselagem em relação ao bordo de ataque da asa = + - 10 cm
Perfil da asa = NACA0009
Para fixação da asa na fuselagem,uma baioneta de madeira leve e resistente e 2 parafusos de nylon em cada asa.

E por enquanto é isso..Só queria ter certeza de que o erro da envergadura não compremetesse muito o resultado final..estou aberto a sugestões.Talvez eu corte a asa hoje mesmo,se tiver isopor aqui..e a fuselagem a partir de segunda feira.[/quote:ec4cc77270]
Não deixa ele passar dos 450g pronto pra voo!
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
guitng
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 5:10 pm
Localização: Belo Horizonte / MG / 26 anos

Mensagem por guitng »

[quote:ab4783d76b="warne"][quote:ab4783d76b="Rafael Dias"]Acabei de perceber a lenha =P
70cm é a envergadura com as duas metades da asa juntas(desenhei elas juntas para caber na cartolina)..esqueci de somar com a largura da fuselagem.Agora vai ficar assim mesmo..to com preguiça de desenhar tudo denovo na cartolina com envergadura nova,corda raiz e corda da ponta novas,etc.
Apesar do detalhe ter passado despercebido,acredito e espero que não vá atrapalhar o vôo..na verdade,teoricamente pelo que sei,essa asa um pouco maior até ajudará..minha preocupação é com a aparência(asa parecer muito grande).
Falando em aparência,irei ultilizar tinta metal color da acrilex para pintura.Ví num topico um extra de isopor pintado com essa tinta,e me pareceu muito mais realista e atraente do que entelar com fita,vinil e etc..ainda mais em isopor.
Segue as medidas:
Aproximadamente 80 cm envergadura(70cm sem contar largura da fuselagem)
Aproximadamente 55 cm comprimento
15,5 cm corda raiz
8 cm corda da ponta
Distância B.F da asa ao B.A do estabilizador horizontal = 25 cm
Largura da fuselagem em relação ao bordo de ataque da asa = + - 10 cm
Perfil da asa = NACA0009
Para fixação da asa na fuselagem,uma baioneta de madeira leve e resistente e 2 parafusos de nylon em cada asa.

E por enquanto é isso..Só queria ter certeza de que o erro da envergadura não compremetesse muito o resultado final..estou aberto a sugestões.Talvez eu corte a asa hoje mesmo,se tiver isopor aqui..e a fuselagem a partir de segunda feira.[/quote:ab4783d76b]
Não deixa ele passar dos 450g pronto pra voo!
Abs
Warne[/quote:ab4783d76b]

É isso ae Warne, 400g é um bom peso.

Estou terminando de fazer almoço, aqui em casa final de semana a cozinha é minha! hehehe...

Mais tarde continuo a mexer na zagi, e posto mais fotos. :D
Guilherme Teixeira
Rafael Dias
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Mar 12, 2011 12:09 am
Localização: Visconde do Rio Branco,MG

Mensagem por Rafael Dias »

Boa tarde galera =)
hoje o dia foi produtivo..cortei a asa,lixei e tudo..decidi lixar um pouco em cada ponta,para diminuir a evergadura e ficar mais proporcional aos cálculos originais.Até agora está tudo perfeito,e uma novidade.Agora pouco,ficando escuro e tal..acendi a luz e pensei na hora em montar um esquema de luzes para o mini extra..em 10 min fiz um circuito simples,ultilizei luzes de pisca pisca e ficou lindo hauahuh.A desvantagem é que vão ser ultilizadas duas baterias simples,daquelas que se compra em supermercado..Uma melhor ficaria muito pesada,mas em compensação,as baterias normais são bem mais leves.O problema é que não sei quanto tempo vão durar acendendo 2 luzes pisca pisca cada( 2 baterias e 4 luzes),vai ser chato ter que ficar trocando toda semana(apesar de eu acreditar que vai durar bastante).Tava pensando em o que usar para fazer o trem de pouso,e acabei encontrando um arco de alumínio de um fone da ouvido,simplesmente perfeito,já tem até buracos para encaixar as rodinhas.Então é isso.E Guilherme,sua zagi tá ficando show..Coloquei um cockpit,uma entrada de ar e 2 estabilizadores verticais(iguais aqueles de jatos hotspot) na minha umas semanas atráz,e o vôo está perfeito..Depois coloco algumas fotos.
Avatar do usuário
guitng
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 5:10 pm
Localização: Belo Horizonte / MG / 26 anos

Mensagem por guitng »

Galera, voei ela hoje!

Fiz o montante conforme o warne disse mas o meu ficou um pouco pesado. O que atrapalou um pouco a achar o CG com uma bateria de 1000mah

Mesmo assim o primeiro voo foi até legal, coloquei um peso no bico e ficou meio adiantado mas deu pra segurar a asa.

No segundo voo eu diminui o peso ela ficou com cg melhor, mastive problemas para pousar por causa de uma interferência, a asa acabou se machucando numa cerca de arame farpado.

Depois de algumas fitas adesivas lá estava eu denovo! Só que dessa vez o spinner soltou e ela também não reconheceu meus comandos direito e acabei conseguindo fazer uma manobra e pousar no mato sem maiores problemas.

Resultado:

Vou tentar comprar uma bateria de 2200mah essa semana e isso ajusta o cg dela.

Depois posto fotos dela, não está mais tão bonita, tem alguns machucados mas ta voando ainda! hehehe...

Abraço
Guilherme Teixeira
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Hum...acertar o CG com uma bateria de 1000 mAh, não é fácil!
Eu não perguntei, o CG ficou em 18cm? Quantos graus negativos de inclinação no motor vc colocou ?
Na minha eu tinha colocado 2 graus negativos, pode observar pela foto que postei antes.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Responder