Duvida - Voo de helicóptero - Para os mais experientes
[quote:664ca2828a="mjorge"]Muito bem comando!
Somente onde lê-se "recusa", leia-se recua.
Atento para que as pessoas não confundam o referido [b:664ca2828a]STALL[/b:664ca2828a] acima mencionado com o [b:664ca2828a]STOL[/b:664ca2828a] sigla em Inglês (acrônomo) de [b:664ca2828a][i:664ca2828a]Short Take-off and Landing [/i:664ca2828a][/b:664ca2828a](decolagem e aterragem curta).
Parabéns!
Nos vemos no SH 2011, até lá![/quote:664ca2828a]
Corrigido o "recua" ;)
Quanto ao "Stol", escrevi errado, era Estol, conforme ja corrigido.
Mais informacões, segue neste link também uma boa explicacão sobre o assunto:
http://www.avioesemusicas.com/aviacao/por-que-os-helicopteros-nao-voam-mais-rapido-2/
[quote:664ca2828a="joaomaggioni"]Corretíssimo!
Estudei isso há algumas semanas mas não conseguiria explicar com tanta riqueza de detalhes. haha
Você voa onde Borba? Estou cursando PPH e é sempre bom manter contato com o pessoal da árera.
Abraço[/quote:664ca2828a]
Eu voo um Esquilo e um EC-135 no Helicentro. Claro, quem tem QI e amigos na aviacão sempre pode contar com alguém quando precisar.
Abraco!
[quote:664ca2828a="alexcmag"]Hamilton, não sou o mais entendido de heli mas gostaria de acrescentar uma coisa:
Os projetistas do Sikorsky X2 arranjaram um jeito de não ter este problema de empuxo assimétrico am altas velocides: pás contra-rotativas. Assim, sempre haverá uma pá dando empuxo em ambos os lados. E este realmente tem hélice, então pode ser chamado de helicóptero :):
[img:664ca2828a]http://www.wired.com/images_blogs/autopia/2010/08/sikorskyx2-660x292.jpg[/img:664ca2828a][/quote:664ca2828a]
Hehehe ai é covardia!Mas ta tudo certo. Pá é o nome dado a uma asa individual de uma hélice. Portanto, a hélice é composta de varias pás, 2, 3, 4, 5 ou quantas forem necessárias. O que se ouve muito falar é que o helicóptero tem PÁS, pois sempre veremos uma hélice com várias pás, ou seja, sempre mais de 1.
No avião, temos hélices únicas de passo fixo, ou seja, são uma peca única de fora a fora. Por isto entende-se muitas vezes que avião tem hélice e helicóptero tem pá.
Mas o que vale é este conceito de que hélice é o conjunto de pás ou apenas 1 única estrutura chamada hélice.
Somente onde lê-se "recusa", leia-se recua.
Atento para que as pessoas não confundam o referido [b:664ca2828a]STALL[/b:664ca2828a] acima mencionado com o [b:664ca2828a]STOL[/b:664ca2828a] sigla em Inglês (acrônomo) de [b:664ca2828a][i:664ca2828a]Short Take-off and Landing [/i:664ca2828a][/b:664ca2828a](decolagem e aterragem curta).
Parabéns!
Nos vemos no SH 2011, até lá![/quote:664ca2828a]
Corrigido o "recua" ;)
Quanto ao "Stol", escrevi errado, era Estol, conforme ja corrigido.
Mais informacões, segue neste link também uma boa explicacão sobre o assunto:
http://www.avioesemusicas.com/aviacao/por-que-os-helicopteros-nao-voam-mais-rapido-2/
[quote:664ca2828a="joaomaggioni"]Corretíssimo!
Estudei isso há algumas semanas mas não conseguiria explicar com tanta riqueza de detalhes. haha
Você voa onde Borba? Estou cursando PPH e é sempre bom manter contato com o pessoal da árera.
Abraço[/quote:664ca2828a]
Eu voo um Esquilo e um EC-135 no Helicentro. Claro, quem tem QI e amigos na aviacão sempre pode contar com alguém quando precisar.
Abraco!
[quote:664ca2828a="alexcmag"]Hamilton, não sou o mais entendido de heli mas gostaria de acrescentar uma coisa:
Os projetistas do Sikorsky X2 arranjaram um jeito de não ter este problema de empuxo assimétrico am altas velocides: pás contra-rotativas. Assim, sempre haverá uma pá dando empuxo em ambos os lados. E este realmente tem hélice, então pode ser chamado de helicóptero :):
[img:664ca2828a]http://www.wired.com/images_blogs/autopia/2010/08/sikorskyx2-660x292.jpg[/img:664ca2828a][/quote:664ca2828a]
Hehehe ai é covardia!Mas ta tudo certo. Pá é o nome dado a uma asa individual de uma hélice. Portanto, a hélice é composta de varias pás, 2, 3, 4, 5 ou quantas forem necessárias. O que se ouve muito falar é que o helicóptero tem PÁS, pois sempre veremos uma hélice com várias pás, ou seja, sempre mais de 1.
No avião, temos hélices únicas de passo fixo, ou seja, são uma peca única de fora a fora. Por isto entende-se muitas vezes que avião tem hélice e helicóptero tem pá.
Mas o que vale é este conceito de que hélice é o conjunto de pás ou apenas 1 única estrutura chamada hélice.
Turnigy 9x - T-rex 500
- benites
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 5335
- Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
- Localização: São Paulo - SP
Opá qualquer coisa abaixa o valor do ganho do gyro como voce observou eu fazendo na pista ok.
Outra coisa estava pesquisando da web o servo de cauda que está no seu heli não funciona bem com o gyro 401 Futaba que instalamos no seu heli,conversa com com o Carllos para ver se ele tem servo 9257 da futaba ai vai ficar o bicho é o mesmo conjunto que está no meuT- 500,qualquer duvida é só me ligar.
Outra coisa estava pesquisando da web o servo de cauda que está no seu heli não funciona bem com o gyro 401 Futaba que instalamos no seu heli,conversa com com o Carllos para ver se ele tem servo 9257 da futaba ai vai ficar o bicho é o mesmo conjunto que está no meuT- 500,qualquer duvida é só me ligar.
[quote:8f8e21d98e="Benites"]Opá qualquer coisa abaixa o valor do ganho do gyro como voce observou eu fazendo na pista ok.
Outra coisa estava pesquisando da web o servo de cauda que está no seu heli não funciona bem com o gyro 401 Futaba que instalamos no seu heli,conversa com com o Carllos para ver se ele tem servo 9257 da futaba ai vai ficar o bicho é o mesmo conjunto que está no meuT- 500,qualquer duvida é só me ligar.[/quote:8f8e21d98e]
Uia, vo liga pra ele kkkk
Outra coisa estava pesquisando da web o servo de cauda que está no seu heli não funciona bem com o gyro 401 Futaba que instalamos no seu heli,conversa com com o Carllos para ver se ele tem servo 9257 da futaba ai vai ficar o bicho é o mesmo conjunto que está no meuT- 500,qualquer duvida é só me ligar.[/quote:8f8e21d98e]
Uia, vo liga pra ele kkkk
Turnigy 9x - T-rex 500
- hamiltoncallado
- membro
- Mensagens: 416
- Registrado em: Qui Set 30, 2010 6:16 pm
- Localização: Salvador-BA e Rio de Janeiro-RJ
[quote:87e23132fa="Lambreta"][quote:87e23132fa="CHRISTIAN"]Agora fiquei na dúvida,
O certo é que o helicoptero tem hélice ou pás?
Ou os dois estão corretos?[/quote:87e23132fa]
Ambos corretos.[/quote:87e23132fa]
ihh pesquisei aqui na net o conceito de helice, a saber:
Hélice é um termo andrógino (ver secção de Curiosidade Linguística) que designa um conjunto de pás com um mesmo centro, que ao ser girado segundo o seu eixo causa propulsão e cada pá descreve no espaço uma trajectória que é, de facto, uma hélice geométrica. Este instrumento de propulsão ou tração está geralmente acoplado a algum tipo de motor que empurra o que está em redor (geralmente ar ou a água) convertendo energia rotacional em translaccional e deslocando o objeto a que se encontra acoplado (exemplos: aviões, helicópteros) ou o fluido à sua volta (exemplo: ventoinha). As pás de hélice agem como asas e produzem força obedecendo ao princípio de Bernoulli e à 3ª lei de Newton, criando uma diferença de pressões entre ambas as superfícies das pás.
Portanto, um helicóptero possui helice composta de várias pás. Como estamos trantando de conceito, a afirmação do Lambreta está correta. Helicóptero possui sim helice, assim como pás, ao contrário do que coloquei no primeiro post.
Só não vai dar para colocar meu pacoptero para voar sem suas helices e nem seu helicóptero sem suas pás... ehehe
O certo é que o helicoptero tem hélice ou pás?
Ou os dois estão corretos?[/quote:87e23132fa]
Ambos corretos.[/quote:87e23132fa]
ihh pesquisei aqui na net o conceito de helice, a saber:
Hélice é um termo andrógino (ver secção de Curiosidade Linguística) que designa um conjunto de pás com um mesmo centro, que ao ser girado segundo o seu eixo causa propulsão e cada pá descreve no espaço uma trajectória que é, de facto, uma hélice geométrica. Este instrumento de propulsão ou tração está geralmente acoplado a algum tipo de motor que empurra o que está em redor (geralmente ar ou a água) convertendo energia rotacional em translaccional e deslocando o objeto a que se encontra acoplado (exemplos: aviões, helicópteros) ou o fluido à sua volta (exemplo: ventoinha). As pás de hélice agem como asas e produzem força obedecendo ao princípio de Bernoulli e à 3ª lei de Newton, criando uma diferença de pressões entre ambas as superfícies das pás.
Portanto, um helicóptero possui helice composta de várias pás. Como estamos trantando de conceito, a afirmação do Lambreta está correta. Helicóptero possui sim helice, assim como pás, ao contrário do que coloquei no primeiro post.
Só não vai dar para colocar meu pacoptero para voar sem suas helices e nem seu helicóptero sem suas pás... ehehe
T-REX 700 GASSER ; T-REX 700 NITRO;
T-REX 550 3G; T-REX 450TT; FUTABA 12FG e 18MZ
T-REX 550 3G; T-REX 450TT; FUTABA 12FG e 18MZ
- hamiltoncallado
- membro
- Mensagens: 416
- Registrado em: Qui Set 30, 2010 6:16 pm
- Localização: Salvador-BA e Rio de Janeiro-RJ
Esquecendo esse papo de pá da li e pá de cá, obrigado pelas informações. Ficou muito didático e entendi como funciona o STALL.
Mas na prática significa que temos que corrigir o passo no dedo após o heli ganhar velocidade correto? Coisa que não é necessária num hover. Acho que fazemos isso sem nem perceber? Ou a velocidade que atingimos num modelo não chega a influenciar no voo?
Mas na prática significa que temos que corrigir o passo no dedo após o heli ganhar velocidade correto? Coisa que não é necessária num hover. Acho que fazemos isso sem nem perceber? Ou a velocidade que atingimos num modelo não chega a influenciar no voo?