Ferramenta para medir empuxo por Us$ 9.99 + frete

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

Mac,

mas antes você teria que fazer o balanceamento do sistema para chegar a números mais precisos, pois se levarmos apenas o desenho em consideração, o peso do motor iria subtrair do valor do empuxo, pois o peso irá tender à direita (somente a força peso, considerando o motor desligado!)

e se a resultante da força peso for a esquerda, então você terá o acréscimo no empuxo!

Acho que da forma anunciada pela r2 seja menos "trabalhosa" afinal, utilizando alavancas, você precisaria balancear a cada motorXhelice que for usar!!!
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:8b6895a996="floydbh"]Mac,

mas antes você teria que fazer o balanceamento do sistema para chegar a números mais precisos, pois se levarmos apenas o desenho em consideração, o peso do motor iria subtrair do valor do empuxo, pois o peso irá tender à direita (somente a força peso, considerando o motor desligado!)

e se a resultante da força peso for a esquerda, então você terá o acréscimo no empuxo!

Acho que da forma anunciada pela r2 seja menos "trabalhosa" afinal, utilizando alavancas, você precisaria balancear a cada motorXhelice que for usar!!![/quote:8b6895a996]
Basta zerar a tara na balança a cada medida.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Francoo
membro
Mensagens: 867
Registrado em: Ter Jun 09, 2009 4:09 pm

Mensagem por Francoo »

Acredito que esse design não vai funcionar corretamente assim como está, pois, quando o motor puxar para um lado, o peso dele vai atuar também sobre a balança. Imagine um palito com um eixo atravessando a parte de baixo e um peso acima. Se ele ficar equilibrado perfeitamente, sem nenhuma força atuando nele lateralmente, ele fica no mesmo lugar. Mas com o menor movimento ele vai cair, pois o CG fica acima do eixo.
Acho que para estabilizar teria que se adicionar o peso equivalente na parte de baixo, ajustando a cada motor/hélice. (o que eu acredito que o floydbh quis dizer)
"Use the Source, Luke!"
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:f8e36c0f70="Francoo"]Acredito que esse design não vai funcionar corretamente assim como está, pois, quando o motor puxar para um lado, o peso dele vai atuar também sobre a balança. Imagine um palito com um eixo atravessando a parte de baixo e um peso acima. Se ele ficar equilibrado perfeitamente, sem nenhuma força atuando nele lateralmente, ele fica no mesmo lugar. Mas com o menor movimento ele vai cair, pois o CG fica acima do eixo.
Acho que para estabilizar teria que se adicionar o peso equivalente na parte de baixo, ajustando a cada motor/hélice. (o que eu acredito que o floydbh quis dizer)[/quote:f8e36c0f70]
Francoo,

A intenção não é construir um dispositivo de alta precisão. Na forma como está, o peso exercido pelo motor na balança será bem pequeno e será compensado pelo ajuste da "tara" da balança (Já comeu em Self-Service? Seria o equivalente ao peso do prato).

Aí você vai me dizer que o peso depende também do ângulo de inclinação da alavanca, então vou responder que o movimento será mínimo, ou quase nulo, sendo assim a situação "zerada" tende a se manter mesmo sob a ação do empuxo do motor.

Mesmo que haja alguma diferença por conta disso, qual seria? Alguns poucos gramas? O que isso representa perante um empuxo de 2 a 6 kilos?

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Francoo
membro
Mensagens: 867
Registrado em: Ter Jun 09, 2009 4:09 pm

Mensagem por Francoo »

[quote:bb323861a9="Mac2"][quote:bb323861a9="Francoo"]Acredito que esse design não vai funcionar corretamente assim como está, pois, quando o motor puxar para um lado, o peso dele vai atuar também sobre a balança. Imagine um palito com um eixo atravessando a parte de baixo e um peso acima. Se ele ficar equilibrado perfeitamente, sem nenhuma força atuando nele lateralmente, ele fica no mesmo lugar. Mas com o menor movimento ele vai cair, pois o CG fica acima do eixo.
Acho que para estabilizar teria que se adicionar o peso equivalente na parte de baixo, ajustando a cada motor/hélice. (o que eu acredito que o floydbh quis dizer)[/quote:bb323861a9]
Francoo,

A intenção não é construir um dispositivo de alta precisão. Na forma como está, o peso exercido pelo motor na balança será bem pequeno e será compensado pelo ajuste da "tara" da balança (Já comeu em Self-Service? Seria o equivalente ao peso do prato).

Aí você vai me dizer que o peso depende também do ângulo de inclinação da alavanca, então vou responder que o movimento será mínimo, ou quase nulo, sendo assim a situação "zerada" tende a se manter mesmo sob a ação do empuxo do motor.

Mesmo que haja alguma diferença por conta disso, qual seria? Alguns poucos gramas? O que isso representa perante um empuxo de 2 a 6 kilos?

Abs

Marco Aurelio[/quote:bb323861a9]

Então tá OK, é que eu sou apaixonado por números de alta precisão :D
E se você algum dia necessitar é possível fazer uma tabelinha no Excel (com uma funçãozinha do 2° grau acho) para solucionar esse problema.
"Use the Source, Luke!"
sabongi
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Seg Set 22, 2008 5:00 pm
Localização: Vale do Paraiba/SP

Mensagem por sabongi »

acho que o Mac falou tudo.... 80% do problema resolvido com 20% do esforço!
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:1dab1ee910="sabongi"]acho que o Mac falou tudo.... 80% do problema resolvido com 20% do esforço![/quote:1dab1ee910]
Elementar meu caro amigo Watson: [b:1dab1ee910]Princípio de Paretto[/b:1dab1ee910]

Abs

Marco Aurélio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:f729d0eb3d="Marco Antonio"][quote:f729d0eb3d="LaercioLMB"]Se tiver um tacômetro, é tão fácil de calcular o empuxo até mesmo com o motor estando no aeromodelo.
Essa ferramenta não me pareceu nada confiável, pois o motor atuará como uma alavanca nos trilhos, causando muto mais atrito e exigindo muito mais do motor.[/quote:f729d0eb3d]

Laercio concordo com você em parte quanto ao atrito pois o carbono por ser carbono oferece uma "lubrificação" natural... eu pegaria e em meia hora instalaria micro rolamentos...
Quanto ao tacômetro... nada substitui a medida direta!

Se me der um tacômetro pra medir o empuxo e um dinamômetro(isso nada mais é que um motor acoplado a um dinamômetro) eu deixo de lado o tacômetro e uso o outro.

A medida é instantânea e direta![/quote:f729d0eb3d]

Foi a primeira coisa que pensei, em rolamentos para evitar o atrito.
Lógico que se tivermos um dinamômetro para essa finalidade, toda vida é mais confiável do que um tacômetro, mas na falta deste, o tacômetro ainda é mais confiável do que essa ferramenta a venda.
A idéia do Mac2 é boa, mas tem que se cuidar o efeito alavanca, a distância do centro do eixo do motor ao centro do braço da ferramenta, tem que ser exatamente a mesma do centro do brado da ferramenta até o local onde é presa a balança e aí ainda tem outro poblema, a precisão dessa balança.
É certo que a maioria dos tacômetros da HK também não são precisos dentro de casa com luz fluorescente, a precisão deles se dá a luz do dia na rua mesmo, se não, até a frequência do tubo de imagem de um monitor CRT ele irá medir como sendo rotação hehehehehehehehe.
Outra coisa que achei insegura nessa ferramenta, é o modo de fixar ela em uma mesa, totalmente inseguro, ainda mais se a hélice usada no teste, estiver desbalanceada, será um Deus nos acuda quando essa ferramenta se soltar da mesa hehehehehehehehehehehehe.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Haupenthal
membro
Mensagens: 744
Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
Localização: Campo Grande/MS - 34

Mensagem por Haupenthal »

eu acho que o atrito nesse caso em pouco vai influir, pois o conjunto vai estar "vibrando" devido a rotação do motor, fazendo com que a parte móvel "ande" sem praticamente atrito nenhum por façoes de segundo.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:4a7daa8af9="Haupenthal"]eu acho que o atrito nesse caso em pouco vai influir, pois o conjunto vai estar "vibrando" devido a rotação do motor, fazendo com que a parte móvel "ande" sem praticamente atrito nenhum por façoes de segundo.[/quote:4a7daa8af9]

É por isso que eu não confio, sempre que eu "acho" algo, significa que não tenho certeza e se não tenho certeza, não é confiável.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder