Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
jaimengo
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 12:19 am
Localização: Brasilia DF

Mensagem por jaimengo »

muito legal
Avatar do usuário
air_softbr
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Seg Set 06, 2010 5:11 pm
Localização: Salvador Ba

Mensagem por air_softbr »

Galera, to com problemas em achar depron nessa espessura... Alguem sabe alguma loja que venda? Mesmo q seja em outra cidade... Obrigado.
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

Estou querendo construir um shock pequeno e leve...para voar indoor

pensei no seguinte equipamento:
2 servos 5g 1 servo 9gr
rx GWS R4P
ESC 12 A
bateria 2s 540mAh
isso já tenho em mão
estou pensando em comprar 1 motor e mais uma bateria.
motor> EMAX GT2203 https://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=8_24_87&products_id=2977

e uma bateria de 2s 240mAh https://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=6_116&products_id=2832

o que acham? pois quero algo bom e que eu possa usar com o equipamento que já possuo em mãos...estou disposto a comprar o motor e uma bateria 2s
uhm...
usphisics
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Nov 08, 2010 3:59 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por usphisics »

Que Servor vcs estão usando para esse Shock ??? Qual o Torque ???

Até +
Avatar do usuário
Matheus Gratz
membro
Mensagens: 141
Registrado em: Qui Dez 23, 2010 2:27 pm
Localização: Sorocaba - SP

Mensagem por Matheus Gratz »

Bom,

Esses dias eu estava vendo um video feito pelo pessoal da RCPowers e eles estavam explicando o princípio do torque roll, para ser feito de maneira mais fácil.

Como eu achei interessante e aplicável, gostaria de compartilhar com vocês.
O mais interessante é que na prática é totalmente verdade.

O principio é o seguinte: quanto maior o comprimento to avião, mais fácil de se fazer um torque roll. Porque?
Imagine você tentando equilibrar um cabo de vassoura na palma da mão, que nem o chaves fazia, lembram-se? Não é fácil?
Agora, tente o seguinte: encurte o cabo de vassoura. Diminua ele pela metade e tente fazer a mesma coisa. Muiiito mais dificil. Talvez proporcionalmente o dobro de dificuldade.

Agora, aplique esse "teorema" para o avião. Simples!
Vejam o video. Ele explica muita coisa mas, com 2:40 de video ele fala deste teorema.

[yt]NmU_B_EdcVg[/yt]

O que acham? Verdade? Mentira? Alguém quer testar pra ver?
Abs
<Matheus>


ps: Deem uma olhada nesse video:
[yt]6w21-MRWauo[/yt]
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

É verdade, "em parte", que quanto maior seu comprimento longitudinal melhor será seu equilibrio nas manobras estoladas ou 45°, ou high-alfa.
Um aeromodelo acrobático tem que ser funcional e para isso não tem como deixá-lo direcionado apenas para um tipo de manobra, sendo assim seu equilibrio ficaria comprometido para outras manobras e especialmente para regular o CG. A ventilação necessária nos comandos moveis de cauda também ficaria comprometida, que esta sim, é uma das necessidades muito importante para corrigir as reações do aeromodelo que sempre tentam tirá-lo da posição vertical, aí sim entra esta sua dedução do cabo de vassouras, pense que as correções são feitas na parte debaixo (Cauda) e a ponta (naríz) lá em cima tentando sair desta posição. Alguns aeromodelos tem suas asas fixadas na mesma linha do Motor e Cauda, dificultando a ventilação dos comandos por não serem dimencionados para manobras 3D, o mais correto super dimensionar os comandos ou até mesmo ter sua asa deslocada desta linha, um pouco para cima ou um pouco para baixo, pode ser também motor ou comandos de cauda. Tendo um aeromodelo "preparado para este tipo de vôo" vem o maior segredo de todos, dominar o Torque-Roll é treino, treino, treino e mais treino...
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
air_softbr
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Seg Set 06, 2010 5:11 pm
Localização: Salvador Ba

Duvida

Mensagem por air_softbr »

Amigos, minha duvida e simples.
Na minha cidade so tem deprom com com uma groça folha de papel (cartolina) colada sob e sobre a mesma.
Gostaria de saber se tem algum problema utilizar este tipo de folha...
air_softbr
Avatar do usuário
Vanderlei (NINHO)
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Qui Jan 25, 2007 2:55 pm
Localização: Guarulhos - SP

Shock Flyer

Mensagem por Vanderlei (NINHO) »

Rodrigo, que bom ter esse tópico sobre sock´s, eu mesmo gosto muito desse tipo de avião pricipalmente por conta de que ele é perfeito para acrobacias, más pretendo tentar construir um dentro em breve, e esse post vai me ajudar muito.

Valeu !
Stuart
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Sex Abr 29, 2011 6:08 pm
Localização: timbo/SC

Mensagem por Stuart »

Olá.

estou montando um yak 54 / 4mm, nao sabia que precisava ser o minimo possivel leve, tava quase comprando um motor e 62 gramas.

uma duvida, quantos gramas voce recomenda apara comprar uma bateria? 62g seria pesado demais?

vo usar oque voce disse, o motor HEXTRONIK 1300kv, bateria 2s, etc.

até agora, tenho 3 servos de 9g, que ja foram comprados, e ainda nao vieram, como linkagem, 1m tubo fibra de vidro 2mm / 4 Horn 3D / 4 Trava / 4 Arame 0.80 em Z / 4 Arame 0.80 em L / 8 Tubo Termoretratil, isso seria o usado na linkagem..

será que vai ter muito peso final? é meu 1° aeromodelo...

para colagem, posso usar cola de isopor pc 40 grs da marca zas traz, ou nao serve para depron?
Avatar do usuário
keyboardvip®
membro
Mensagens: 426
Registrado em: Qui Out 30, 2008 11:54 pm
Localização: São Gonçalo / RJ

Mensagem por keyboardvip® »

Estou montando um shock de 91cm ("36") de asa.
Vcs conhecem o motor Turnigy SK28-30 750kv? ele pesa 59g.

Fica legal o peso e a força para torque rool?
Responder